Início do conteúdo

Apresentação


O que é a assistência estudantil?

A assistência estudantil – estabelecida por meio do decreto 7.234/2010 – PNAES – tem por objetivo o enfrentamento das desigualdades sociais para ampliação e democratização das condições de acesso, permanência e diplomação dos estudantes no ensino público federal, preservando o respeito à diversidade. Prioriza o atendimento às necessidades socioeconômicas, psicossociais e pedagógicas, visando à formação integral do estudante. Além de disso, busca agir preventivamente, nas situações de retenção e evasão e contribuir para inclusão social pela educação.

 

Os encaminhamentos para atendimento pelas profissionais da coordenadoria podem ser realizados por meio do formulário de encaminhamentomas a entrega deverá ser realizada pessoalmente.

 

Quem é o público alvo da Assistência Estudantil?

Estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais das Instituições Federais de Ensino Superior e dos Institutos Federais. Quanto ao programa de benefícios, são atendidos, prioritariamente, os estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita igual ou inferior um salário mínimo e meio.

 

Como se organiza a Assistência Estudantil no IFRS?

A organização da Assistência Estudantil do IFRS está estabelecida na Política de assistência estudantil do IFRS, de 03/12/2013.

 

Como acessar a Assistência Estudantil no Campus Caxias do Sul?

As ações universais podem ser acessadas por meio da participação nas atividades, projetos e palestras desenvolvidas pelo setor. Os atendimentos pedagógicos, psicológicos ou sociais, também ofertados a todos estudantes, podem ser buscados de forma espontânea pela comunidade escolar, no que se refere: infrequência, baixo rendimento escolar, desinteresse pelo aprendizado/desmotivação, dificuldade de cumprir regras e limites, atitudes e comportamentos violentos, dificuldades de relacionamento, problemas familiares, isolamento, dentre outros fatores. Já os programas de benefícios ? onde são atendidos, prioritariamente, àqueles que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica ? são ofertados por meio de Editais nos quais os estudantes precisam realizar sua inscrição.

 

Onde posso obter mais informações sobre a Assistência Estudantil?

A coordenadoria de Assistência Estudantil é o setor responsável pelo planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação da Assistência Estudantil do Campus Caxias do Sul. Sua equipe técnica é constituída por uma assistente social, uma pedagoga e uma psicóloga. A CAE está localizada no Bloco A2 – sala 319 do Campus Caxias do Sul.

 

Equipe de trabalho:

Bianca do Prado Palha – Assistente em Administração – bianca.palha@caxias.ifrs.edu.br

Camila Pellizzer – Pedagoga – camila.pellizzer@caxias.ifrs.edu.br

Gabriela de Oliveira Borges – Assistente Social CRESS/RS 10.908- gabriela.borges@caxias.ifrs.edu.br

Jocianne Giacomuzzi Pires – Psicóloga CRP 07/17421 e Coordenadora da Coordenadoria de Assistência Estudantil – jocianne.pires@caxias.ifrs.edu.br

 

contatos: assistencia.estudantil@caxias.ifrs.edu.br , Fone: (54) 3204-2109

 

Fim do conteúdo