Início do conteúdo

ENCCEJA


O participante do ENCCEJA interessado em obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:

1 – Ter indicado a pretensão de utilizar os resultados de desempenho do exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem com a Instituição Certificadora;

2 – Ter, no mínimo, 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do ENCCEJA;

3 – Ter atingido, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento;

4 – Ter atingido, na mesma edição do exame, o mínimo de 5 pontos na Redação e o mínimo de 100 pontos na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, não existindo a possibilidade de juntar os resultados da área de Linguagens e de Redação de anos distintos.

 

Documentos necessários:

  • Formulário preenchido e assinado;
  • Cópia do(s) Boletim(ns) de desempenho do estudante no ENCCEJA;

Apresentar ORIGINAL e entregar CÓPIA (frente e verso, legíveis, com todas as assinaturas e carimbos) ou entregar CÓPIA AUTENTICADA de:

  • Documento de identidade (RG, CNH, CTPS, Passaporte);
  • Documento onde conste o nº do CPF;

 

* O prazo para emissão do documento é de até 30 dias a contar da data da solicitação.

* O documento poderá ser retirado por outra pessoa, desde que, possua procuração específica reconhecida em Cartório.

* Para fins de Certificação, podem ser utilizadas as notas de ENEM’s anteriores (2009 a 2016), desde que apresente o Boletim de desempenho. E, também, ENCCEJA’s anteriores (2006 a 2008), desde que o participante apresente a Declaração de Proficiência.

IMPORTANTE!

* A partir da edição de 2019 do ENCCEJA, orientamos ao Candidato solicitar certificação através do Sistema de Gestão de Certificados – SIGEC, pois o IFRS não realiza mais certificações. Ou enviar e-mail para a assessoria de Certificação da 4ª Coordenadoria Regional de Educação de Caxias do Sul: [email protected] Fone: 54 3220 6705/6723 Solicitando a certificação pelo Encceja e anexando foto de documento comprobatório para validação das informações, informando: Nome, RG, CPF, Filiação, Naturalidade, Data de nascimento, Telefone de Contato e E-mail do candidato.

Última atualização em 24/01/2024

Fim do conteúdo