Histórico

As atividade do Campus na cidade de Rolante tiveram início com os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) através dos recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 2014. Em fevereiro de 2016 teve início a primeira turma de ensino regular do Campus Rolante, com o ingresso de 35 alunos no curso Técnico subsequente em Administração. Em agosto de 2016, foi realizada a aula inaugural dos cursos técnicos subsequentes em Agropecuária e em Qualidade. Devido a construção de sua sede própria as aulas foram ministradas, durante o ano de 2016 e o primeiro semestre de 2017, nas dependências da escola Oldemburgo e no Cristo Rei. Por essa razão, não possuía a sua própria estrutura da biblioteca, mas os serviços de catalogação, processamento técnico e circulação já estavam funcionando, desde de setembro de 2016.

Atualmente a biblioteca está localizada no primeiro bloco construído do Campus , que fica em uma área de 57 (cinquenta e sete) hectares, localizado na RS 239, distante 4 km do centro da cidade de Rolante, em uma área de aproximadamente 64m².

Sistema de  Bibliotecas

O Sistema de Bibliotecas do IFRS – SiBIFRS foi concebido em 2013 visando unificar as rotinas técnicas e administrativas das Bibliotecas do IFRS. Na ocasião de sua criação, o grupo de Bibliotecários juntamente com a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) nomeou um (1) Bibliotecário para ser o Responsável pelo SiBIFRS.