Início do conteúdo

Programação do Novembro Negro inicia com o Sarau Pretagô


Atividades do Novembro Negro acontecem de 7 a 24 de novembro, em dias alternados
No Campus Osório, o mês voltado a reforçar a luta antirracista, com ápice no 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será de muitos eventos. Destinados à participação de toda comunidade escolar e também do público externo, as atividades irão ocorrer de 07 a 24 de novembro de 2022, em dias alternados. A programação é organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), com a parceria do Núcleo de Arte e Cultura (NAC). Confira abaixo e participe!
 

07/11 (segunda-feira) – 14h às 16h – auditório – Teatro: Sarau Pretagô.

O Grupo Pretagô, de Porto Alegre, representa o que há de mais inovador no teatro gaúcho na atualidade e trará ao Campus Osório seu espetáculo Sarau Pretagô, um musical que reúne cenas diversas das peças do grupo, com música tocada ao vivo, algumas delas composições autorais.

Programação do Novembro Negro abre com Sarau PretagôSinopse do espetáculo: O grupo Pretagô pesquisa a identidade, inserção, representação e representatividade das subjetividades negras nas artes da cena. Desde 2014, o quilombo de artistas que surgiu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul acumula cinco espetáculos, músicas autorais, além de prêmios e participações em festivais.  O SARAU PRETAGÔ celebra a trajetória do grupo corporificando sua memória ao reunir na mesma dramaturgia cenas de alguns destes espetáculos.

O professor de Artes Estevão da Fontoura Haeser destaca: “o esforço para trazer um grupo de teatro profissional, conhecido e reconhecido no circuito regional e premiado, formado por atores, atrizes, dramaturgo e diretor negros, representa uma vitória da Arte e da Cultura dentro do IFRS, que em 2020 teve sua Política de Arte e Cultura aprovada pelo Conselho Superior, determinando um valor mínimo de investimento em arte e cultura pelos campi. Portanto, a peça de teatro acontecendo no nosso campus é fruto da luta coletiva de professoras e professores de arte (Música, Teatro, Dança e Artes Visuais) deste Instituto Federal pela valorização da área e pela concretização do direito social garantido pela Constituição Federal de 1988 de acesso à cultura”.

08/11 (terça-feira) – 19h às 21h – Abertura do evento/Palestra: Massacre de Porongos: sirvam nossas façanhas?, com o profº Jorge Euzébio Assumpção.

10/11 – quinta-feira – 10h10 às 10h25 e 16h às 16h15 (intervalos manhã e tarde)Sarau Autoral Afrobeat e AfroGeoLiteratura.

16/11 (quarta-feira) – 14h às 16h – Mesa-redonda – RS Quilombola: negritude & diversidade, com a profª Gisele Laitano e o profº Paulo Sérgio da Silva.

21/11 (segunda-feira) – 14h às 16h – Documentário sobre o Maçambique de Osório – Conversa com profº Vinícius Oliveira (IFSUL/Pelotas), profº Iosvaldyr Bitencourt  (Presidente da Associação Cultural Maçambique de Osório) e Francisca Dias (Rainha Ginga do Maçambique de Osório).

24/11 (quinta-feira) – 10h às 12h – Palestra: Religiosidades de matriz africana no Litoral Norte, com a doutoranda da UFRGS/Faced Dandara Rodrigues Dorneles.

Fim do conteúdo