Início do conteúdo

IFRS – Campus Erechim desenvolve Guia para Confecção de Máscara Inclusiva para uso no enfrentamento da Covid-19


A Pandemia do novo Coronavírus trouxe, além dos perigos da doença, desafios para a comunicação surdos e deficientes auditivos, pois uma das medidas de proteção e prevenção da transmissão desta doença é com o uso de máscaras faciais.

O uso de máscaras tem como objetivo evitar que a doença se espalhe, assim se tornou equipamento de uso obrigatório. Porém, para os surdos que fazem uso da leitura labial as máscaras utilizadas configuram-se em uma barreira, uma vez que a visualização clara dos movimentos dos lábios do falante ao articular as palavras é essencial para um bom entendimento do que está sendo expresso. Além disso, os surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais, as expressões faciais são muito importantes para a comunicação visual, tornando a sinalização mais clara e revelando emoções, sentimentos e expressões gramaticais.

A Intérprete de Língua Brasileira de Sinais do IFRS – Campus Erechim Sílvia Salete Remos utiliza a Máscara Inclusiva e representa os sinais:

Língua de sinais - Sorrir

Língua de sinais – Sorrir

Língua de sinais - Triste

Língua de sinais – Triste

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesse sentido, as profissionais dos cursos da área de Moda e Vestuário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS Campus Erechim, desenvolveram a partir da demanda apresentada pelos profissionais intérpretes de Libras, NAPNE e Assessoria das Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade (Reitoria) do IFRS, um Guia que trata da confecção de máscara inclusiva.

O produto apresentado no Guia pode se tornar importante aliado para a comunicação dessas pessoas, pois além de proteger os surdos, seus familiares e os (as) intérpretes de Libras, a máscara com a transparência facilita a leitura labial e a percepção das expressões faciais no momento da comunicação.

O documento elaborado está disponibilizado abaixo.

Guia para Confecção de Máscara Inclusiva

Fim do conteúdo