Início do conteúdo

Campus Feliz do IFRS produz e distribui mais de 1600 litros de antissépticos no Vale do Caí


A produção de antissépticos finalizou nesta segunda, dia 22 de junho, no Laboratório de Química e Meio Ambiente do Campus Feliz do IFRS. A ação teve início em maio, a partir do projeto de extensão “Grupos colaborativos para a produção e a distribuição de antissépticos e EPI’s nos municípios do Vale do Caí”, e resultou, ao todo, na produção de 1612 litros de antissépticos, tanto de álcool etílico glicerinado 80%, destinado para a higienização das mãos, como de álcool etílico 70° INPM, destinado para a limpeza de superfícies.

“Através deste projeto, pude me sentir um pouco melhor no meio de uma situação tão caótica. Poder ajudar um pouco e fazer a diferença para muitas pessoas é extremamente gratificante”, confessa Francielle Miranda, estudante do curso de Licenciatura em Química.

Ao longo de quase dois meses, 34 alunos e egressos dos cursos da área de Química do Campus Feliz participaram do processo. Os voluntários, antes de iniciarem a produção no laboratório, participaram de uma capacitação online, por meio de um curso desenvolvido por membros do projeto e disponibilizado no Moodle. As atividades foram orientadas pelas professoras Márjore Antunes, também coordenadora do projeto, Fernanda Trindade Gonzales Dias e Alessandra Smaniotto.

“A cada dia no laboratório, me senti mais segura e preparada para fazer a minha parte, ajudando na produção de álcool. A capacitação online, contando com leituras complementares, me ajudou muito também. E o sentimento de estar ajudando em algo para enfrentar a pandemia é impagável e me traz muita alegria. Só tenho a agradecer e elogiar esse projeto e as pessoas que o fizeram acontecer”, fala Vanessa da Costa Marques, aluna do Técnico em Química integrado ao Ensino Médio.

Os antissépticos produzidos foram destinados para a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Vale Real, a APAE de Feliz, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Feliz, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Harmonia, Aldeia Kaingang Por Fi Gã de São Leopoldo (em parceria com o Campus Canoas do IFRS), Conservas Oderich, Primeira Infância Melhor (PIM) de São Sebastião do Caí, além dos contemplados nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação de Feliz e Colégio Estadual Professor Jacob Milton Bennemann, que receberam 35 e 65 litros de antissépticos, respectivamente. Ainda, 70 litros de álcool etílico glicerinado 80% e 60 litros de álcool etílico 70° INPM serão destinados ao Campus Feliz.

Juliano Hahn, egresso do Técnico em Química, destaca a importância da atuação de instituições públicas para o bem estar social neste momento. “Acredito que, alunos e antigos alunos, assim como servidores, possuem a melhor capacidade para auxiliar a população em tempos de crise. Mesmo que apenas poucas horas foram investidas durante a atividade, as consequências positivas do trabalho realizado são demonstradas através da ampla distribuição dos produtos antissépticos à base de etanol produzidos e disponibilizados aos municípios vizinhos e entidades próximas”.

Em escalas de trabalho, estudantes e egressos voluntários produziram os antissépticos no laboratório

Os insumos e as embalagens que possibilitaram a produção e o acondicionamento dos antissépticos foram doados pelos parceiros Conservas Oderich, Comunidade da Igreja Luterana de Feliz, APAE de Feliz, Prefeitura Municipal de Vale Real, Prefeitura Municipal de Harmonia e Colégio Estadual Jacob Milton Bennemann. O projeto também teve o apoio da Pró-reitoria de Extensão do IFRS, por meio do Edital 23/2020.

“Como é gratificante saber que o nosso trabalho vai ajudar muitas pessoas que precisam”, diz a estudante de Engenharia Química Débora Ramos. “Quero mais uma vez agradecer por esta oportunidade, pois me fez crescer ainda mais como ser humano e ter essa sensação de dever cumprido em poder ajudar ao próximo nesse tempo difícil”, finaliza a aluna.

O mesmo projeto ainda segue trabalhando com a confecção de máscaras e batas hospitalares, com a participação de costureiras voluntárias.

Acompanhe mais notícias sobre as ações do Campus Feliz no enfrentamento à Covid-19.

Fim do conteúdo