ANO LETIVO 2021

Prezados(as) Estudantes!

Nossas aulas iniciam nesta segunda-feira, dia 24 de maio. Neste contexto de pandemia, para preservar a saúde de estudantes e servidores, elas acontecerão de forma remota.

• As aulas acontecerão de duas formas:

Assíncronas: Na plataforma Moodle , o professor deixa conteúdos de estudos na pasta da disciplina.

Síncronas: O professor encontra a turma em uma aula online pela plataforma Google Meet.

Todos os estudantes do nosso campus possuem uma conta de e-mail institucional. Você receberá todas as informações sobre as aulas, oportunidades e demais informações sobre atividades no campus no seu e-mail institucional, por isso é importante acessá-lo todos os dias.

Nesta primeira semana os professores irão entrar em contato com os estudantes, passando as informações necessárias para o início das suas disciplinas (acesso à pasta da disciplina e links para as aulas síncronas).

Cada disciplina terá sua pasta na plataforma Moodle. Acesse o nosso Campus Virtual:

ATENÇÃO: Para os Cursos Técnicos Integrados, as disciplinas estão organizadas em ciclos.

De 24/05 a 06/08, os alunos farão somente as disciplinas indicadas no CICLO I. Após, ocorre a troca para as disciplinas do CICLO II. O estudante poderá consultar as disciplinas e os horários de aulas síncronas na Grade de Horários.

Participe das aulas!

a) Organize-se para participar das atividades síncronas de acordo com os horários previstos

b) Sempre que possível, estude em um lugar calmo, para evitar que ocorram interrupções;

c) Tenha à disposição o material necessário (lápis, caneta, papel, livros para a consulta, água, etc);

d) Evite distrações, deixe o celular no silencioso e evite abrir outras abas no computador, para que sua atenção esteja direcionada;

e) Entre na plataforma escolhida para o encontro síncrono com alguns minutos de antecedência;

f) Deixe o microfone desligado enquanto o(a) professor(a) e/ou colega fala. Solicite sua vez no bate-papo e aguarde a autorização. Isso favorece a comunicação e interação da turma;

g) Deixe a câmera ligada em sinal de empatia com o professor e para proporcionar maior engajamento e fortalecimento de vínculos. Em caso de dificuldade de conexão, você pode desligá-la.

h) Os encontros síncronos poderão ser gravados. Se no ato da inscrição você não concordou com o termo de uso de imagem e voz, mantenha sua câmera e microfone desligados. Interaja através do bate-papo.

i) Reserve tempo para as atividades assíncronas. Organize seu material, leia, faça as atividades propostas e agende um horário com o(a) professor(a) para esclarecer suas dúvidas (Atendimento Remoto).

OBS: . Para registro de frequência, o estudante deve participar das aulas síncronas. As ausências devem ser justificadas. O acesso e interação nos conteúdos da disciplinas no Moodle também serão computados como participação/frequência.

. Para as turmas dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, os encontros síncronos serão semanais.

INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS INGRESSANTES 2021

INFORMAÇÕES SOBRE A COMPLEMENTAÇÃO DO ANO LETIVO 2020 PARA OS CURSOS TECNICOS EM QUÍMICA, PLÁSTICOS E FABRICAÇÃO MECÂNICA.

INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS FORMANDOS 2020

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO IFRS – Regulamentações, normas e procedimentos acadêmicos dos cursos do IFRS em seus diferentes níveis, formas e modalidades.

PERGUNTAS FREQUENTES

⇒No site do campus há o “Espaço do Estudante”. Abaixo, trazemos alguns itens importantes para este início de vida acadêmica no IFRS – Campus Caxias do Sul:

⇒ Já segue as redes sociais do campus? Por lá, também postamos novidades e oportunidades aos estudantes. Confira nossas redes e segue lá: Facebook Instagram | Twitter | YouTube

Última atualização em 28/06/2021