Projeto de instalação de passarelas e elevadores no Campus Rio Grande

O Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul recepcionou a comunidade acadêmica de forma diferenciada neste ano de 2019: a execução do projeto de passarelas, calçadas e dois elevadores, idealizado no ano de 2010 e que finalmente está se tornando realidade.  As obras tiveram início em fevereiro e têm previsão de término em seis meses.

A efetivação da ação foi viabilizada através de Termo de Execução Descentralizada (TED), aprovado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC). A liberação do orçamento foi divulgada para todos os servidores e Centro Estudantil Unificado (C.E.U.) do Campus, no final do mês de agosto de 2018, no informativo periódico da Gestão, encaminhado via e-mail institucional.

Com a execução das passarelas, a paisagem do Campus foi alterada, trazendo alguns transtornos inevitáveis. Duas árvores foram extraídas (com a devida regulamentação), a compensação ambiental será efetivada com o plantio de árvores frutíferas e de sombreamento.

A comunidade acadêmica e externa poderá acessar nossas dependências com proteção da chuva e segurança, devido ao piso tátil. O projeto em questão visa à acessibilidade através da ampliação de passarelas e calçadas entre os principais prédios da Instituição. A execução da obra vai além da inclusão, promovendo a inserção do indivíduo, respeitando uma necessidade básica, a de locomoção dentro do espaço de ensino.

Atualmente temos um elevador em funcionamento no Pavilhão 12. Ainda neste semestre, deverão ser instalados mais dois elevadores, um no Pavilhão 07 e outro no Pavilhão Central, promovendo assim, mobilidade de qualidade a Comunidade Acadêmica do IFRS.