Reuniões com governo municipal retomam implantação de parque tecnológico em Osório

Reunião com prefeito tratou da retomada do projeto

Reunião com prefeito tratou da retomada do projeto - Foto Letícia Saltiél

Um encontro realizado no dia 7 de abril de 2021, no gabinete do prefeito de Osório, Roger Caputi, retomou o andamento de um projeto no qual o Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) está envolvido desde 2017: a implantação de um parque tecnológico no município. Além do Campus Osório, representado pelo professor Márcio Portal, participaram da reunião membros da sociedade civil organizada e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – alguns por meio de videoconferência.

Essa foi a primeira reunião com a nova administração do município para apresentar o projeto que estava paralisado por conta da pandemia da Covid-19. O prefeito ratificou a adesão da prefeitura ao projeto e sinalizou a intenção solicitando a formalização de um acordo de parceria para uso de um dos pavilhões do distrito industrial. “Precisamos valorizar e dar oportunidade aos jovens, aos empreendedores e a quem tem uma visão de futuro. A criação de aplicativos, de novas tecnologias vão ajudar muito no dia a dia da nossa população e para isso Osório, definitivamente, está entrando nesse cenário”, explicou Roger Caputi.

Além disso, o prefeito encaminhou o grupo para uma reunião com o secretário de Desenvolvimento e Turismo Lucas Azevedo, que passou a integrar a equipe de implantação do empreendimento. O encontro, realizado em 15 de abril, contou também com a participação da Associação Comercial e Industrial de Osório (ACIO), que faz parte da concepção do projeto. Na oportunidade, segundo o professor Márcio Portal, foram tratadas questões importantes acerca da formalização da parceria com o governo municipal: “Demos andamento aos trâmites internos sobre o acordo com as instituições envolvidas e a cedência do prédio de 600m2 para abrigar a primeira fase do projeto”, conta.

Encontro com o secretário de Desenvolvimento e Turismo Lucas Azevedo

Sobre o projeto

Começou a ser discutido por iniciativa da mestre em Gestão de Negócios Letícia Saltiél, que em 2017 realizou sua dissertação de mestrado com um estudo sobre a implantação de um parque tecnológico em Osório. Após, a então mestranda buscou instituições parceiras, entre as quais o IFRS – Campus Osório, para dar andamento ao projeto.

O professor Márcio Portal, que também compõe o Comitê Técnico do Programa INOVA-RS – Região Metropolitana e Litoral Norte, explica que os parques tecnológicos visam desenvolver o ecossistema regional de inovação, trabalhando com o conceito de quádrupla hélice, ou seja, atores do governo, instituições de ciência e tecnologia, setor produtivo e sociedade civil organizada. Nesse sentido, a participação das instituições de ensino é fundamental para a transferência de conhecimento  – o que permite o surgimento de novas tecnologias, refletindo em melhorias para a sociedade.