Início do conteúdo

[Fala aí, Reitor] Confira a agenda de setembro


Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Confira o “Fala aí, Reitor”, texto mensal no qual o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, faz um resumo dos principais compromissos do mês. Abaixo, a edição de setembro de 2020:

Olá, colegas servidores e estudantes do IFRS. Compartilho com vocês algumas das minhas agendas no mês de setembro. Boa leitura.

 Ato Virtual em defesa de um orçamento justo para a educação

Participei, juntamente com outros reitores de Institutos e Universidades Federais, de um ato virtual em defesa de um orçamento justo para as nossas instituições em 2021. Participaram  vários deputados, de diferentes partidos, além de lideranças estudantis e sindicais. Infelizmente, o cenário que está anunciado não é nada bom e precisamos ficar atentos e vigilantes para garantir orçamentos que contemplem as nossas necessidades, para que possamos oferecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade, como sempre fizemos.

Eventos institucionais

Ao longo do mês de setembro, o IFRS organizou muitos eventos importantes e eu tive a oportunidade de participar da abertura de alguns deles, tais como: I Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFRS; I Encontro de Pesquisa em Gestão do IFRS; I Seminário de Autoavaliação Local do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept); e Encontros virtuais com o Departamento de Avaliação do IFRS. Mesmo com as limitações impostas pela situação que estamos vivendo, nossos servidores não medem esforços para que o IFRS continue sendo protagonista em diversas ações e eventos.

 Abertura do seminário de entidades da União Estadual dos Estudantes – RS

Participei da mesa de abertura do Seminário de entidades da União Estadual dos Estudantes do RS (UEE-RS), junto com outros reitores de instituições de ensino do RS. Foi um evento muito importante, no qual se discutiram temas pertinentes à educação. O evento evidenciou  a organização e a força do movimento estudantil.

Instalação da Comissão de revisão do regimento interno do Consup 

Instalamos  a Comissão que fará a revisão do Regimento Interno do Conselho Superior (Consup) do IFRS. Faço parte, juntamente com mais quatro colegas conselheiros que representam os diretores-gerais, professores, técnicos e estudantes. O regimento do Consup é de 2010 e temos a missão de atualizá-lo, modernizá-lo e deixá-lo adaptado a novas situações que surgiram nestes últimos anos. Concluído o trabalho da Comissão, a proposta será enviada ao Conselho para apreciação.

 Reuniões do Colégio de Dirigentes (CD) 

Tivemos duas reuniões do Colégio de Dirigentes (CD) no mês de setembro. Os principais temas tratados foram: implantação das atividades pedagógicas não presenciais, inclusão digital, funcionamento geral da instituição neste período de pandemia, execução orçamentária de 2020 e planejamento/orçamento para 2021. 

Reuniões do Conselho de Reitores (Conif)

Foram realizadas três reuniões do Conselho de Reitores da Rede Federal (Conif). Entre os muitos temas tratados, eu destaco: o funcionamento das instituições durante a pandemia (tema recorrente), a execução orçamentária da Rede no ano de 2020, as previsões de orçamento para 2021, as possibilidades de ferramentas para as atividades pedagógicas não presenciais nas instituições da Rede, a organização dos Jogos Digitais e os relatos da Diretoria sobre reuniões com parlamentares e com representantes do MEC.

Reunião de formação da Mesa do Programa Inova RS  

Representei o IFRS, juntamente com o nosso pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Eduardo Girotto, na reunião de formação da Mesa do Programa Inova RS para a região da Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. Trata-se de um programa do governo do Estado que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental.  O IFRS sempre deve estar presente e ser protagonista nesse tipo de ação.

APNPs

E setembro de 2020 foi um mês muito importante na história do IFRS, pois iniciamos  uma nova etapa no nosso Instituto: as atividades pedagógicas não presenciais (APNPs).  Com certeza, um grande desafio para toda nossa comunidade, mas tenho convicção de que, juntos, saberemos nos adaptar a esta situação excepcional.  Desejo um excelente retorno às atividades e garanto que faremos o nosso melhor para oferecermos o tradicional ensino de qualidade do IFRS. Aos estudantes que optaram por aguardar o retorno presencial quando a situação permitir, peço que fiquem muito tranquilos, pois este é um direito de vocês e está devidamente assegurado.

Grande abraço e fiquem bem!

Júlio”

 

Fim do conteúdo