Início do conteúdo

Projeto de extensão entrega materiais de higiene e equipamentos de proteção individual em comunidade indígena


O projeto extensionista do Campus Canoas Cultura e conhecimento na Terra Indígena Por Fi Gã no combate ao Coronavírus realizou, no dia 03 de junho, sua segunda ação.

Na oportunidade, os membros do projeto se uniram a outros dois projetos do Instituto Federal, dos Campi Feliz e Restinga, com o intuito de entregar itens de higiene e de proteção individual aos moradores do local.

Os visitantes foram recebidos pelo vice-cacique, o senhor Antônio, durante um almoço coletivo tradicional. Como ainda não há casos de Covid-19 na comunidade kaingang, as celebrações e atividades dentro do território e apenas entre os moradores continuam ocorrendo normalmente.

Esta segunda etapa do projeto disponibilizou à Terra Indígena Por Fi Gã 55 litros de álcool glicerinado e 200 máscaras. Estes itens foram produzidos pelo projeto Grupos colaborativos para a produção e a distribuição de antissépticos e EPI’s para os municípios do Vale do Caí, do Campus Feliz do IFRS, coordenado por Marjore Antunes. O projeto intitulado Produção de álcool gel, coordenado por Felix Nicolai Delling, do Campus Restinga do IFRS, forneceu 140 frascos de álcool gel.

Além de divulgar as ações realizadas pelo Instituto Federal, por meio dos campi que doaram materiais, foram repassadas orientações acerca do uso dos equipamentos fornecidos.

A primeira visita ocorreu em meados de maio e, na ocasião, foram entregues cestas básicas. O projeto de extensão fará ainda uma terceira visita, sem data previamente definida, ao território Kaingang localizado na cidade de São Leopoldo.

Para este terceiro momento, o objetivo é conseguir fontes de proteína alimentar, especialmente carne de frango, de acordo com pedidos feitos pela própria comunidade. Além disso, dentre as ações futuras estão a aquisição de artesanatos e a doação de materiais que serão utilizados pelos professores da escola indígena.

 

 

**O IFRS, em nome dos projetos que atuam em parceria junto à comunidade, manifestam sua solidariedade pelo falecimento do professor que atuava na Terra Indígena Por Fi Gã, Josme Fortes Konhko, ocorrido nesta semana. 

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

### Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas abaixo:

Coordenadora: Juliana da Cruz Mülling
Equipe: Dorvalino Cardoso/Comunidade Por Fi Gã, Fernando Ernesto Baggio Di Sopra/Funai/Coordenação Regional de Porto Alegre, Marcos Daniel Schmidt de Aguiar, Olívia Pereira Tavares, Xana Campos Valério

As ações empreendidas por este projeto têm como objetivo auxiliar a comunidade Kaingang Por Fi Gã, situada na cidade de São Leopoldo. Em virtude das dificuldades impostas pelo Coronavírus, o intuito é entregar às famílias alimento, produtos de higiene e limpeza, assim como incentivar os moradores a utilizarem as máscaras para se protegerem.

Além disso, serão repassadas orientações a respeito do vírus, suas formas de propagação, correta higienização das mãos, entre outras. Para auxiliar na obtenção de renda por parte dos indígenas, será realizada a compra de artesanato étnico, especialmente durante este período de pandemia.

O Campus Canoas, por intermédio de ações pedagógicas e extensionistas propostas pelo Neabi, atua junto à comunidade desde 2018. Quando as doações forem efetuadas, será gravada uma entrevista com Dorvalino Cardoso, professor da escola local, pedagogo e mestre em educação. O vídeo pretende mostrar qual é a atual situação da comunidade, a partir do estabelecimento de estratégias autônomas e da luta para vencer preconceitos. O trabalho de orientação junto às 53 famílias continuará ocorrendo por meio da aquisição de materiais artísticos, que serão introduzidos nas atividades pedagógicas desenvolvidas entre os Kaingang.

Fim do conteúdo