Início do conteúdo

IFRS tem a primeira dupla diplomação em graduação e mestrado internacional


Conquistar a formação superior é uma vitória para o estudante. Imagina, agora, aliar a graduação com a pós-graduação internacional? Neste mês, Cleber Pizzatto Dallegrave, formado pelo curso Engenharia Mecânica do IFRS –  Campus Erechim, defendeu a dissertação de mestrado em Engenharia Industrial no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal, no dia 24 de julho. Esta é a primeira dupla diplomação na história do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Ao concluir o mestrado, possível por meio da parceria entre IFRS e IPB, o estudante obtém o grau de bacharel no Brasil e o título de mestre em Portugal, válido em toda União Europeia. Atualmente, no IFRS, esta modalidade de dupla diplomação – graduação no IFRS e pós-graduação internacional – ocorre pela parceria com o IPB.

A experiência internacional 

Entre 2018 e 19, Cleber participou do Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional do IFRS em Bragança, pela graduação. Lá, o discente conheceu mais sobre os acordos entre as instituições portuguesas e brasileiras para programas de dupla diplomação. 

Então, em fevereiro de 2019, após os trâmites, ele iniciou os estudos no mestrado de Engenharia Industrial. Para a dissertação, Cleber desenvolveu um coletor solar flexível e de baixo custo. “Além de projetar, eu fabriquei componentes do sistema nos laboratórios do IPB, para a realização de testes reais”, explica o acadêmico, que já teve artigos apresentados em eventos internacionais. 

Em relação à experiência de mobilidade estudantil e mestrado, ele é categórico: “o mundo não é tão complicado e nem tão restrito. Lá pude ter oportunidades que não temos no Brasil. Espero que, com essa conquista, mais portas sejam abertas para novos desafios”.

A dupla diplomação no IFRS

A dupla diplomação é um acordo realizado entre o IFRS e uma instituição estrangeira. Por um determinado período (normalmente 2 anos, mas pode variar com o acordo de cooperação firmado), o estudante cursa disciplinas (de graduação ou de pós-graduação) na instituição estrangeira. Assim, o estudante recebe diploma de graduação do IFRS, ao concluir o curso, e de graduação ou mestrado da instituição estrangeira.

Atualmente, o IFRS tem duas estudantes do curso de Gestão Ambiental do Campus Viamão que estão no Instituto Politécnico de Bragança. Elas cursam as disciplinas necessárias para obter a dupla diplomação. Já do curso de Viticultura e Enologia do Campus Bento Gonçalves, há uma estudante que está em mobilidade estudantil para dupla diplomação na Universidade de Udine (Itália).

Fim do conteúdo