ÚLTIMOS DIAS > Processo Seletivo 2018/2 oferece vagas em cursos técnicos gratuitos

Estão abertas até o dia 14 de maio de 2018 as inscrições para o processo seletivo de estudantes 2018/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). São ofertadas 1.321 vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e em cursos de graduação gratuitos em nove campi da instituição: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão. Em Erechim, cinco cursos técnicos subsequentes participam da seleção, com um total de 176 vagas (confira quadro de vagas abaixo). As aulas terão início no segundo semestre deste ano.

Para concorrer às vagas, é necessário participar de um processo seletivo. Os candidatos poderão optar por se inscrever nas seguintes modalidades: participar da prova do IFRS (que ocorrerá no dia 10 de junho de 2018, um domingo); utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 como critério para classificação; ou concorrer nas duas modalidades: prova e nota do Enem.

As inscrições poderão ser feitas pela internet, no endereço ingresso.ifrs.edu.br. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 para os cursos técnicos, e o pagamento poderá ser realizado até o dia 15 de maio de 2018. É importante destacar que mesmo os candidatos que fizeram a solicitação de gratuidade da taxa de inscrição, e inclusive os que foram beneficiados, precisam fazer a inscrição no processo seletivo.

Cursos ofertados, turnos e vagas* ofertadas no Campus Erechim

Técnico em Alimentos (subsequente ao Ensino Médio) – noite, 32 vagas

Técnico em Finanças (subsequente ao Ensino Médio) – noite, 40 vagas

Técnico em Logística (subsequente ao Ensino Médio) – noite, 40 vagas

Técnico em Mecânica (subsequente ao Ensino Médio) – noite, 32 vagas

Técnico em Modelagem do Vestuário (subsequente ao Ensino Médio) – noite, 32 vagas

* Das vagas ofertadas, metade é destinada à prova própria do IFRS e a outra metade à classificação via nota do Enem

Estudantes podem contar com reforço na preparação

Para auxiliar os candidatos em seus estudos para a prova própria do Instituto, está sendo ofertado o Pré-IFRS, curso gratuito na modalidade a distância (EaD). O Pré-IFRS tem como base de conteúdo provas simuladas de processos seletivos anteriores próprios do IFRS e também de outras instituições, a maioria resolvida e comentada pelos professores.

O curso é aberto à participação de qualquer pessoa. As inscrições são online, gratuitas e estão abertas. Mais informações e inscrições no site ead.ifrs.edu.br.

Todas as informações e formulários do Processo Seletivo estão disponíveis nos editais publicados no site ingresso.ifrs.edu.br. É responsabilidade dos candidatos a leitura do documento.

Inscrições: até 14/05/2018

Prova: 10/06/2018

Mais informações: ingresso.ifrs.edu.br, aba “Editais e Manuais”