Início do conteúdo

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio (em extinção)


O que é o Proeja?

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante.

Criado pelo Decreto nº 5840, 13 de julho de 2006, o Proeja busca oferecer uma formação humana, no seu sentido lato, com acesso ao universo de saberes e conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos historicamente pela humanidade, integrada a uma formação profissional que permita compreender o mundo, compreender-se no mundo e nele atuar na busca de melhoria das próprias condições de vida e da construção de uma sociedade socialmente justa. A perspectiva precisa ser, portanto, de formação na vida e para a vida e não apenas de qualificação do mercado ou para ele.

 

Descrição do curso

O curso está voltado para a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, a partir:

  • Da identificação dos componentes de um computador e suas funcionalidades,
  • Do conhecimento das arquiteturas de rede e análise de meios físicos,
  • Do domínio dos dispositivos e padrões de comunicação e
  • De avaliações sobre necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes.

O suporte está voltado para a instalação, configuração e desinstalação de programas básicos, utilitários e aplicativos, realização de procedimentos de becape e recuperação de dados. O Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática tem duração de três anos, composto por um conjunto de componentes curriculares que totalizam 2.489 horas.

 

Áreas de atuação

O Técnico em Manutenção e Suporte em Informática estará capacitado a trabalhar em organizações públicas, privadas e do terceiro setor que demandem suporte e manutenção em informática ou na prestação autônoma de serviços.

 

Perfil do egresso

O egresso do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática deverá ser um profissional com competências em operação, hardware e software, com habilidades para realizar instalação e manutenção de equipamentos de informática e com atitudes para intervir criticamente na sociedade. A confiabilidade transmitida pelo técnico e a sua postura ética são fatores decisivos na valorização do profissional de informática.

 

Detalhes

Modalidade: presencial

Duração do curso: 3 anos

Turno de funcionamento: noturno

Periodicidade de oferta: anual

Número de vagas: 30

Coordenação do curso: Cleusa Albilia de Almeida (e-mail)

 

Documentos

Fim do conteúdo