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Software desenvolvido no Campus Ibirubá recebe registro no INPI


O ACALM (Assistente de Comunicação ALternativa Móvel) é um vocalizador intuitivo e interativo, desenvolvido para Android e executado em dispositivos móveis (celulares ou tablet), cujo objetivo é assessorar pessoas com dificuldade na comunicação (temporárias ou permanente) possibilitando, assim, que as interações dessas pessoas com o meio onde vivem sejam facilitadas através de vocalizações.

O aplicativo é resultado de cinco projetos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos desde o ano de 2011 – 2017, sob coordenação da professora Lisiane Cézar de Oliveira e no ano de 2018-2019 tendo o professor Roger Hoff Lavarda, atual Coordenador do curso Técnico em Informática, como coordenador da última versão do aplicativo.

Ao longo de oito anos, as três versões do aplicativo, foram desenvolvidos em parceria com o NAPNE Ibirubá, em especial com a assistência pedagógica da professora  Maria Inês Simon, e em alguns projetos em parceria com a APAE de Ibirubá. Estiveram envolvidos seis bolsistas do curso técnico em Informática na modalidade Concomitante e Integrado.

No ano de 2011, a professora Lisiane Cézar de Oliveira motivada pelo aluno Fabrício Brenner, então aluno da modalidade Concomitante, que desenvolvia pesquisa no projeto Projeto PRA Incluir – Produção de Recursos de Aprendizagem Adaptados), que tinha por objetivo desenvolver materiais adaptados, propõem o desenvolvimento de uma tecnologia assistiva (TA) em função de uma motivação pessoal. Aceito o desafio, surge a primeira versão, que inclusive faz parte de seu estágio de conclusão de curso, integrando Ensino, Pesquisa e Extensão, uma vez que contemplava uma parceria com a APAE.

As demais versões foram respectivamente desenvolvidas pelos alunos do curso integrado em Informática da câmpus Ibirubá: Lucas Ferreira da Silva (2013), Thales Prediger (2014), Tauan Sipp (2016), Luiz Henrique Keller e Erick Pereira da Rosa Teckio (2018-2019), sempre buscando melhorias na perspectiva de atender as necessidades do público alvo, ou seja, pessoas com ausência de fala motivada por diferentes fatores.

A tecnologia assistiva ACALM  foi documentada em algumas publicações, como em um evento de Inclusão Digital e faz parte de dois capítulos de livros organizados pela NAPNE – IFRS, disponíveis nos links: Ações Inclusivas nas dimensões de Ensino, Pesquisa e Extensão e ACALM – Assistente de Comunicação ALternativa Móvel.

O projeto tem no ano de 2020, o certificado de registro de software, que se encontra disponível para download no site do aplicativo e também contempla a Vitrine Tecnológica do IFRS.

O ACALM se encontra em sua terceira versão, contemplando as funções principais:

  • Vocalizador de Textos
  • Vocalizações Cadastradas pelo usuário
  • Cadastro de Novas Vocalizações

Ainda em 2020, um novo projeto será submetido, em fluxo contínuo, também motivado pelo aluno egresso, Tauan Sipp, graduando em Design da ULBRA, que retorna enquanto parceiro externo, para voluntariamente trabalhar na perspectiva de melhorias no design do aplicativo, da marca e do site, bem como aspectos ergonômicos e de acessibilidade do mesmo.

Para a equipe que contempla o desenvolvimento da TA, a avaliação do percurso de desenvolvimento dessa TA é compreendido como um processo de co-criação coletiva, interdisciplinar, que buscou na relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, fomentar uma formação cidadã para os alunos do curso, em especial aos envolvidos nesse projeto. No que tange o público atendido, que poderá se beneficiar dessa tecnologia, estamos entregando um produto, de forma gratuita, alinhado ao compromisso social dos Institutos Federais.

Texto: Profª. Liziane de Oliveira

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