Imprensa regional é homenageada em evento alusivo aos 10 anos do Campus Erechim

Na manhã da última quarta-feira, 21 de novembro de 2018, os meios de comunicação da região do Alto Uruguai receberam homenagem pela década de parceria com o Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que completa, no próximo mês, 10 anos de criação. A cerimônia foi aberta pelo professor Sidnei Dal’Agnol, que representou na ocasião a comissão organizadora do evento, e compuseram a mesa da solenidade o Diretor-geral do campus, Eduardo Angonesi Predebon, o Prefeito Municipal de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ayub, e a Secretária de Educação, Vanir Bernardi Bombardelli.

Em sua fala, a secretária de Educação recordou a ausência de formação técnica antes da implantação do Instituto. “Na minha caminhada enquanto magistério, quanto eu ouvi esta expressão: ‘Como faz falta a formação de técnicos para o nosso Brasil’. E hoje como é bom ver vocês aqui e ter o nosso Instituto, que foi disputado entre muitos e muitos municípios. Mas ele veio para Erechim”, declarou Bombardelli.

Os desafios para a educação pública em um cenário nacional de cortes de orçamento e de diminuição de recursos foram lembrados pelo presidente da Câmara de Vereadores, que reforçou em seu discurso a capacidade de inovação da instituição na oferta de cursos de qualidade. “Por cima de tudo isso o Instituto Federal vem se mostrando muito capaz. Mesmo com limitações orçamentárias, está sempre atento às necessidades da nossa comunidade e propondo a criação de cursos que são importantes para a nossa região”, afirmou Ayub.

Já o Diretor-geral do campus ressaltou a principal missão do Instituto nesses 10 anos, que é oferecer educação pública para uma região historicamente desassistida de oportunidades de ensino gratuito. Para Predebon, é também uma missão da instituição o estabelecimento de parcerias com o poder público municipal e com as entidades da região do Alto Uruguai que colaboraram para a instalação e permanência do campus no município. Compromissos que, em suas palavras, só são possíveis graças ao comprometimento do corpo de técnico-administrativos e docentes da instituição. “Todos os nossos servidores sabem que temos uma missão maior. E essa missão maior é trabalhar a educação. E trabalhar a educação é o nosso único objetivo. Todos aqui têm apenas essa atividade. E isso traz resultados”, concluiu Predebon.

Na solenidade, foram homenageados os seguintes veículos de comunicação: Atmosfera Online (Erechim), TV Câmara (Erechim), Rádio Comunidade (Viadutos), Rádio Virtual (Erechim) e Rádio Nova Onda (Aratiba do Sul). Estudantes, servidores e autoridades também participaram do evento.

Confira a galeria de fotos abaixo.