Ações de Extensão 2023
Projetos 2023
Título:
AÇÕES AFIRMATIVAS EM GÊNERO E SEXUALIDADE – NEPGS 2023
Período de Realização:
02/05/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Vanessa Petró (vanessa.petro@feliz.ifrs.edu.br)
Resumo: O projeto proposto pelo NEPGS abarca um conjunto de ações realizadas com a intenção de fomentar a discussão e a construção de conhecimento acerca das temáticas de sexualidade, gênero e direitos humanos, a partir de discussões teórico-conceituais que o Núcleo planeja consolidar junto à comunidade interna e externa. Para tanto, serão realizadas diferentes atividades ao longo do ano com auxílio de bolsistas, estudantes voluntárias(os), integrantes do Núcleo e comunidade externa. Tais atividades constituir-se-ão de um conjunto articulado de ações, voltadas para a comunidade interna e externa, usando de diferentes metodologias de trabalho em grupo e construção coletiva, conforme a demanda e o objetivo. As ações planejadas são apoiadas por um histórico de ações já realizadas no Campus e na comunidade em anos anteriores e, de preferência, apoiada em demandas apontadas por estudantes, comunidade e pelas pessoas que integram o Núcleo. Serão desenvolvidas atividades como oficinas, grupos de estudos, pesquisas, rodas de conversa, e atividades voltadas à valorização e manifestação cultural.
Título:
AÇÕES AFIRMATIVAS EM PAUTA – NEABI – IFRS/CAMPUS FELIZ
Período de Realização:
02/05/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Ivanize Christiane Do Nascimento Honorato (ivanize.honorato@feliz.ifrs.edu.br)
Resumo: O diálogo sobre a diversidade étnico-racial no Brasil tem feito parte do cotidiano, sejam por posicionamentos favoráveis, outros nem tanto. A reprodução de discursos de ódio, carregados de preconceitos e racismos nos últimos tempos, tem feito presente em diferentes esferas da sociedade, evidenciado também no espaço escolar. Para além de cumprir a lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, propor uma educação antirracista aos nossos alunos é um compromisso do IFRS em prol de uma sociedade mais justa e democrática. O campus Feliz, inserido numa comunidade de origem germânica majoritariamente, requer que estas discussões ocupem o devido espaço. O NEABI, na intenção de promover uma cultura antirracista, apresenta o Projeto “Ações Afirmativas em Pauta” que objetiva combater a discriminação racial, promover a inclusão e permanência de alunos cotistas, discutir temas e conceitos relacionados às questões étnico-raciais que contribuam na implementação da lei 11645 e lei 10639,, estabelecer parcerias entre demais núcleos do campus e grupos culturais do município, valorizar e conhecer a história do negro e do índio no Brasil, especialmente na região do Vale do Caí. É preciso sair da neutralidade e assumir uma postura antirracista, buscando erradicar com o preconceito e racismo que ainda permeiam as relações, provocando baixa auto-estima, evasão, entre outras problemáticas.
Título:
ARTE, CERÂMICA E CULTURA 2023
Período de Realização:
02/05/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Viviane Diehl (viviane.diehl@feliz.ifrs.edu.br)
Resumo: A arte habita a cultura e pode produzir inter-relações criativas e críticas, potencializando uma convivência intercultural. No arranjo produtivo local do Vale do Caí, a produção cerâmica é potencial econômico, artesanal e artístico, tendo em vista o acesso à matéria-prima, que é a argila, facilmente encontrada nas jazidas da região e manufaturada. Inicialmente, as ações realizadas nos projetos indissociados, especialmente a pesquisa dos artistas ceramistas do Sul do Brasil, complementada pela demanda de uma escola estadual, mobilizaram a abordagem do projeto com o objetivo de ampliar o conhecimento na área da cerâmica artística contemporânea para promover a interação criativa e crítica com a arte, por meio do reconhecimento da produção dos artistas sul brasileiros, potencializando a educação estética e uma convivência artística e intercultural ampliada. A parceria com professores da UFRGS, UFMG e UDESC para realizar este projeto e também para a proposição de ações extensionistas é uma continuidade do que já tem sido desenvolvido nas edições anteriores, bem como a parceria com professores das escolas de educação básica Alfredo Spier, Cônego Schwade e Santa Terezinha, além dos estudantes dos cursos de licenciatura em artes e demais interessados. A participação dos estudantes bolsistas é fundamental para a execução do projeto, bem como para a formação pessoal e acadêmica. A metodologia deste projeto perpassa aspectos da ordem exploratória, pesquisas teóricas e documentais, para o desenvolvimento das etapas previstas. As ações propostas são um conjunto de procedimentos, a partir de uma equipe de curadoria para o lançamento do catálogo impresso e digital e da exposição virtual de arte cerâmica do Sul do Brasil. Contempla encontros virtuais e presenciais, oficinas, produção de material de divulgação e pedagógico para a formação de professores e do público participante. Reconhecer e explorar a potencialidade educativa e cultural da arte, especialmente da cerâmica contemporânea, produzida no Sul do Brasil, movimenta o pensamento para que os significados e sentidos sejam atribuídos e ampliados na construção do conhecimento, no entre-lugar intercultural cartografado com arte, que se instaura na contemporaneidade.
Título:
ARTISTANDO, CERAMICANDO E MUITO MAIS – 2023
Período de Realização:
02/05/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Viviane Diehl (viviane.diehl@feliz.ifrs.edu.br)
Resumo: O projeto “Artistando, Ceramicando e muito mais…” alia arte e atenção estética, criativa e produtiva, de modo a contemplar a integração com os arranjos produtivos locais, sociais e culturais. A abordagem no contexto das artes se propõe a abandonar as obviedades na produção do conhecimento, para movimentar a investigação, a criação e a educação estética a partir das demandas recebidas da comunidade e das redes de ensino. Sendo assim, o objetivo do projeto é problematizar o campo da arte, por meio de ações para instigar o processo de criação inventiva, oportunizar vivências teóricas e práticas, técnicas e artísticas, cujas experiências construídas e compartilhadas significativamente, educam para a convivência intercultural. Oficinas, exposições, encontros, cursos, material pedagógico integram o contexto metodológico. São ações que movimentam as experimentações nas proposições estético-pedagógicas, para uma interação compartilhada que pode qualificar os processos educativos e a geração de trabalho e renda. Também contemplam ações para a abordagem da educação etnorracial, africana e indígena no currículo escolar, especialmente no que tange a implementação da Lei No 11.645/2008. Portanto, as experiências vivenciadas nos campos da arte, ampliam o saber fazer contextualizado e estabelecem relações e significações para além do que é vivido cotidianamente. As proposições e a participação da comunidade nas ações desenvolvidas se inscrevem como geradoras de conhecimento.
Título:
DE BEM COM O PLANETA
Período de Realização:
01/04/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Sinara da Silva (sinara.silva@feliz.ifrs.edu.br)
Resumo: A execução das atividades de limpeza doméstica, utilizando produtos saneantes domissanitários, embora aparentemente inofensiva, pode trazer riscos à saúde humana e ao meio ambiente (PINHEIRO et al., 2014). Paralelamente às atividades de limpeza doméstica, o consumo diário de cosméticos, influenciado por uma sociedade que valoriza muito a imagem e a aparência, também é responsável pelo uso de muitos produtos químicos (TOZZO, BERTONCELLO, BENDER, 2012). Tais produtos podem ser causadores da poluição química do ar, água e solo (PINHEIRO et al., 2014). Diante desse cenário, é necessário repensar o uso de produtos industrializados que impactam negativamente o ambiente, substituindo por substâncias químicas seguras à saúde e ao ambiente. Assim, esse projeto visa apresentar à comunidade em geral formulações de produtos cosméticos e de limpeza a partir de ingredientes utilizados no dia a dia que não prejudicam a saúde e o ambiente. Para tanto, serão oferecidas oficinas com a formulação de cosméticos artesanais e de produtos de limpeza utilizando ingredientes do dia a dia.
Título:
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA COMPARTILHADAS (2023)
Período de Realização:
01/05/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Izandra Alves (izandra.alves@feliz.ifrs.edu.br)
Resumo: Este Projeto pretende desenvolver diferentes atividades relacionadas à leitura e outras manifestações de arte junto a distintos grupos da comunidade que, por vezes, estejam afastados dos espaços formais de leitura e outros que, mesmo estando inseridos neste meio, carecem de ações que tenham o texto literário como ponte de acesso às afetividades. As ações do projeto abordam a leitura de distintos textos verbais ou não verbais, contação de histórias, oficinas que envolvam o acesso à arte da palavra apresentada em distintas plataformas, chás literários, entre outras atividades a serem realizadas tanto em espaços formais como não formais de leitura, como escolas, creches, hospitais, asilos, parques, praças, supermercados e unidades de socioeduação. Com o propósito de colocar o texto literário no centro, de forma lúdica, criativa, mas não menos perturbadora e desencadeadora de debates e provocações, preparamos as ações juntamente com as equipes envolvidas diretamente com os grupos atendidos. Dessa forma, buscamos contribuir para a ressignificação daqueles que, por diversos e diferentes motivos se encontram ou isolados ou distantes do convívio familiar e social no sentido amplo (idosos em asilo e adolescentes privados de liberdade), aqueles que se veem com diferentes conflitos interiores (adolescentes em geral) ou ainda os pequenos que estão descobrindo o mundo das palavras e das letras(crianças).
Título:
IF de portas abertas: conhecendo o fantástico mundo dos materiais por meio de experimentos no laboratório
Período de Realização:
02/05/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Cínthia Gabriely Zimmer (cinthia.zimmer@feliz.ifrs.edu.br)
Resumo: Aprender ciências de um jeito diferente, além da sala de aula, poder entrar em um laboratório e descobrir que os cursos de química não são um bicho de sete cabeças, é um dos propósitos desse projeto. Sendo assim, a iniciativa tem como objetivo abrir as portas dos Laboratórios de Química e Materiais do campus Feliz e promover ações educacionais que visam contribuir na divulgação dos cursos de Química ofertados pelo campus, para pessoas ou alunos de escolas da região. As atividades se darão, principalmente, por meio oficinas com experimentos práticos envolvendo fenômenos físico-químicos no estudo dos materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos. Os assuntos e experimentos tem como foco o entendimento de como os materiais, a ciência e a tecnologia fazem parte do nosso cotidiano, como também demonstrar o instigante mundo dos materiais através de suas propriedades. As atividades serão desenvolvidas nos Laboratórios do campus Feliz e serão oferecidas de acordo com a faixa etária e/ou grau de instrução de cada grupo de alunos/pessoas. Também será elaborado conteúdo para ser disponibilizado em uma plataforma digital de livre acesso, com informações sobre o projeto e sobre os diferentes tipos de materiais. A oferta das oficinas será divulgada no site do campus onde os interessados terão as instruções de participação. Espera-se com esse projeto difundir conhecimento para as pessoas além dos muros do IFRS, despertar neles o interesse em cursos da área de química, como também auxiliar como um meio de aproximação do Campus com a comunidade externa.
Título:
Let’s play!
Período de Realização:
01/05/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Andrea Jessica Borges Monzón (andrea.monzon@feliz.ifrs.edu.br)
Resumo: O presente projeto possui três eixos: 1) desenvolvimento e produção de jogos e atividades lúdico-pedagógicas para a Educação Básica; 2) participação em Feiras Pedagógicas e Mostras Científicas municipais da região; 3) formação docente continuada (em serviço e pré-serviço) no âmbito da ludicidade e sua relação com o ensino em Linguagens, Química e áreas afins. Desse modo, o objetivo é fomentar e disseminar estratégias lúdico-pedagógicas no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Tecnologia da Informação e temas transversais contemporâneos correlatos. Essa iniciativa já ocorreu em 2020, como programa de extensão, e os desdobramentos do mesmo seguiram sendo aplicados em disciplinas da Licenciatura em Letras do IFRS-Campus Feliz e em participações e inserções em feiras e mostras científicas de municípios da região, propiciando o compartilhamento de saberes juntos à comunidade externa, especialmente estudantes e professores de Educação Básica. Além disso, tem-se aplicado subsídios do Let’s play para a formação docente no âmbito da ludicidade e seu potencial pedagógico-didático, especialmente para professores em serviço e professores pré-serviço das áreas de Letras e Química. Justifica-se esta proposta frente às demandas educacionais e sociais envolvendo letramentos, além de aspectos pedagógicos, linguísticos, científicos e culturais, conforme coloca a BNCC (2018), para a promoção da educação de qualidade e da redução das desigualdades, particularmente no ensino de Linguagens, Química e Tecnologia da Informação. Os resultados esperados vão de encontro a promover e viabilizar práticas pedagógicas mais lúdicas para o ensino-aprendizagem de Linguagens (Línguas e TI) e Química na Educação Básica, bem como contribuir para a formação docente e discente das comunidades interna e externa e fomentar a inserção da ludicidade como forma de valorização e ressignificação de componentes curriculares.
Título:
Língua inglesa, literatura e mobilidade estudantil
Período de Realização:
01/05/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Loiva Salete Vogt (loiva.vogt@feliz.ifrs.edu.br)
Resumo: O projeto envolve uma iniciativa para a implementação da política de curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Letras. Serão promovidos encontros no Campus Feliz, e nas escolas regionais para falar sobre literatura estrangeira, sua relação com a aprendizagem da língua inglesa, sobre as possibilidades de atuação a partir do curso de Letras, e das outras licenciaturas; sobre a demanda de participação em editais de mobilidade estudantil e intercâmbio oferecidos pelo IFRS e fora dele. Haverá momentos específicos para a aprendizagem de língua inglesa e para entrevistas/ encontros online com ex-discentes e pessoas da comunidade que participaram ou participam de editais de mobilidade estudantil e intercâmbio em outros países para troca de experiências e projetos futuros.
Título:
Meninas High-Tech: combate à discriminação de gênero nas áreas de ciência e tecnologia
Período de Realização:
02/05/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Vanessa Petró (vanessa.petro@feliz.ifrs.edu.br)
Resumo: A desigualdade e a discriminação conforme o gênero vêm sendo debatidas há décadas e estão expressas em documentos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Além disso, a equidade de gênero é o quinto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entretanto, ainda são enfrentadas inúmeras barreiras no mundo acadêmico e do trabalho, no que se refere à participação das mulheres na ciência e na tecnologia. O objetivo do projeto é contribuir para a equidade de gênero por meio do incentivo à participação de meninas na área de ciência e tecnologia. O projeto teve início no ano de 2020 e dará continuidade às ações que estão sendo desenvolvidas desde lá. Entre as ações previstas estão lives; oficinas e palestras em escolas públicas de educação básica, envolvendo estudantes e docentes e produção de conteúdo para redes sociais. As atividades junto às escolas consistem em discutir questões de gênero no âmbito da ciência e da tecnologia, apresentar essas áreas, com destaque especial à contribuição das mulheres e desenvolver atividades práticas de aproximação ao universo da ciência e da tecnologia. As ações ocorrem por meio de metodologias ativas e por meio do diálogo com escolas parceiras e as ações são constantemente avaliadas com o público, visando contemplar melhor os anseios do público.
Título:
Mulheres na gestão: a presença feminina nas organizações e nos cargos de gestão
Período de Realização:
02/05/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Cristina Ceribola Crespam (cristina.crespam@feliz.ifrs.edu.br)
Aluna responsável: Eduarda de Souza Marques
Resumo: Estudos mostram que as mulheres são sub-representadas em cargos de liderança, assim como enfrentam obstáculos para ascender em suas carreiras e recebem salários menores em relação aos homens. Neste sentido, o projeto de extensão “Mulheres na gestão: a presença feminina nas organizações e nos cargos de gestão” tem por objetivo geral conscientizar a população de Capela de Santana (RS) sobre a importância da presença feminina nas organizações e nos cargos de gestão. O público prioritário deste projeto são os estudantes da Escola Estadual Manoel de Almeida Ramos do município de Capela de Santana, RS, que já firmou parceria para a realização desta ação de extensão. Para tanto, será realizado um estudo na literatura sobre a presença feminina nos cargos de gestão, para descobrir qual a importância das mulheres na gestão e quais benefícios são promovidos a partir disso. O projeto será desenvolvido em duas etapas. Inicialmente, será feito um diagnóstico tanto com as mulheres gestoras da região, assim como com os estudantes da escola participante deste projeto. Posteriormente, serão ministradas palestras para estudantes do ensino médio para o compartilhamento dos conhecimentos com o intuito de promover a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero em todos os setores da sociedade, incluindo escolas, universidades e empresas e, dessa forma, incentivar a participação futura de mulheres nos cargos de liderança. Além de incentivar a inclusão de mulheres em cargos de liderança nas organizações locais, esta ação tem por finalidade despertar o interesse dos estudantes em dar continuidade aos estudos e divulgar os cursos do IFRS – Campus Feliz à comunidade de Capela de Santana, RS.
Título:
NAPNE com AFETO: Acolhimento, Formação, Estudos, Tensionamentos e Olhares para a Educação Inclusiva
Período de Realização:
02/05/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Diolinda Franciele Winterhalter (franciele.winterhalter@feliz.ifrs.edu.br)
Resumo: O projeto é vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Feliz e tem o objetivo de estender, à comunidade externa, possibilidades formativas e de sensibilização que têm sido produzidas e vivenciadas no âmbito do NAPNE, acerca do público-alvo da Educação Especial, a fim de contribuir para a construção e consolidação de uma educação/formação em perspectiva inclusiva. Prioritariamente, serão oferecidos às escolas e APAEs (docentes, discentes, demais educadores e equipe gestora) momentos de diálogo, reflexão teórico-prática, debate, aprendizagens, troca de conhecimentos e experiências, entretenimento e sensibilização no que se refere à educação inclusiva a partir das ações: a) LER: Leituras, Estudos e Reflexões sobre Educação Inclusiva; b) Roda de conversa ACOLHER: Acolhimento; Compartilhamento de saberes; Orientação; Legitimidade; Hospitalidade; Experiências e Reflexões; c) InFormação Docente: palestras e oficinas sobre a Educação Inclusiva; d) CineNAPNE: A diversidade e a inclusão na tela; com sessões de filmes e documentários sobre a temática. Tais ações surgem a partir da crescente demanda por atendimento educacional inclusivo nas comunidades escolar/acadêmica e externa, bem como da atuação do NAPNE, enquanto espaço de atendimento, no âmbito do Ensino, e também formativo, com estudos, produção de instrumentos pedagógicos e de referencial teórico, na Pesquisa. As solicitações de aproximação e capacitação que o Núcleo tem recebido e produzido junto às instituições educativas da região contribuem para a proposição destas atividades. As interlocuções propostas acontecerão, preferencialmente, no Campus a fim de materializar a relevância social, técnica e científica do espaço, em momentos presenciais e/ou híbridos, previamente agendados e amplamente divulgados junto às instituições educativas e aos profissionais com interesse de participação. Como resultados, almeja-se a ampliação e o fortalecimento do vínculo com a comunidade externa, produzir sensibilização para as particularidades e potencialidades das pessoas com NEEs, a expansão das experiências e oportunidades formativas de educadores/as em perspectiva inclusiva e a consolidação do NAPNE como espaço de construção do conhecimento que atua no Ensino, na Pesquisa e Extensão.
Título:
O desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Infantil por meio do brinquedo de programar RoPE
Período de Realização:
02/05/2023 a 30/11/2023
Coordenador: Vinícius Hartmann Ferreira (vinicius.ferreira@feliz.ifrs.edu.br)
Aluna responsável: Bianca de Castro Kunrath
Resumo: Nos últimos anos o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica tem sido promovido por meio de diversos projetos e iniciativas, pois é compreendido como uma extensão da capacidade humana para resolução de problemas que emprega conceitos da Ciência da Computação e que são inerentes a todas áreas do conhecimento. O projeto aqui proposto tem como objetivo promover oficinas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional para turmas de Jardim B da Educação Infantil pública do município de Feliz. As oficinas irão propor atividades por meio da interação com o brinquedo de programar RoPE. Este brinquedo, que apresenta aspectos lúdicos, estimula as crianças a formularem soluções algorítmicas através de instruções que fazem com o que o robô se desloque por um tabuleiro. Os tabuleiros, que são o pano de fundo das atividades propostas, serão elaborados para refletir sobre o papel das mulheres na Ciência e temas relacionados à diversidade, enfoque do projeto Meninas High-Tech, ao qual este se relaciona. Ao final das atividades será realizada uma avaliação por meio de observação pela ministrante da oficina sobre o engajamento das crianças.
Título:
O IFRS – Campus Feliz é teu
Período de Realização:
02/05/2023 a 30/11/2023
Coordenadora: Sigrid Régia Huve (sigrid.huve@feliz.ifrs.edu.br)
Resumo: O projeto surge para atender a necessidade social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul de promover divulgação e conhecimento sobre a extensão, o ensino e a pesquisa oferecidos no seu campus na cidade de Feliz-RS, assim como evitar o alto índice de inscrições e envio de documentação comprobatória de forma equivocada. Tem-se o objetivo de divulgar o IFRS – Campus Feliz às comunidades e entornos do município, de modo a alcançar o maior número de candidatos que tenham interesse de ingressar nos cursos oferecidos, bem como explicitar o sistema de cotas e esclarecer dúvidas sobre as inscrições ao edital de ingresso. Assim, após contato e diagnóstico das instituições de ensino interessadas, serão agendadas visitas às escolas e serão realizados convites para que as mesmas conheçam tanto a estrutura física, quanto os recursos pedagógicos, de acessibilidade e inclusão escolar. Como resultados, espera-se contribuir para a ampliação do contato da comunidade externa com o Campus, aumentar o número de candidatos inscritos no processo seletivo, incluindo as pessoas com deficiências, transtornos e altas habilidades/superdotação, bem como diminuir, expressivamente, as inscrições em cotas incompatíveis com a realidade do candidato que não podem ser comprovadas e assim, minimizar as possibilidades de evasão.
Título:
Xeque-mate: xadrez na comunidade de Feliz
Período de Realização:
Coordenador: Valdemir Ribeiro Albuquerque (valdemir.albuquerque@feliz.ifrs.edu.br)
Aluno responsável: Arthur Gonçalves Lassem
Resumo: O projeto visa a prática do Jogo de Xadrez como atividade cerebral lúdica e educativa com a finalidade auxiliar na preparação de um ambiente harmônico e colaborativo entre os estudantes do Ensino Fundamental. Além disso, a iniciativa vai ao encontro do PL 2993/2021 aprovado, recentemente, pelo Senado Federal: “que determina que os estabelecimentos de ensino público e privado dos níveis fundamental e médio deverão promover o incentivo à prática do xadrez na educação dos alunos”. O projeto, neste sentido, busca explorar as possibilidades educativas reconhecidas na prática do esporte, notadamente, nas áreas do raciocínio estratégico, matemática, lógica, história e integração social. Somando-se a isso, o projeto também busca qualificar os relacionamentos comunitários e oportunizar um espaço sadio de convivência, de novos conhecimentos, trocas culturais e integração entre o Instituto Federal e a comunidade local. O tema da sustentabilidade será tratado mediante participação do Núcleo de Agroecologia do IFRS/Feliz que abordará a reciclagem de materiais com uma das forma de educação ecológica. A produção tabuleiros e peças de xadrez será uma forma criativa de despertar a consciência ecologia nos estudantes.