Início do conteúdo

[Vídeo] NAPNE do Câmpus Erechim do IFRS realiza um video informativo sobre o COVID-19 em Libras


O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Erechim do IFRS, com apoio da  Coordenação de Extensão, realizou um vídeo informativo com a Intérprete de Língua Brasileira de Sinais do IFRS – Campus Erechim Sílvia Salete Remos.

Confira o vídeo neste link

 

O que é COVID-19?

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, em Wuhan, na China.

 

Quais são os sintomas de alguém infectado com COVID-19?

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas por COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar o COVID-19 e ficar gravemente doente. Pessoas de todas as idades que apresentam febre e/ou tosse associada a dificuldade de respirar/falta de ar, dor/pressão no peito ou perda da fala ou movimento devem procurar atendimento médico imediatamente. 

 

Fonte das informações: Site da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde /OMS (Organização Mundial da Saúde- Brasil. 

Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?op…

Fim do conteúdo