Início do conteúdo

Apresentação


O setor de Registros Acadêmicos é o órgão subordinado à Diretoria de Ensino. Responsável  por planejar e organizar processos acadêmicos, receber, classificar, alocar a documentação acadêmica discente, mantendo atualizados os arquivos, livros de registros, sistema acadêmico. Além disso, é responsável por emitir documentos relativos à situação acadêmica do discente,  tornando viável seu funcionamento administrativo e garantindo sua legalidade e a validade de seus atos.

Aviso: O Setor de Registros não faz cópias ou impressões para alunos de trabalhos ou quaisquer documentos que não sejam os comprovantes de responsabilidade do setor.

Horário de atendimento * Durante o recesso acadêmico, o horário poderá sofrer alterações.

Localização: Bloco A2 – Sala 315

Contatos: cra@caxias.ifrs.edu.br ou (54) 3204-2112

Equipe:

  • Kelly Reis da Silva [kelly.silva@caxias.ifrs.edu.br]
  • Lucas Drower – Coordenador da CRA [lucas.drower@caxias.ifrs.edu.br]
  • Mateus Both [mateus.both@caxias.ifrs.edu.br]

 

Abono e justificativa de faltas

O aluno ou responsável deve apresentar original e cópia do documento que justifique ou abone a ausência no prazo de 4 dias úteis após o término de vigência do documento.

Os casos aceitos para abono estão previstos no art. 154, e os casos para justificativa estão previsto no art. 156 da Organização Didática do IFRS.

A justificativa da falta não anula o registro no Diário de Classe, apenas dá ao aluno o direito de realizar avaliações em outra data.

 

Acesso SIA – Sistema de Informações Acadêmicas

É por meio do SIA que o estudante tem acesso ao seu histórico, atestado de matrícula e boletins. Também é através do sistema acadêmico, que os estudantes dos cursos superiores solicitam suas rematrículas.

O login de usuário será o número de matrícula, precedido da letra a. Exemplo: a0101001.

A senha no primeiro acesso será a data de nascimento do estudante DDMMAAAA, sem barras. Exemplo: data de nascimento 01/01/2017, logo a senha será 01012017. Após o primeiro acesso, o estudante poderá alterar sua senha. No caso de esquecimento de senha, o sistema gera uma nova e a envia para o e-mail cadastrado, portanto é imprescindível que o estudante mantenha seus dados atualizados. Para consultar o passo a passo para o cadastro e matrícula clique aqui.

 

Acesso SIGAA – Sistema de Informações Acadêmicas

O aluno pode acessar no SIGAA o seus dados acadêmicos e imprimir atestados, boletins, históricos. No primeiro acesso o aluno/familiar deverá clicar em cadastre-se e preencher as informações solicitadas. Para consultar o passo a passo para o cadastro clique aqui.

 

Atividades complementares

De acordo com o PPC de cada curso, há uma carga horária a ser cumprida de atividades complementares. O aluno deverá preencher o formulário e trazer as cópias e os documentos originais.

 

Aproveitamento de estudos (cursos superiores e subsequente)

Os estudantes que já concluíram componentes curriculares poderão solicitar aproveitamento de estudos. Para participar, devem atender às exigências de edital específico, publicado semestralmente de acordo com o calendário do campus.

Maiores informações sobre aproveitamento de estudos constam nos Artigos 207 a 212 da Organização Didática do IFRS.

 

Cancelamento de matrícula

O cancelamento da matrícula (Formulário) dar-se-á por solicitação do aluno, a qualquer tempo, ou automaticamente nos casos previstos no Art. 136 da Organização Didática do IFRS. Para alunos menores de 18 anos, os pais deverão assinar o requerimento de cancelamento e trazer o atestado de vaga da nova Instituição de Ensino.

Importante: após realizar o cancelamento de matrícula, o aluno deve se dirigir à Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) – para preencher formulário de acompanhamento – e, depois, à Biblioteca.

 

Certificação de conhecimentos (cursos superiores e subsequente)

Poderão requerer certificação de conhecimentos, a fim de ser dispensado de componentes curriculares da matriz do curso, aqueles que atenderem às exigências de edital específico, publicado semestralmente de acordo com o calendário do campus.

Maiores informações sobre aproveitamento de estudos constam nos Artigos 221 a 223 da Organização Didática do IFRS.

 

Exercícios domiciliares

Terão direito à oferta de exercícios domiciliares (Formulário) estudantes que necessitarem se ausentar das aulas por um período superior a 15 dias por algum dos motivos descritos no art. 158 da Organização Didática do IFRS.

 

Quebra de pré-requisito

Fluxo para solicitação de quebra de pré-requisito.

 

Rematrícula

Para os cursos integrados ao Ensino Médio consiste na entrega de formulário com atualização de dados, a ser realizada no final de cada ano.

Para os cursos superiores e subsequente, é realizada mediante solicitação de disciplinas no SIA ou SIGAA, semestralmente, de acordo com o calendário do campus.

 

Solicitação de Dispensa da Educação Física – LDB

Poderá solicitar dispensa total das aulas de Educação Física, o(a) aluno(a) que:

I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; *
II – maior de 30 (trinta) anos de idade;
III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em outra situação similar, estiver
obrigado à prática de Educação Física; *
IV – amparado pelo Decreto-Lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969; **
V – que tenha prole.

* Casos I e III: o pedido deverá ser renovado semestralmente.
** Caso IV: o pedido perderá seu efeito após o término do prazo do laudo médico apresentado.

Documentação necessária:

  • Formulário de Solicitação de Dispensa da Disciplina de Educação Física preenchido e assinado (pelos pais, se menor de idade);
  • Documentos listados abaixo:
    I – Para empregado efetivo: cópia da Carteira Profissional, onde conste o registro empregatício e atestado emitido pelo empregador, com definição do horário de trabalho (início e fim de jornada), comprovando jornada de 6 horas diárias.
    II – Para maiores de 30 anos de idade: somente o formulário de solicitação.
    III – Para os que estiverem prestando serviço militar: atestado de prestação de serviço militar.
    IV – Para os amparados pelo Decreto-Lei nº 1.044/1969: laudo médico.
    V – Para o estudante que tenha prole: certidão de nascimento do filho(a).

Obs.: A data que entra em vigor a dispensa é a data da solicitação, desde que cumprido os requisitos.

 

Trancamento de Disciplinas  (cursos superiores e subsequente)

A partir do 2º semestre do curso, pode-se solicitar trancamento de até 50% das disciplinas via Formulário on-line.

Prazo máximo para solicitação: até 60 dias após o início do semestre.

 

Trancamento de Período Letivo (cursos superiores e subsequente)

A partir do 2º semestre do curso, pode-se solicitar o trancamento do período letivo (semestre), via Formulário on-line, por no máximo 50% do tempo do curso, o qual é contabilizado no tempo de integralização da matriz curricular.

Obs: a cada semestre o estudante deve renovar seu trancamento ou realizar a rematrícula no período divulgado pelo setor de Registros Acadêmicos.

 

Transferência ex officio

Documentos para na transferência ex officio – Lei 9.536/97

Formulário para Requerimento de Ingresso Ex Offício preenchido e assinado.

– Cópia da publicação, no Diário Oficial ou em Boletim Oficial próprio, do ato administrativo que determinou a remoção ou transferência de ofício. Obs: a remoção de ofício é aquela que a Administração por si só, sem a interferência de terceiros, determina o deslocamento em razão do interesse público

– Cópia e original do RG, CPF, certidão nascimento/casamento, título de eleitor, quitação eleitoral e comprovante de quitação com o Serviço Militar.

– Cópia e original do Histórico Escolar atualizado do estudante, fornecido pelo estabelecimento de origem, devidamente carimbado e assinado. Deve conter nota ou conceitos, carga-horária, regime de aprovação e forma de ingresso, regularidade no ENADE e reconhecimento do curso. (pode ser um atestado que comprove a regularidade do estudante no ENADE).

– Cópia e original de atestado que comprove a regularidade do vínculo escolar do estudante com o curso da IES de origem (matriculado ou com matrícula trancada).

– Cópia e original dos Conteúdos Programáticos das disciplinas cursadas com aprovação na IES de origem, devidamente assinados, que deverão ser apresentados, quando deferida a transferência.

Fim do conteúdo