Guias e manuais

A Política de Comunicação do IFRS foi elaborada a partir de um processo democrático, permitindo que a comunidade acompanhasse o desenvolvimento e participasse de cada uma das etapas. A partir de reuniões do Grupo de Trabalho (GT) da Política de Comunicação com o consultor externo Wilson da Costa Bueno e com a participação de servidores de outros setores – conforme os temas da Política em pauta -, foram definidos os princípios e as diretrizes que norteiam o documento. Essas definições foram compartilhadas com a comunidade e todos foram convidados a contribuir. Após quase dois anos de  intenso trabalho coletivo, a aprovação do documento ocorreu em reunião do Conselho Superior (Consup) da Instituição em 18 de agosto de 2015. Acesse o documento completo clicando no ícone do documento abaixo:

Como Faço? – Um Guia de Boas Práticas do IFRS

Como elaborar um documento oficial? Como escrever de forma mais clara e correta? Como manter boas relações institucionais? Dicas sobre esses temas que fazem parte do dia a dia no Instituto estão reunidas no Guia .

Confira vídeo com dicas do guia

O Manual de Identidade Institucional do IFRS tem como objetivo a padronização dos materiais de expediente é de grande importância para o fortalecimento da marca e deve estar de acordo com a legislação pertinente.

Formulário para cadastro de canais de comunicação vinculados ao IFRS

Se você é servidor ou aluno e gerencia ou pretende criar um canal de comunicação que tenha vinculação com o Instituto (como uma página em site de rede social, uma página na internet, um boletim enviado por e-mail….), leia a Cartilha de orientações para canais de comunicação vinculados ao IFRS (https://bit.ly/33izd84) e preencha este formulário.

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES  para canais de comunicação vinculados ao IFRS

A fim de facilitar o acompanhamento do processo de comunicação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) junto aos públicos, o setor de Comunicação mantém um cadastro dos canais vinculados ao IFRS e elaborou procedimentos básicos a serem seguidos. Se você é servidor ou aluno e gerencia ou pretende criar um canal de comunicação que tenha vinculação com o Instituto (como uma página ou perfil em rede social, um site na internet, um boletim enviado por e-mail etc), deve preencher este formulário. Qualquer dúvida, contate o setor de Comunicação de sua unidade.

Acesse a cartilha aqui!

Manual de Aplicação da Marca dos Institutos Federais – publicado em setembro de 2015

O Manual de Aplicação da Marca Instituto Federal tem como objetivo orientar e normatizar a aplicação da Marca IF em projetos gráficos.

Manual de Formatação de Carimbos – publicado em junho de 2015

O Manual de Formatação de Carimbos tem como finalidade a padronização do layout dos carimbos do IFRS, com base o Manual de Uso da Marca dos Institutos Federais

Manual de Redação da Presidência da República  – publicado em janeiro de 2009

O Manual de Redação da Presidência da República tem como objetivo orientar o poder público na redação de documentações oficiais.

Manual de Uso da Marca do Governo Federal – publicado em junho de 2016

O Manual de Uso da Marca do Governo Federal tem como objetivo orientar a aplicação da Marca em projetos gráficos.

Cartilha de redação Web – Padrões Brasil e-Gov – publicado em abril de 2010

A Cartilha de redação Web fornece recomendações de boas práticas na área digital, com o objetivo de aprimorar a
comunicação, o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de EPCT – publicado em julho de 2017

A segunda edição do Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem o objetivo de aprimorar o planejamento, a organização e a participação em eventos por parte dos integrantes da Rede.

Última atualização em 31/08/2021