Início do conteúdo

Novas parcerias entre prefeitura de Canoas e IFRS começam a ser alinhavadas


Acordos de cooperação entre a prefeitura de Canoas e o campus do IFRS tiveram novo impulso na manhã desta quarta-feira, dia 16, durante a visita da vice-prefeita, Gisele Uequed, à instituição. Recebida pelo diretor-geral do Campus Canoas, Mariano Nicolao, a equipe da administração municipal reforçou a possibilidade de melhorar a sinergia entre a escola e o governo, principalmente em projetos ligados a inovação, tecnologia, meio ambiente e capacitação de servidores. Projetos desenvolvidos no campus receberam interesse da vice-prefeita e uma nova reunião para adequação às escolas municipais deve ocorrer na próxima semana.

O diretor Mariano iniciou apresentando os projetos ClarIFicando, responsável pela troca de todas as lâmpadas do campus para modelos LED, o Solis MagnIFicus, que prevê a instalação de placas de captação de energia solar, e o Pátio de Experimentos, já em atividade recolhendo água da chuva para utilização em descargas dos banheiros. Interessada nas soluções aplicadas na instituição, Gisele propôs que a técnica e experiência desenvolvidas sejam utilizadas nas 84 escolas da Rede Municipal de Ensino, as quais passarão por reformas sistemáticas. A ideia é propiciar um projeto-piloto, possivelmente na Escola Municipal Rio de Janeiro, no bairro Harmonia, estendendo-se à Praça Attilio Luiz Longhi, localizada ao lado e que já utiliza lâmpadas LED e um pomar que pode ser irrigado pela água coletada na escola.

 

Acordos na área da Tecnologia e Inovação

Na sequência do encontro, o diretor Mariano ofereceu apoio à estruturação do Parque Canoas de Inovação (PCI), uma vez que o Campus Canoas passou a fazer parte do Comitê de Governança Empreendedora do Município de Canoas. O Parque Canoas de Inovação é um cluster de empresas voltadas para o segmento de tecnologia, inovação e desenvolvimento. Quando implantado, aliará a geração de bens e serviços com conhecimento e pesquisa para atender efetivamente às necessidades de mercado. O empreendimento abrange uma área total de 250 hectares.

Nesse sentido, os estudantes, professores e pesquisadores do campus poderiam atuar nos segmentos Parque Tecnológico, Parque Científico, Parque de Serviços e Parque do Conhecimento, todos inseridos no PCI. O projeto canoense prevê espaço para formação de pessoas, núcleos especializados para universidades, laboratórios de pesquisa e Centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Mariano atentou que os modelos de parques tecnológicos, como por exemplo o TecnoPUC e o TecnoSinos, envolvem instituições de ensino e solicitou inserção do IFRS no PCI. A qualificação do campus no desenvolvimento da Pesquisa e da Extensão, a forte ligação às empresas e a aptidão de ser um organismo de capacitação seriam elementos importantes para que o IFRS contribuísse com o sucesso do empreendimento. O diretor-geral lembrou também que na última semana o Ministério da Educação anunciou o programa Novos Caminhos, que prevê aporte financeiro para estimular a pesquisa aplicada, inovação e iniciação tecnológica e criação de polos de inovação nos Institutos Federais.

_ Temos cursos como o de Superior em Logística, especialização em Gestão em Projetos e Inovação. Temos cursos na área de Informática, de Automação Industrial, entre outros. Acredito que possamos contribuir no desenvolvimento do Parque na parte de capacitação. Além disso, somos uma instituição pública, gratuita. Participar de projetos como esse é nossa missão _ complementou Mariano.

 

Treinamento de pessoal da prefeitura

Também incluído na inserção do Campus Canoas nos projetos de inovação e empreendedorismo promovidos pela prefeitura, deu-se início à possibilidade de o IFRS promover cursos de capacitação para servidores da Administração Municipal. Em princípio, foi pensada a possibilidade de treinamentos específicos para o pessoal da administração direta, estendendo no futuro para professores da rede de Ensino.

_ Acredito que dentro da administração pública isso é essencial. Podemos começar na administração direta, com os setores da prefeitura e em seguida, se possível concomitantemente, com professores. Com isso, poderão ter mais conteúdo para modificar o processo pedagógico e inovarmos com novas metodologias. Isso é o que nós precisamos _ disse a vice-prefeita.

Atualmente a Prefeitura de Canoas contratou capacitadores para a plataforma Google for Education (parte do treinamento ocorreu em espaço cedido pelo Campus Canoas). No futuro, os professores do IFRS podem ser multiplicadores do processo. Uma nova reunião para tratar sobre o assunto deve ser agendada.

 

Campus Canoas atende cerca de 1 mil estudantes

O Campus possui 70 professores, 40 técnicos-administrativos e cerca de 1 mil estudantes. A estrutura tem seis prédios ocupados: administrativos, salas de aula, convivência, laboratórios, biblioteca e almoxarifado. O novo prédio com dois andares e uma quadra poliesportiva estão prontos e aguardam mobiliário e vistorias obrigatórias para serem inaugurados.

O IFRS é a única instituição federal pública de Canoas a ofertar gratuitamente cursos de nível superior e de pós-graduação, além dos técnicos profissionalizantes integrados ao Ensino Médio. O campus ainda oferece vagas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O ingresso ocorre por meio de processo seletivo próprio (vestibular) para os cursos com Ensino Médio.

Ao ingressar, o estudante pode receber apoio financeiro para suprir necessidades possibilitando sua permanência na instituição e conclusão do curso. Os benefícios da Assistência Estudantil envolvem bolsas alimentação, transporte, saúde, creche, entre outras. Para tanto, uma equipe faz entrevistas e analisa as condições de cada estudante para definir valores.

 

Investimento em qualidade

O IFRS prioriza e incentiva a qualificação dos seus professores. Cerca de 50% do quadro docente é formado de mestres, 30% de doutores e o restante, especialistas e pós-doutores. A maioria é composta de servidores concursados, sendo que alguns possuem contratos temporários como professores substitutos àqueles que estão afastados para qualificação.

A qualidade dos cursos reflete na empregabilidade dos egressos. Alguns começam a trabalhar na área que escolheram antes mesmo de terminar os estudos. Além disso, os estudantes também comprovam a excelência na educação por meio de prêmios. Eles conquistaram recentemente medalha de ouro na Olimpíada Internacional Sem Fronteiras, e outras medalhas na Olimpíada Brasileira de Informática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, entre outros. Além das atividades de ensino, o Campus Canoas do IFRS também dá retorno à comunidade por meio de projetos de pesquisa e de ações de extensão, na qual estudantes aplicam os conhecimentos em instituições e recebem cidadãos ministrando cursos rápidos acompanhados de professores tutores.

 

REPERCUSSÃO NA IMPRENSA:

Fim do conteúdo