Início do conteúdo

(DICAS DA BIBI) Clarice Lispector: A cronista da alma humana


Olá Bibetis, tudo bom? Nesse mês eu trouxe três contos literários de uma maravilhosa escritora que vocês já devem ter ouvido falar, a queridíssima Clarice Lispector. Para quem não conhece ela foi uma escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira, autora de romances, contos e ensaios. Ela é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora de origem judaica desde Franz Kafka. 

Hoje eu trouxe três contos dessa autora. O primeiro é “A bela e a Fera”, que narra a linda história de duas pessoas muito diferentes, mas que mesmo assim, venceram os obstáculos e foram felizes. Esse livro é baseado no conto de fadas clássico que todos conhecemos, porém com um toque de romance que somente Clarice sabe dar.

O segundo livro se chama “Laços de Família”, uma história que trata do desentendimento familiar. As personagens criadas pela autora são pessoas comuns, massacradas pela banalidade comum à existência, mas que buscam a libertação. A família, no entanto, parece escravizar o indivíduo, impossibilitando-o de vivenciar ao máximo esse estado de êxtase. 

O terceiro e último livro é “Felicidade Clandestina”, que reúne diversos textos de Clarice, tratando de assuntos tais como sua infância, sua adolescência, a família, o amor e questões da alma. Muitos dos textos dela apresentam algo de autobiográfico, trazendo recordações e alguns personagem que marcaram seu passado. Clarice busca nos contos fazer uma investigação psicológica de autoanálise.

Uma dica: esses três livros você encontra aqui na Biblioteca do campus. Não perca a chance de conhecer essa maravilhosa autora e outros grandes títulos da nossa literatura!

 

Por hoje é só galerinha, espero que tenham gostados e não esqueçam, mês que vem tem mais! Um beijão da Bibi!

 

[A série “Dicas da Bibi” é uma produção do programa Campus da Gente – Núcleo de Comunicação e Criatividade do IFRS Campus Farroupilha. Na produção, as alunas bolsistas Anne Freitas Bittencourt, Caroline Caprini da Silveira, Eduarda Bristot, Natália Müller Abich e Pamela Maria da Silva. Coordenação: Deise Dagnese e Sandro Lazari]

Fim do conteúdo