Início do conteúdo

Pesquisadores do Campus Rio Grande recebem apoio de empresa no município


Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores do IFRS Campus Rio Grande, pertencente ao Grupo de Pesquisa em Tecnologias Eletroeletrônicas e Computacionais – GPTEC, está em  fase final de prototipagem de um sistema de desinfecção de máscaras de proteção respiratória do tipo N95 ou similares. O projeto faz parte das ações de extensão do IFRS, selecionado no Edital IFRS no 23/2020 – APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO VOLTADOS AO ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS (COVID-19), que visam sobretudo reduzir os impactos negativos decorrentes da pandemia.

Protótipo

O sistema proposto tem por finalidade prolongar a vida útil das máscaras de proteção respiratória e trazer maior segurança aos profissionais de saúde, por meio da redução e inativação de patógenos que tragam risco à saúde. O princípio de funcionamento é permeado pelo uso de lâmpadas de radiação ultravioleta do tipo C (UVC), com comprimento de onda de 254 nm, sendo este método também conhecido como UVGI – Ultraviolet Germicidal Irradiation.

 

 

O projeto conta com o apoio da médica do IFRS Campus Rio Grande Rosilene D’Amoreira, do Dr. Abel Souto Cruz que doou um invólucro para os testes iniciais, bem como da empresa S.C.A. móveis contemporâneos, de Rio Grande, que na tarde do dia 23/06/2020 realizou a entrega de (04) invólucros para o GPTEC / IFRS Rio Grande.

 

Após prototipagem e conclusão das etapas de validação, o sistema será replicado para as 04 unidades doadas e repassado às instituições públicas de saúde da região que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus. Todos os projetos (i.e., mecânicos, eletroeletrônicos e códigos) serão ainda integralmente disponibilizados sob licença Open-Source para livre utilização.

Fim do conteúdo