Início do conteúdo

Promoção da Saúde


As diretrizes de promoção da saúde do servidor integram o conjunto de ações da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal – PASS. Segundo a Portaria Normativa Nº 03 de 25 de Março 2013, as atividades de promoção da saúde e da qualidade de vida no trabalho devem ser implantadas de forma descentralizada e transversal, contemplando a gestão participativa.

A concepção que fundamenta estas diretrizes prioriza ações voltadas à educação em saúde, à prevenção dos riscos, agravos e danos à saúde do servidor, ao estímulo dos fatores de proteção da saúde e ao controle de determinadas doenças. As ações de promoção da saúde têm como finalidade a melhoria dos ambientes, da organização e do processo de trabalho, de modo a ampliar a conscientização, a responsabilidade e a autonomia dos servidores, em consonância com os esforços governamentais de construção de uma cultura de valorização da saúde para redução da morbimortalidade, por meio de hábitos saudáveis de vida e de trabalho.

As ações amparam-se em abordagens coletivas que possam influenciar ou modificar hábitos individuais e culturas organizacionais, de maneira a favorecer os espaços de convivência e de produção de saúde, fortalecendo a autonomia dos servidores e contribuindo com suas competências e habilidades.

 

Relatório Enquete Virtual no IFRS – Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho (2014)

Instrução Normativa nº 10/2015 (vigência 2015 e 2016).

 

Boletim IFRS Pais e Filhos (2018)

Uma newsletter periódica sobre parentalidade aos servidores do IFRS, para auxiliar aqueles que têm filhos pequenos de até 6 anos ou estão pensando em engravidar/adotar. O informativo reúne dicas de saúde, discussões e reflexões sobre o tema de parentalidade e sua relação com o trabalho, além de dicas, trocas e recomendações de outros colegas (“Espaço do Servidor”), e orientações sobre seus direitos no IFRS. Para participar do Espaço do Servidor, mande um e-mail para sats@ifrs.edu.br com sua dica/sugestão.

Este tema foi escolhido com base nos indicadores da instituição (20% dos servidores recebe auxílio pré-escolar), e sabemos que esta fase pode ser um momento de insegurança e preocupações, sua e de sua família. Para receber o Boletim em seu e-mail, preencha seus dados aqui. Aproveite e nos indique os temas que mais lhe interessam para compor as próximas edições.

Fim do conteúdo