Campus Osório 10 anos: Comemoração será com evento virtual

O Campus Osório completa uma década de atividades no próximo domingo, 2 de agosto de 2020. São 3.653 dias de muitas aulas, estudos, projetos, ensino, pesquisa, extensão, eventos, premiações, transformações, cultura, apoio, parcerias, amizades, ciclos, conquistas… E como motivos para comemorar não faltam, uma live será realizada na noite de segunda-feira, dia 3, a partir das 20h, pelo Núcleo de Memória do Campus Osório.

A transmissão será pelo canal do Campus Osório no YouTube (IfrsOsoComunicacao). Na programação estão relatos, intervenções artísticas e culturais, exibição de vídeo comemorativo e uma homenagem especial. O evento contará com a participação de convidados representando todos os que construíram essa história: alunos, professores, técnicos-administrativos, trabalhadores terceirizados, estudantes egressos, ex-servidores e comunidade externa. Participe!

Comemorações dos 10 anos

O Núcleo de Memória do Campus Osório (Numem), grupo dedicado ao trabalho de preservação da memória institucional do campus, institucionalizado pela Portaria 112/2020, está conduzindo a celebração dos 10 anos da unidade. Diversas atividades estão sendo realizadas, envolvendo os públicos de relacionamento do campus de forma ativa, uma vez que não é só de datas marcantes e leis que é feita uma instituição.

Em maio, o grupo lançou a contagem regressiva de 3 meses para o grande dia de comemoração e, de lá pra cá, convidou a comunidade interna e externa para participar de várias ações pelas redes sociais do campus. Já foram feitas lives para rememorar histórias e vivências do passado, playlist comemorativa, campanha para destacar lembranças por vídeo e fotos e um formulário para envio de fotografias para o acervo do Numem.

Aniversário do Campus Osório

Em 22 de setembro de 2010 foi concedida a autorização de funcionamento do Campus Osório do IFRS, por meio da publicação da Portaria Nº 1.170 no Diário Oficial da União. Porém, os trâmites para instalação de uma unidade de ensino no Litoral Norte ocorreram bem antes: como parte da segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal, foi encaminhada a proposta de implantação para o Governo Federal em 27 de abril de 2007.

As atividades letivas do Campus Osório iniciaram em 2 de agosto de 2010, em sede provisória cedida pela prefeitura do município, onde funcionava a Escola Municipal Osvaldo Amaral. O início das aulas foi adotado como o marco de funcionamento do campus e, por isso, considerada a data de aniversário da unidade.