Início do conteúdo

Técnico em Alimentos (suspenso)


Habilitação: Técnico em Alimentos

Modalidade de oferta: Presencial

Carga-horária: 1440 hora/aula/relógio

Duração: 4 semestres

Turno de Funcionamento: Noturno

Local de Oferta: Campus Erechim

Forma de Ingresso: Processo seletivo determinado em edital específico do IFRS, a ser divulgado no Portal de Ingresso.

Objetivo do Curso: Formar profissionais com espírito crítico e visão estratégica global, qualificados para atuar nos diversos setores da indústria alimentícia, aptos a planejar, executar, orientar e supervisionar os diferentes processos industriais na área de alimentos e bebidas em consonância com as tendências tecnológicas do setor e as necessidades do contexto social.

Perfil do Profissional: O técnico em alimentos apresentará competências e habilidades para atuar no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, através de análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais, realizando atividades em laboratórios, centros de pesquisa e consultoria na área de Alimentos. O profissional ainda estará apto a interpretar e aplicar as normas e legislações pertinentes, atuar no controle da higienização das indústrias alimentícias, no desenvolvimento de novos produtos e de atividades voltadas à sustentabilidade do planeta. Também compõe o perfil do egresso, a capacidade de utilizar as novas tecnologias e inovações científicas, voltadas à área com o intuito de assegurar e promover avanços na indústria alimentícia e nas áreas afins.

Possibilidades de Atuação: O técnico em alimentos poderá atuar em indústrias de alimentos e de bebidas, em indústrias de insumos para processos e produtos, bem como em entrepostos de armazenamento e beneficiamento. Da mesma maneira, poderá atuar em laboratórios, institutos de pesquisa e consultoria ou em órgãos de fiscalização e proteção ao consumidor. Poderá atuar ainda de forma autônoma, em indústrias própria.

Informações:

Coordenação do Curso: Priscilla Pereira dos Santos

E-mail: [email protected]

Telefone: (54) 3321-7549

 

Arquivos

Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Alimentos

Matriz Curricular do Curso Técnico em Alimentos

Ementas e Bibliografias do Curso Técnico em Alimentos

Instrução Normativa nº 002/2014 – Aprova o Manual de Procedimentos para o Projeto de Conclusão do Curso Técnico em Alimentos

Logomarca do curso (Vertical – jpg)

Logomarca do curso (Vertical – png)

Logomarca do curso (Horizontal – jpg)

Logomarca do curso (Horizontal – png)

Resolução nº 120/2010 – Aprovação PPC Curso Técnico em Alimentos

Resolução nº 162/2010 – Homologação da resolução nº 120/2010

Última atualização em 05/02/2024

Fim do conteúdo