Início do conteúdo

Equipamentos doados pelo IFRS reforçam prevenção da Covid-19 em escolinhas


Protetores faciais (face shields) produzidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão contribuindo para a segurança no retorno às atividades das escolas municipais de educação infantil de Bento Gonçalves. Cerca de 180 face shields foram doados para as equipes de cinco escolinhas do município. Os equipamentos são produzidos no Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA), localizado no Campus Bento Gonçalves do IFRS.

A demanda partiu das próprias escolas, que tiveram conhecimento do trabalho de produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) desenvolvido pelo CTA desde o mês março. Para a produção, foram usadas matérias-primas adquiridas por meio de um recurso destinado especificamente à aquisição de insumos e maquinários para ações de combate à pandemia, oriundo da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (saiba mais). Parte veio também de doação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). 

As escolas municipais beneficiadas foram Noely Clemente de Rossi (recebeu 53 face shields), Recanto Alviazul (25), Criança Feliz (20), Pingos e Anjos (40) e Pinguinho de Gente (40).

Apoio a diferentes municípios

Desde o início da pandemia, mais de 3 mil equipamentos de proteção contra o novo coronavírus foram produzidos no CTA e doados para instituições de diferentes municípios gaúchos.

Para isso, servidores trabalham utilizando maquinários do Centro e matérias-primas adquiridas por doações ou com recurso específico para o enfrentamento da Covi-19. As atividades são gerenciadas pelo coordenador da Oficina de Tecnologia Assistiva do CTA, Bruno Kenji Nishitani Egami, que é também professor do Campus Farroupilha do IFRS.

Além dos face shields, o CTA fabrica caixas acrílicas protetoras para serem utilizadas em atendimentos de saúde. Esse material aumenta a barreira protetora entre o profissional de saúde e os pacientes (saiba mais).

 

Na foto: Equipe da Escola Municipal Infantil Criança Feliz utilizando protetores faciais doados pelo IFRS

Fim do conteúdo