Pular para o conteúdo
Logo do IF

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Início da navegação
IFRSMarca do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
 Esconder/Mostrar Menu Fim da navegação
Início do conteúdo

[História de Aluno] Medalha de Ouro! Aluno do Campus Farroupilha é premiado na World Skills Brasil 2018


Édson Casagrande é aluno do curso Engenharia de Controle e Automação do IFRS – Campus Farroupilha, técnico em Mecatrônica e especialista em montagem. Ele e seu amigo Arthur Neukamp, técnico em automação e especialista em programação, fundaram uma equipe participou da WorldSkills Brasil, nos dias 12 à 17 de Agosto de 2018.

A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, que reúne os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul para disputas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço.

A equipe formada por Édson e Arthur, além de treinadores técnicos e psicológicos, conquistou a medalha de ouro da Worldskills Brasil na modalidade de Mecatrônica. A competição ocorreu em Fortaleza, no Ceará, e envolveu 8 grupos, cada um representando seu estado. Durante 5 dias de provas os competidores tiveram que aplicar suas habilidades práticas, teóricas e emocionais.

Ao contar sobre a contribuição dos conhecimentos adquiridos como aluno do Campus Farroupilha Édson ressalta a importância do ensino de qualidade, assim como demonstra orgulho de representar o estado em uma competição tão importante: “É indescritível a sensação de dever cumprido! Foi mais de um ano e meio se preparando para essa competição. Sentimos um grande orgulho de poder representar o Rio Grande do Sul e ver que todo nosso esforço foi recompensado com a medalha de ouro. Todo o aprendizado que tive dentro do IFRS – Campus Farroupilha foi válido, tanto nos treinamentos quanto na competição. Há muita física envolvida nos sistemas automatizados e as disciplinas que envolviam cálculo, mecânica e eletricidade me ajudam muito até hoje. Também pude contar com o apoio de meus ex-colegas, que até incentivaram a decisão de trancar a matrícula do curso Engenharia para focar na preparação.”

A equipe agora tem como objetivo participar da próxima etapa da competição, que ocorre em dezembro. O vencedor desta etapa será convidado a integrar a equipe nacional que disputará a final da WorldSkills em agosto do ano que vem, na Rússia.

Édson conclui “O que podemos afirmar é que somos os Campeões Nacionais de Mecatrônica e vamos dar o nosso máximo para conseguir representar o Brasil na etapa mundial.”

O Campus Farroupilha tem muito orgulho e torce por vocês!


Fim do conteúdo
Início do rodapé Fim do rodapé