Início do conteúdo

[Fala aí, Reitor] Nesta edição, as atividades remotas na agenda do reitor e do IFRS durante maio


Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá, colegas servidores e estudantes do nosso IFRS!

Com vocês, o “Fala aí, Reitor” com acontecimentos importantes no IFRS em maio. Foi mais um mês atípico, sem aulas e nem atividades administrativas presenciais. No entanto, a instituição não está parada. Muito pelo contrário! Há muitas ações ocorrendo, e o envolvimento da comunidade é grande. 

Desafio Criativo do IFRS

O III Desafio Criativo do IFRS mobilizou servidores e estudantes na busca por soluções criativas contra consequências da Covid-19. Foram duas semanas muito intensas e que resultaram em cinco produtos ou serviços propostos pelos nossos estudantes. Tive a honra de participar da abertura e do encerramento do Desafio e conferir um pouco das soluções que foram apresentadas.

Aula aberta – Licenciatura em Pedagogia do Campus Farroupilha

Participei de uma “aula aberta” com os professores e estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Farroupilha. A aula foi sobre o livro “A Utilidade do Inútil”, do italiano Nuccio Ordine. Coube-me a tarefa de ser um dos debatedores da noite. Trata-se um livro extremamente oportuno para o momento que estamos vivendo. Fica a dica!

Reunião web do Conselho de Reitores (Conif)  

Durante o mês de maio, o Conif reuniu-se algumas vezes de forma não presencial. O tema mais discutido do momento não tinha como ser outro: suspensão das atividades nas instituições e as estratégias e ações da Rede no combate e prevenção à Covid-19. Além disso, também tivemos a presença dos gestores da Setec/MEC e discutimos regulamentos e normas publicados pelos Ministérios da Educação e da Economia, entre outros tópicos. 

Reunião web dos reitores das universidades públicas e Institutos Federais do RS

Tivemos uma reunião dos reitores e reitoras das universidades públicas e dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul. A pauta  foi o enfrentamento à pandemia, o planejamento das nossas instituições e um alinhamento quanto aos próximos passos.

Reunião web do Conselho Superior do IFRS (Consup) 

O nosso Conselho Superior reuniu-se em maio para avaliar a continuidade da suspensão das atividades no IFRS. Após discussões, seguida de votação, ficou definido que a suspensão das atividades administrativas presenciais e do calendário acadêmico nos campi do IFRS está prorrogada até 3 de julho de 2020. A nova avaliação ocorrer em 23 de junho. Saiba mais, aqui.

Reuniões web do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS

O CD reuniu-se várias vezes no mês de maio. Os temas relacionados à suspensão das atividades acadêmicas e à pandemia da Covid-19, necessariamente, tomaram conta da maioria das pautas. Sobre isso, discutimos as estratégias e ações já tomadas e planejamos as próximas. Assim, garante-se a preservação da saúde e segurança dos estudantes e servidores e também a continuidade, mesmo que com limitações, das atividades institucionais de forma remota. Cito aqui a importância do trabalho conjunto e alinhado do CD, dos Comitês de Crise, do GT-Retomada do Calendário Acadêmico e da Comissão de Retorno Seguro.

Preparação do IFRS para QUANDO houver um retorno seguro

O IFRS está se preparando para QUANDO as atividades forem retomadas. Parte importante desse trabalho vem sendo conduzido por dois grupos: a Comissão Retorno Seguro IFRS e o Grupo de Trabalho (GT) de Retomada do Calendário Acadêmico. As equipes, compostas por servidores de diferentes áreas e unidades, vêm se reunindo virtualmente, e há uma série de ações já em andamento, além de outras previstas ou propostas. Saiba mais, aqui

Reuniões web com sindicatos e Comissão Interna de Supervisão (CIS – IFRS)

Fizemos reuniões com CIS, CPPD e sindicatos para tratar de temas referentes às carreiras de professores e técnicos do IFRS. Nestes tempos inéditos, há sempre normativas e questões novas que precisam ser resolvidas e encaminhadas com boas conversas e discussões. Destaco os avanços que tivemos neste último mês com a implantação de vários processos administrativos de pessoal em formato completamente digital.

Ações do IFRS no cenário da pandemia

O IFRS segue sendo protagonista nas ações de combate e prevenção à Covid-19. Em todos os nossos campi, continuam ocorrendo muitas ações: produção de face shields, caixas protetoras, máscaras e batas hospitalares, entre outros equipamentos. Além disso, há inúmeras ações de acompanhamento psicológico/assistencial da comunidade interna, desenvolvimento de aplicativos, soluções de gestão e negócios, eventos da Extensão, entre outras. 

 

Fiquem bem! Fiquem em casa!

Grande abraço,

Júlio

Fim do conteúdo