Geral
Campus Gramado ficará localizado no bairro Várzea Grande
O Campus Gramado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) será construído no bairro Várzea Grande, junto à avenida do Trabalhador, a cerca de oito quilômetros do centro da cidade.
A área tem 16,45 hectares e foi doada pela Prefeitura. Não há edificações prontas e a equipe do Departamento de Planejamento e Obras da Reitoria realizou estudos técnicos para definição do melhor projeto, considerando as características do terreno.
Como a área nunca foi ocupada, são necessários remoção vegetal, licenciamento ambiental, preparação de solo (terraplenagem, contenções, drenagem e compactação), conexão às redes públicas de água e iluminação, abertura de via pública pavimentada para acesso à área. Todas essas ações serão realizadas pela prefeitura.
O projeto prevê um bloco com três pavimentos para salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços de convivência e infraestrutura de apoio; além de uma quadra poliesportiva; um pórtico; e uma subestação. As construções vão totalizar 4,40 mil metros quadrados e estão estimadas em R$ 16,31 milhões.