Início do conteúdo

Ações de Extensão – 2019


  • Análise de desempenho para aumento da produtividade e redução de custos

O objetivo do curso é apresentar aos participantes ferramentas para gestão de melhorias, principalmente do ambiente fabril mediante o mapeamento de processos, criando sistemáticas para avaliação de desempenho que norteiam as tomadas de decisão, que aplicadas no dia-a-dia aumentam o ativo de conhecimento e impulsionam o aumento da produtividade nas empresas.

Coordenador: Gilmar D Agostini Oliveira Casalinho. 

 

  • Português para estrangeiros

A presente proposta objetiva oferecer um curso de português para estrangeiros, com foco especial nos refugiados e imigrantes que moram na região de Feliz. Nos últimos anos, tem-se testemunhado um aumento na quantidade de imigrantes que vem ao Brasil, em especial à região da Serra Gaúcha, em busca de oportunidades de trabalho. Dentro das ações possíveis para melhorar o acolhimento a essa população, destaca-se o ensino da língua portuguesa, passo fundamental para a inserção digna da mesma na comunidade. O projeto pretende oferecer um curso de português com metodologias específicas para esse público. Além disso, espera-se contar com a participação dos alunos do curso de Licenciatura em Letras como bolsistas do projeto, capacitando-os no ensino de língua estrangeira e na elaboração de materiais didáticos.

Coordenadora: Laura Helena Hahn Nonnenmacher. 

 

  • Planejamento participativo e as ferramentas de intervenção na contemporaneidade

Frente aos desafios da contemporaneidade, convidamos o professor Dr. Danilo Gandin para elencar possibilidades e ferramentas metodológicas de intervenção planejada na realidade escolar como forma de pensar, organizar e dinamizar e o trabalho de docentes e de gestores. O professor Danilo Gandin é educador, conferencista, assessor em processos de planejamento educacional estratégico. É mestre em Educação, licenciado em filosofia, em português e em literaturas portuguesas, autor de obras como Planejamento como prática educativa, A prática do planejamento participativo, Escola e transformação social. O seminário ‘Planejamento participativo e as ferramentas de intervenção na contemporaneidade’ será realizado no dia 07 de novembro de 2019 buscando possibilitar aos acadêmicos e acadêmicas dos cursos de Licenciatura do IFRS – Campus Feliz, às/aos estudantes do curso Normal do Colégio Estadual Professor Jacob Milton Bennemann e à população em geral, uma reflexão sobre o planejamento participativo, tomando por base a sua relação com o processo pedagógico.

Coordenador: Edson Carpes Camargo. 

 

  • PRÉ-IFRS FELIZ 2019

O pré-IFRS Campus Feliz 2019 é um projeto que visa preparar os estudantes que almejam o processo de seleção para o IFRS Campus Feliz 2020/1. A partir dos estudos das provas, buscamos qualificar os alunos do Ensino Fundamental Municipal e Estadual do município de Feliz e adjacências para realizar a prova através das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Humanas e Ciências da Natureza.

Coordenador: Cristiano da Silveira Pereira. 

 

  • III Seminário de Gestão Escolar – Reflexões sobre a gestão escolar

A gestão escolar tem sido um tema recorrente no que tange ao processo de organização da escola enquanto um espaço democrático e criativo. Diante disso, o curso de Especialização em Gestão Escolar do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Feliz, propõe o III Seminário de Gestão Escolar intitulado Reflexões sobre a Gestão Escolar, numa tentativa de articular os saberes empíricos com os saberes acadêmicos, aproximando a instituição dos espaços escolares em prol de uma práxis educativa significativa. Neste contexto, o seminário proposto contemplará a explanação de vivências cotidianas de gestores escolares em atuação nos ambientes educativos localizados no Vale do Caí, bem como de experiências relacionadas às funções de coordenação e de orientação desenvolvidas na escola. Além disso, possibilitará a apresentação das pesquisas realizadas por egressos do próprio curso, inter-relacionando os processos de ensino, pesquisa e extensão.

Coordenadora: Cristina Ceribola Crespam. 

 

  • V Semana Acadêmica das Licenciaturas do IFRS Campus Feliz

Com o avanço tecnológico contínuo e o compartilhamento de informações com extrema agilidade nos dias atuais, a busca por experiências de formações extracurriculares torna-se uma necessidade contínua para aqueles que desejam se inserir no mercado de trabalho. Além de expandirem horizontes aos alunos, as jornadas acadêmicas proporcionam a melhora nos currículos. O que amplia as chances de um melhor desenvolvimento dos futuros profissionais. Nesse sentido, a V Semana Acadêmica das Licenciaturas em Química e Letras do Campus Feliz do IFRS visa promover o intercâmbio de conhecimentos através da promoção de palestras e oficinas com profissionais das áreas afins, oriundos de outras instituições, tais como UFSM, UFRGS, CORSAN e outros campi do IFRS. O evento é realizado anualmente, conforme previsão do calendário acadêmico da instituição e promove a integração entre estudantes, professores, profissionais das área da química, de letras e da comunidade em geral. Através dessas atividades, os estudantes de ambos os cursos tem a oportunidade de apreenderem novos conceitos e propostas de ensino, que viabilizam o aprimoramento de suas experiências, tanto no âmbito da licenciatura, quanto no âmbito técnico-científico. Por isso, entre os dias 23 e 25 de setembro de 2019, realizar-se-á um ciclo de palestras e oficinas durante o horário de aulas dos cursos, envolvendo momentos de integração entre todos os presentes, seguidos de momentos específicos das áreas.

Coordenador: Francisco Cunha da Rosa. Inscrições: https://forms.gle/yQh25UcaETiDzaFb6

 

  • IV Jornada Acadêmica da Engenharia Química IFRS Campus Feliz

A IV Jornada Acadêmica da Engenharia Química IFRS Campus Feliz é um evento anual com data definida no calendário acadêmico do curso. O público alvo é composto principalmente pelos acadêmicos do curso de Engenharia Química, bem como pela comunidade interessada. O objetivo desta ação de extensão é propiciar integração entre estudantes, professores, profissionais da área de engenharia química e a comunidade em geral, tendo como característica a oferta de um conjunto de atividades. A programação do evento consistirá de palestras com profissionais da área, realização de minicurso, visita técnica e debates a fim de proporcionar aos futuros engenheiros químicos trocas de conhecimentos e experiências.

Coordenador: Nicéia Chies da Fré. Informações: Com o Diretório Acadêmico da Engenharia Química ou pelo formulário https://forms.gle/G8gaC8nzNMBECYWJ8

Programação do evento: Programação Jornada Acadêmica

 

  • IFCode – Maratona de Programação – IFRS Campus Feliz (2019)

As disciplinas de programação são consideradas como das mais difíceis nos cursos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Por envolver habilidades necessárias para a resolução de problemas, como raciocínio lógico e abstração, muitos estudantes enfrentam dificuldades de aprendizagem e consequentemente sentem-se desmotivados. Iniciativas que buscam promover ambientes que favoreçam o interesse e a aprendizagem de programação por meio de competições, conhecidas como maratonas de programação, vêm sendo realizadas e tem apresentado resultados relevantes. Desta forma, é proposta a realização de uma maratona de programação com o objetivo de promover a aprendizagem de programação por meio da resolução de problemas em um ambiente competitivo onde ocorre uma integração entre alunos dos cursos da área de Informática matriculados em quaisquer campus da rede de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento, chamado IFCode, consistirá em uma competição na qual os estudantes deverão resolver problemas de programação, vencendo aqueles que resolverem o maior número deles.

Coordenador: Moser Silva Fagundes. Informações: maratonaProg@feliz.ifrs.edu.br

 

  • Arte, técnica e edição na fotografia digital

O curso tem por objetivo abordar, através de uma visão abrangente e integrada, aspectos relativos à utilização de métodos, processos criativos e técnicas na obtenção e processamento de imagem. O curso pode servir como um diferencial que influencia positivamente na inserção no mercado de trabalho ou como um fator de inserção social. O curso busca também desenvolver os aspectos fundamentais da Fotografia, abrangendo as formas de visualização e composição da imagem bem como técnicas de obtenção fotográfica e criação artística. A metodologia é constituída de um curso presencial de 20h. No curso o participante adquire os conhecimentos básicos de Fotografia e edição de imagens além de noções de fotografia artística. O curso será presencial, com 4 encontros de 5 horas, com aulas teóricas e práticas sobre técnicas de obtenção de imagens fotográficas, enquadramento, composição, fotografia artística e edição de imagens. As aulas do curso irão ocorrer no IFRS campus Feliz. Ao final do curso será realizado uma exposição fotográfica das principais imagens capturadas pelos alunos durante o curso. A exposição pode despertar nos participantes o gosto pelas artes e a iniciação de atividades ligadas a fotografia.

Coordenador: Eloir de Carli. Inscrições: Até 17 de setembro, pelo link https://forms.gle/fysBp5N19esK5xV47. Os encontros ocorrem nos dias 18 e 25 de setembro e 02 e 09 de outubro de 2019, as 18h30 às 22h30, na sala A3 no Campus Feliz.

 

  • 8ª Mostra Técnica do IFRS Campus Feliz

A 8ª Mostra Técnica do IFRS – Campus Feliz caracteriza-se por ser um projeto que abrange o ensino, a pesquisa e a extensão, iniciando em agosto de 2019 e culminando nos dias 24, 25 e 26 outubro de 2019 com o evento principal. A Mostra visa promover a iniciativa, a criatividade e a inovação nos estudantes, assim como a preocupação com o meio no qual estão inseridos, promovendo um espaço para a utilização da criatividade nas propostas iniciais de desenvolvimento e expansão do projeto e aprimorando conhecimentos em um espaço para a exposição e a discussão dos projetos científicos, tecnológicos, culturais e comunitários desenvolvidos por alunos e professores do IFRS e de outras instituições de ensino, possibilitando aos estudantes a integração com colegas desta e de outras instituições desde a concepção do evento, de modo a ampliar suas relações, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências. Os alunos, além da possibilidade de participar de atividades culturais, poderão apresentar seus trabalhos desenvolvidos no âmbito da pesquisa, extensão e/ou ensino, poderão também participar da organização do evento por meio da busca de demandas da comunidade e administração das atividades durante o evento. Ainda será possível, através do evento, promover uma integração do Campus Feliz com outras instituições que valorizem o ensino, pesquisa e a extensão, além da aproximação para com a comunidade local, divulgando a produção técnico-científica realizada nos diversos cursos do Campus Feliz e a comunidade local e regional.

Coordenadora: Rossana Zott Enninger. Informações: mostratecnica@feliz.ifrs.edu.br Inscrições: De 19 de agosto a 06 de outubro, pelo site mostratecnica.feliz.ifrs.edu.br

 

  • Curso completo de Física: Dinâmica

O projeto visa a organização e desenvolvimento de um curso completo de Física para o Ensino Médio divididos em áreas da Física. Ele se destina aos alunos de Ensino Médio e pode ser usado como curso complementar aos estudos. Não são excluídos, contudo, os interessados por Física e quem busca a aprovação para concursos como ENEM e vestibulares. Serão oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada módulo será ofertado um simulado avaliativo. As videoaulas e materiais serão produzidos e publicados no Moodle. O curso é ministrado totalmente a distância usando o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) Moodle. As avaliações, inclusive, serão usadas para conceder os certificados. A carga horária do curso é de 60h.

Coordenador: Fabricio da Silva Scheffer. Inscrições: https://ifrs.edu.br/ensino/ead/cursosead/

 

  • Curso completo de Física: Cinemática

O projeto visa a organização e desenvolvimento de um curso completo de Física para o Ensino Médio divididos em áreas da Física. Ele se destina aos alunos de Ensino Médio e pode ser usado como curso complementar aos estudos. Não são excluídos, contudo, os interessados por Física e quem busca a aprovação para concursos como ENEM e vestibulares. Serão oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada módulo será ofertado um simulado avaliativo. Serão abordados os seguintes conteúdos: Introdução à Física, Conceitos básicos da Cinemática, Movimento Uniforme. Movimento uniformemente Variado, Vetores, Cinemática vetorial, movimentos bidimensionais e Movimento circular. As videoaulas e materiais serão produzidos e publicados no Moodle. O curso é ministrado totalmente a distância usando o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) Moodle. As avaliações, inclusive, serão usadas para conceder os certificados. A carga horária do curso é de 60h.

Coordenador: Fabricio da Silva Scheffer. Inscrições: https://ifrs.edu.br/ensino/ead/cursosead/

 

  • Curso completo de Física: Termologia

O projeto visa a organização e desenvolvimento de um curso completo de Física para o Ensino Médio divididos em áreas da Física. Ele se destina aos alunos de Ensino Médio e pode ser usado como curso complementar aos estudos. Não são excluídos, contudo, os interessados por Física e quem busca a aprovação para concursos como ENEM e vestibulares. Serão oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada módulo será ofertado um simulado avaliativo. O curso completo iniciará com o Módulo de Física Térmica. Serão abordados os seguintes conteúdos: Termômetros, dilatação, Calorimetria, estudos dos gases e termodinâmica. As videoaulas e materiais serão produzidos e publicados no Moodle. O curso é ministrado totalmente a distância usando o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) Moodle. As avaliações, inclusive, serão usadas para conceder os certificados. A carga horária do curso é de 60h.

Coordenador: Fabricio da Silva Scheffer. Inscrições: https://ifrs.edu.br/ensino/ead/cursosead/

 

  • Curso de Oratória Aplicada a trabalhos escolares e acadêmicos

Formar cidadãos seguros de seus conhecimentos adquiridos e capazes de se expressarem bem em qualquer circunstância, seja na esfera acadêmica ou profissional. Promover integração multidisciplinar onde alunos de diversas áreas possam interagir e assim ampliar a sua dimensão de conhecimento. Utilizando-se de técnicas de desinibição com dinâmicas de grupo e atividades de expressão corporal. As atividades promovidas no curso ao mesmo tempo que promove a desinibição da fala e da postura na apresentação em público também mapeia os desafios individuais do aluno e busca sana-las de maneira sensível as suas peculiaridades. O curso ensina como preparar slides e com isso consolida a integridade da proposta de que este curso é aplicado a apresentação de trabalhos escolares e acadêmicos.

Coordenadora: Leonara Ribeiro Juliao dos Santos.

Inscrições: As inscrições são realizadas pelo e-mail do NEABI, neabi.feliz@feliz.ifrs.edu.br de 30 de julho a 05 de agosto de 2019.

Serão 14 encontros, todos nas quartas-feiras, das 18h às 19 horas, no bloco A do IFRS Campus Feliz. O primeiro encontro acontece no dia 07 de agosto.

 

  • De bem com o Planeta

A execução das atividades de limpeza doméstica, utilizando produtos saneantes domissanitários, embora aparentemente inofensiva, pode trazer riscos à saúde humana e ao meio ambiente (PINHEIRO et al., 2014). Paralelamente às atividades de limpeza doméstica, o consumo diário de cosméticos, influenciado por uma sociedade que valoriza muito a imagem e a aparência, também é responsável pelo uso de muitos produtos químicos (TOZZO, BERTONCELLO, BENDER, 2012). Tais produtos podem ser causadores da poluição química do ar, água e solo (PINHEIRO et al., 2014). Diante desse cenário, é necessário repensar o uso de produtos industrializados que impactam negativamente o ambiente, substituindo por substâncias químicas seguras à saúde e ao ambiente. Assim, esse projeto visa apresentar à comunidade em geral formulações de produtos cosméticos e de limpeza a partir de ingredientes utilizados no dia a dia que não prejudicam a saúde e o ambiente. Para tanto, serão oferecidas duas oficinas diferentes, uma visando a formulação de cosméticos artesanais, e a outra de produtos de limpeza utilizando ingredientes do dia a dia. Espera-se que os participantes das oficinas se sensibilizem, modificando hábitos, buscando a utilização de produtos tanto de limpeza quanto de cosméticos beneficiando à saúde e o ambiente.

Coordenadora: Cristiane Inês Musa.

 

  • Debates na História: polêmicas da abolição

A temática do Projeto envolve os negros no Brasil (abolição, quilombos, demografia, cultura e racismo). Produzirá exposições fotográficas e palestras para Instituições de Ensino e Comunitárias em geral. Trata-se de projeto com temática que envolve temas necessários à formação humanística do sujeito, e será desenvolvida em diversas escolas, expandindo a atuação do Campus Feliz do IFRS na sociedade.

Coordenador: José Plínio Guimarães Fachel.

 

  • II Seminário de Gestão Escolar – Os desafios da gestão escolar na contemporaneidade

A gestão escolar tem sido um tema recorrente no que tange ao processo de organização da escola enquanto um espaço democrático e criativo. Diante disso, o curso de Especialização em Gestão Escolar do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Feliz, propõe o II Seminário de Gestão Escolar intitulado Os desafios da Gestão Escolar na contemporaneidade, numa tentativa de articular os saberes empíricos com os saberes acadêmicos, aproximando a instituição dos espaços escolares em prol de uma práxis educativa significativa. Neste contexto, o seminário proposto contemplará a explanação de vivências cotidianas de gestores escolares em atuação nos ambientes educativos localizados no Vale do Caí, bem como possibilitará a apresentação de pesquisas realizadas por egressos do próprio curso, inter-relacionando os processos de ensino, pesquisa e extensão.

Coordenadora: Cátia Alves Martins. Inscrições: seminariogestaoescolar@gmail.com.

Informações e programação do evento, que será realizado no dia 1º de junho.

 

  • Conhecendo e modificando polímeros

Polímeros são macromoléculas formadas pela repetição de uma unidade chamada “mero”. Também conhecido como “plásticos”, geralmente são obtidos a partir de monômeros derivados do petróleo e a matéria-prima é amplamente utilizada pela indústria para obtenção de diversos produtos de grande interesse comercial. O objetivo é mostrar como é possível modificar a estrutura de um polímero por meio de uma atividade prática, relacionando conceitos teóricos sobre polímeros com a realização de experimentos divertidos. A primeira oficina modifica o polímero que se encontra na cola branca, com bórax, e forma uma “geleca”, conhecida comercialmente como amoeba. Como resultados, o polímero obtido muda bastante de consistência, tornando-se muito elástico e sua viscosidade não é constante e depende da força a que está submetida. Outra proposta de oficina é produzir borracha de apagar utilizando amido de milho e silicone, que pode ser tingida e moldada no formato que se desejar. A metodologia utilizada será misturar partes iguais de amido de milho e silicone. Após, agitar a mistura e adicionar corante até que a cor esteja de acordo com o esperado. Na sequência, misturar por mais um ou dois minutos e logo moldá-la, uma vez que ela endurece de 5 a 10 minutos. O tempo de cura é de no mínimo de duas horas. Como resultados, os participantes obterão uma borracha de apagar.

Coordenadora: Daiane Romanzini.

 

  • A Química nas Feiras Pedagógicas

Pretendemos com o desenvolvimento deste projeto, proporcionar a complementação da formação científica dos alunos desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental de escolas da região próximas ao IFRS – Campus Feliz e acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Campus, por meio da participação das feiras pedagógicas promovidas pelas Secretarias de Educação destes municípios. Nestas feiras, os alunos colaboradores irão realizar experimentos previamente testados, avaliados e modificados quando necessário, sob a supervisão dos docentes envolvidos neste projeto. Esta proposta contempla os objetivos do IFRS, entre eles desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos; assim como a política de Extensão, aproximando desta forma o IFRS – Campus Feliz da sociedade.

Coordenadora: Janete Werle de Camargo Liberatori.

 

  • Infocampus: comunicação e comunidade

O projeto ‘Infocampus: comunicação e comunidade’ do IFRS Campus Feliz, tem o objetivo de ampliar e de fortalecer as relações do Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul com seus públicos de interesse das cidades de Feliz e do Vale do Caí. Por meio das ações de comunicação a serem desenvolvidas (boletins, informativos, fotografias, audiovisual, eventos, publicações em redes sociais) o projeto tem o intuito de trabalhar, propagar e enraizar, junto à comunidade externa, o nome do IFRS no município de Feliz e sua região de abrangência. As ações do projeto consideram-se como uma ferramenta estratégica para expandir, no município e região, o nome do IFRS como uma instituição de ensino público, gratuita e de qualidade. Por meio do projeto, apoiar e difundir as ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no campus, como também fortalecer a imagem institucional através da interação com os públicos estratégicos, permitindo que eles reconheçam a atuação do Instituto na sociedade e sua contribuição para a disseminação do conhecimento e a formação profissional no Vale do Caí.

Coordenadora: Rossana Zott Enninger.

 

  • Educação Física e Esportes para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Município de Feliz – RS

O projeto visa a oferecer escolinhas desportivas para alunos do último ano do ensino fundamental das escolas do município de Feliz – RS. Estes alunos configuram-se como possíveis ingressos ao IFRS – Campus Feliz e o projeto pretende funcionar não só como uma oportunidade de ampliar o trabalho feito pelos professores de Educação Física das escolas que esses estudantes frequentam, senão também como uma maneira de apresentar a esses alunos alguns aspectos do funcionamento do Instituto. Nesse sentido, a Educação Física em geral e os esportes em particular, oferecem um meio de aproximação entre alunos e instituição que pode estabelecer um vínculo inicial visando um futuro ingresso desses jovens no IFRS – Campus Feliz. Paralelamente o projeto irá colaborar na estimulação da prática desportiva desses jovens – para além da sua intenção de ingressar ou não na instituição – favorecendo a produção de hábitos que contribuam para um estilo de vida e um desenvolvimento pessoal mais saudáveis.

Coordenador: Iván Gregorio Silva Miguel.

 

  • CERAMICANDO NA ESCOLA 2019

O projeto de extensão traz à tona os modos de ver e pensar a cerâmica e sua potencialidade artística e educativa, numa proposta para o desenvolvimento de ações compartilhadas com a comunidade, especialmente, na educação básica da região sul do Brasil. O interesse reverbera em atender demandas da comunidade. A modelagem, a secagem, o preparo da peça para a queima e a realização desta, inspiram experimentações em métodos alternativos. O projeto contempla a abordagem da educação etnorracial, africana e indígena no currículo escolar e abarca conteúdos da história e da arte, especialmente no que tange a implementação da Lei No 11.645/2008. Desse modo, o projeto tem por objetivo promover a visibilidade da arte cerâmica de modo a viabilizar o acesso e a aproximação da comunidade atendida, aos processos cerâmicos, nos espaços compartilhados, contextualizando abordagens curriculares da educação, por meio de ações que proporcionem experiências no campo da cerâmica, ampliando o conhecimento sobre a formação intercultural do povo brasileiro. A metodologia da proposição estético-pedagógica se desenvolve nas oficinas, palestras, eventos e exposições, no espaço das escolas e do IFRS – Campus Feliz. A cultura cerâmica e sua potencialidade educativa oportuniza uma experiência perceptiva singular e sensível aos participantes, viabiliza a produção cerâmica nos espaços compartilhados, de modo a contribuir para o reconhecimento da responsabilidade social e da interculturalidade que constitui o povo brasileiro.

Coordenadora: Viviane Diehl.

Projeto está aberto a todas as escolas que tiverem o interesse em participar! A proposta no primeiro modulo é a realização de uma oficina no campus, para modelagem de peças na temática escolhida. O segundo módulo é a oficina para a montagem do forno e a realização da queima das peças. Professores interessados podem fazer contato pelo e-mail ceramicando@feliz.ifrs.edu.br.

Portas abertas para cerâmica: oficina de modelagem dia 28 de maio, das 8h às 20h, no laboratório E4.

 

  • Aprendendo na prática: Química dos Metais

Aprender química de um jeito diferente, além da sala de aula, entrar num laboratório e descobrir que a química não é um bicho de sete cabeças, é um dos propósitos desse projeto. A iniciativa tem como objetivo promover ações educacionais que visam contribuir na melhoria e qualidade do processo ensino-aprendizagem, de alunos de escolas que não dispõe de laboratório para aulas práticas, como também para pessoas interessadas no assunto. Propõe ações em nível de pesquisa (a base teórica do projeto), ensino (produção de material para educação presencial e a distância) e extensão (promoção de oficinas com experimentos de química), abordando a temática sobre química dos metais. Conceitos sobre ligações químicas, ligas metálicas, propriedades e processamento de metais e as reações de oxi-redução envolvidas no processo de corrosão dos metais serão explanados. São experimentos que tem como foco o entendimento de como os materiais metálicos, a ciência e a tecnologia fazem parte do nosso cotidiano. As atividades serão desenvolvidas no laboratório de química do campus Feliz, ou também de forma itinerante, e serão oferecidas de acordo com a faixa etária e/ou grau de instrução de cada grupo de alunos/pessoas. Será elaborado material para ser disponibilizado em uma plataforma digital de livre acesso, com informações sobre o projeto e também sobre a química dos metais. A oferta das oficinas será divulgada no site do campus. Espera-se com esse projeto difundir conhecimento para pessoas além dos muros do IFRS como também servir como um meio de divulgação do Campus para a comunidade externa.

Coordenadora: Cínthia Gabriely Zimmer.

Oficina 1:  Arte em Latão.

Oficina 2: Pilha de Limão.

Professores interessados em participar com as suas turmas devem realizar a inscrição pelo formulário disponível no link https://forms.gle/2h4UKrwqScrocrSP8, no período de 20/05 a 31/05/2019.

 

  • Informática Fácil – Promovendo a Inclusão Digital no Vale do Caí

A utilização de computadores e outros dispositivos eletrônicos tanto para a realização de tarefas complexas quanto para simples atividades de lazer é uma realidade. Se para jovens e crianças é comum lidar com diferentes tecnologias e se adaptar as constantes novidades, para idosos que nunca tiveram, ou tiveram pouco contato com dispositivos eletrônicos, é consideravelmente difícil se beneficiar da tecnologia disponível. Neste sentido, o projeto ‘Informática Fácil’ objetiva ofertar cursos de introdução à Informática a pessoas de diferentes faixas etárias, instruindo os alunos a usar computadores e Internet em atividades do dia-a-dia. Além disso, é objetivo do projeto promover atividades para indivíduos que pretendam atuar profissionalmente na área. É um projeto permeado por atividades de ensino, uma vez que trata da formação de indivíduos, mas é também um projeto com atividades de pesquisa, pois deverão ser identificados novos requisitos para o desenvolvimento de sistemas computacionais que atendam as exigências e necessidades de públicos tão específicos. A metodologia dos cursos é baseada em aulas práticas ministradas por professor e monitores, onde o aluno realizará as atividades individualmente em um computador. Desde 2011, 121 alunos já concluíram um dos cursos ofertados no contexto de outras edições do projeto. Assim como ocorreu em anos anteriores, espera-se que o projeto seja bem aceito pela comunidade local e promova mudanças de comportamento. Já como resultado para a instituição, espera-se uma maior aproximação com a comunidade, divulgando os cursos ofertados e estreitando laços para a proposição de novas ações no futuro.

Coordenadora: Ana Paula Lemke.

Curso nível básico I: inscrições devem ser realizadas através de formulário de inscrição disponível no link forms.gle/YyNyyXZm3dHRuz1j8 ou presencialmente na sala C2 do Campus Feliz. Informações com a professora Ana Paula Lemke pelo telefone (51) 3637-4408 ou pelo e-mail ana.lemke@feliz.ifrs.edu.br.

 

  • Ações afirmativas – NEABI/2019

A proposta consiste em trabalhar, junto ao Núcleo, o entrecruzamento entre temáticas como identidade, origem étnica e cultural. A partir destas, será possível a elaboração de atividades relacionadas a questões como autonomia social, autoaceitação e autorrespeito, tendo como balizadora ética a ideia do combate à exclusão de toda ordem. A proposta terá ações voltadas para todos os membros da comunidade interna e externa sendo, se possível e de preferência, apoiada em demandas apontadas por estudantes, especialmente os cotistas; bem como pelos integrantes do Núcleo. Como um dos objetivos é promover a proliferação de ações que produzam impacto na comunidade escolar/acadêmica e externa a partir de discussões teórico-conceituais que o núcleo vem consolidando ao longo de seu tempo de atuação; a proposta poderá lançar mão de diferentes metodologias de trabalho em grupo, especialmente daquelas que valorizem e promovam a dimensão participante dos coletivos envolvidos. Para tal, poderá fazer uso de técnicas de trabalho em grupo como oficinas, grupos focais, grupos operativos, e pesquisa-ação participante, conforme a demanda e o objetivo. Assim, além de palestras, oficinas e rodas de conversa, serão realizadas atividades voltadas a aspectos como linguagem, expressão, comunicação, imagem e diversos tipos de manifestação cultural. E por conta da abordagem de aspectos identitários relacionados a comunicação e imagem, alguns recursos materiais específicos se farão necessários. Com o que foi até aqui disposto, espera-se poder contribuir para a sensação de pertencimento dos estudantes e para sua construção identitária enquanto indivíduos seguros e confortáveis consigo mesmos, quiçá intelectuais influenciadores.

Coordenadora: Leonara Ribeiro Juliao dos Santos.

 

  • ARTISTANDO 2019

O projeto “Artistando” alia arte, artesanato e design, com atenção estética, criativa e produtiva, de modo a contemplar o desenvolvimento sustentável e a integração com aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais. O reconhecimento da formação intercultural do povo brasileiro proporciona problematizações no âmbito da cultura, especialmente, da cultura material. A proposta surge do interesse em ampliar as ações extensionistas para mais áreas do contexto das artes plásticas, para uma educação que desperte a curiosidade, abandonando as obviedades na produção do conhecimento. Sendo assim, o objetivo do projeto é promover modos de pensar a interculturalidade, problematizando aspectos da arte, do artesanato e do design, por meio de ações para instigar o processo de criação inventiva, oportunizar vivências teóricas e práticas, técnicas e artísticas, cujas experiências construídas e compartilhadas significativamente, educam para a vida. Visitas técnicas, exposições e oficinas integram o contexto metodológico, no qual compreendemos a proposição e a participação nas ações desenvolvidas com os participantes da comunidade, como geradoras de conhecimento. As oficinas movimentam as experimentações para uma interação compartilhada, operada com a arte, o artesanato e o design, na proposição estético-pedagógica, que pode qualificar a geração de trabalho e renda. Esta proposta revisita a cultura e o envolvimento com formas de expressão e produção material, para além do que é vivido cotidianamente. Portanto, o participante vivencia experiências nos campos da arte, do artesanato e do design, amplia o saber fazer contextualizado e estabelece relações e significações para o reconhecimento intercultural e a sustentabilidade.

Coordenadora: Viviane Diehl. Inscrições e informações: artistando.ifrs@gmail.com

Oficinas: Upcycling, no dia 6 de junho, às 14h;

Desenho: as atividades acontecem na sala B10 do Campus Feliz, às quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, de 12 de junho a 17 de julho;

Dança: todas as segundas-feiras, das 12h30 às 13h15, na sala B9. As atividades iniciam em 3 de junho;

Bordado: às terças-feiras, no mês de junho, das 18h às 20h.

 

  • Ocupações de leitura em espaços de crise

Este Projeto de leitura em espaços de crise pretende desenvolver diferentes atividades relacionadas à leitura e outras manifestações de arte junto àqueles grupos que, ao seu modo, vivem momentos ou se encontram em espaços de crise. Tratam-se de ações que visem a leitura de distintos textos verbais ou não verbais, contação de histórias, oficinas de produção escrita, competições de slam, chás literários, entre outras atividades a serem realizadas tanto em espaços formais como não formais de leitura. Dessa forma, buscamos contribuir para a ressignificação daqueles que, por diversos e diferentes motivos se encontram ou isolados ou distantes do convívio familiar e social no sentido amplo (idosos em asilo e adolescentes privados de liberdade), aqueles que se vêem com diferentes conflitos interiores (adolescentes em geral) ou ainda os pequenos que estão descobrindo o mundo das palavras e das letras (crianças).

Coordenadora: Izandra Alves.

 

  • Feliz em movimento

Trata-se de um projeto de atividades variadas abrangendo tópicos como: fisiologia do exercício; nutrição no exercício; saúde e movimento, além de exercícios para a manutenção da qualidade de vida. Cada tópico será abordado de formas variadas e com duração condizente com o aprofundamento dado ao tema e com as necessidades de intervenção prática associadas ao mesmo. É um projeto destinado ao público que deseja aprimorar seus conhecimentos em assuntos relacionados ao tipo de exercício ideal para cada necessidade. Além disso, serão disseminadas em todas as atividades do programa os aspectos nutricionais referentes à proposta de exercício físico adotada. Propõe-se que seja estimulada a prática de exercícios físicos através da aquisição de conhecimentos teóricos e da própria prática orientada. Como forma de estimular os participantes será sempre mantida a teoria de uma alimentação saudável, associada ao exercício, condizente com a melhoria dos parâmetros de saúde e prevenção de doenças.

Coordenadora: Vivian Treichel Giesel.

Inscrições: pelo formulário online, pelo e-mail vivian.giesel@feliz.ifrs.edu.br ou pessoalmente na sala D2 no Campus.

 

  • PRÉ-ENEM FELIZ – REDAÇÃO PARA O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova que oportuniza aos diversos estudantes uma vaga no ensino superior. Trata-se de uma prova composta por áreas do conhecimento aplicada em dois dias: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e, por fim, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Diante disso, a presente proposta visa proporcionar uma preparação para a prova de Redação do ENEM deste ano na cidade de Feliz e suas adjacências.

Aulas das 18h às 19h, todas as quartas-feiras, na sala A3. Início: 08 de maio de 2019.

Coordenador: Cristiano da Silveira Pereira.

Inscrições:  https://forms.gle/459qDsh6t3FwjCkg8

 

  • Equipe de Judô

A presente ação de extensão tem por objetivo dar início à equipe de Judô do IFRS Campus Feliz. Com aulas regulares semanais, o ensino da arte marcial engloba Fundamentos Técnicos, Prática, Filosofia e História do Judô. A ação está aberta para a comunidade em geral e possui fluxo contínuo de entrada. A idade mínima para a prática, neste módulo, é de 14 anos e o uso do Judogui (Kimono) é obrigatório a partir da 4ª semana. Não é necessária a vivência prévia no Judô, podendo entrar iniciantes e avançados. Os alunos poderão optar por exames de graduação semestrais (junto ao Campus Osório), reconhecidos pela Federação Gaúcha de Judô. Filiações e competições são opcionais.

Aulas às quintas-feiras, das 18h às 19h, na sala A5, com início em 18 de abril.

Coordenador: Cristiano da Silveira Pereira.

Inscrições: FICHA DE INSCRIÇÃO EQUIPE DE JUDÔ (entregar na sala C2, das 9h às 18h).

 

  • Horto Campus Feliz

O aumento das áreas urbanas tem por consequência a degradação ambiental, seja no desmatamento para a construção de edificações, ou na geração de impactos associados aos resíduos, emissões e efluentes. Neste mesmo sentido, o Campus Feliz do IFRS está em constante expansão e por estar em uma área de mata densa com exemplares nativos, necessita constantemente de projetos de compensação ambiental para os licenciamentos solicitados. Com isso, este projeto tem o intuito de estudar e cultivar plantas nativas, que auxiliarão na compensação ambiental do Campus. Espera-se o cultivo de mais de cem mudas por ano que serão plantadas na área do Campus conforme projetos de compensação aprovados na prefeitura municipal ao longo dos anos e o excedente poderá se doado para projetos de educação ambiental e também para projetos de compensação ambiental de órgãos públicos e privados. Após os primeiros resultados, o projeto será divulgado em eventos regionais e nacionais da área.

Coordenador: Eduardo Echevenguá Barcellos.

 

  • Revisão de Física para o ENEM

O projeto visa a organização e desenvolvimento de três cursos de revisão destinados, principalmente, aos alunos interessados em revisar os conteúdos de Física para processos seletivos como o ENEM e vestibulares. Serão oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade será ofertado um simulado avaliativo. O curso será organizado em 17 unidades dividida em 3 cursos no Moodle, que abrangem os conteúdos de Mecânica, Gravitação, Ondas, Termodinâmica, Eletromagnetismo, Óptica e Física Moderna. As videoaulas e materiais serão produzidos e publicados no Moodle. O curso é ministrado totalmente a distância usando o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) Moodle. As avaliações, inclusive, serão usadas para conceder os certificados. A carga horária do curso é de 40h.

Coordenador: Fabricio da Silva Scheffer.  Inscrições: https://ifrs.edu.br/ensino/ead/cursosead/

 

  • Fundamentos para iniciantes ao estudo de Física 2019

O curso Pré-Física destina-se aos alunos iniciantes ao aprendizado de Física. Ele pode ser usado tanto para Ensino Fundamental (9° ano) e Ensino Médio como para Ensino Superior. O pré-Física tem como objetivo melhorar o aproveitamento dos alunos de Física I (mecânica), introduzindo alguns tópicos básicos de Matemática e Física. O curso é ministrado totalmente a distância usando o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) Moodle, apesar de não fazer parte da grade regular dos cursos de Ensino Médio e Graduação ele pode ser usado pelos docentes como auxiliar na introdução da disciplina ou como método avaliativo inicial, já que possui 10 simulados. Essas avaliações, inclusive, são usadas para conceder os certificados. A carga horária do curso é de 40h.

Coordenador: Fabricio da Silva Scheffer.  Inscrições: https://ifrs.edu.br/ensino/ead/cursosead/

 

  • Física para o Ensino Superior 2019

O projeto visa a organização e desenvolvimento de três cursos EaD no Moodle para o Ensino Superior. A carga horária do curso é de 40h. Eles são destinados, principalmente, aos alunos de Física 1 (Mecânica) que estão cursando essa disciplina nas Faculdades. O curso têm a pretensão de oferecer ajuda aos alunos, mas também aos professores ministrantes das da disciplina, pois ele pode usar as avaliações dos cursos como avaliação complementar em sua disciplina presencial. O conteúdo dos cursos no Moodle foi dividido em 3 partes. Cada parte pretende abordar, em média, o assunto de cada prova realizada pelo professor no semestre. Serão oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula resolvidos e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Superior. Ao final de cada unidade será ofertado uma avaliação. O curso de Mecânica será organizado em 11 módulos dividida em 3 cursos no Moodle, que abrangem os conteúdos de Mecânica. As videoaulas e materiais serão produzidos e publicados no Moodle. O curso é ministrado totalmente a distância usando o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) Moodle. As avaliações, inclusive, serão usadas para conceder os certificados.

Coordenador: Fabricio da Silva Scheffer. Inscrições: https://ifrs.edu.br/ensino/ead/cursosead/

Última atualização em 23/12/2019

Fim do conteúdo