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Comissão de Avaliação e Gestão de Ações de Ensino (CAGE)


A Comissão de Avaliação e Gestão de Ações de Ensino (CAGE) é o órgão que auxilia a direção de ensino nas ações inerentes aos processos concernente a esta área. A Instrução Normativa da Pró-Reitoria de Ensino PROEN nº 3, de 9 de junho de 2016, é o documento que regulamenta a criação, a composição e o funcionamento da CAGE.

 

Atribuições gerais

  • emitir pareceres, bem como acompanhar e avaliar os projetos de ensino no módulo ensino (SIEN), do Sistema de Informações e Gerenciamento de Projetos (SIGProj);
  • colaborar para o aprimoramento do desempenho das atividades de Ensino do IFRS, articuladas à pesquisa e à extensão;
  • contribuir para o desenvolvimento e a aplicabilidade da(s) política(s) institucional(is) de ensino;
  • avaliar o mérito dos projetos de ensino submetidos ao edital de fluxo contínuo;
  • homologar os projetos de ensino, submetidos ao fomento interno, concorrentes ao Programa Institucional de Bolsas de Ensino, conforme edital, para encaminhamento à Comissão Ad Hoc;
  • divulgar a classificação dos projetos de ensino, submetidos ao edital de fomento interno, concorrentes ao Programa Institucional de Bolsas de Ensino (PIBEN), conforme avaliação prévia da Comissão Ad Hoc;
  • avaliar os relatórios parciais e finais dos bolsistas e relatório final dos projetos de ensino, desenvolvidos nos editais de fomento interno e de fluxo contínuo;
  • avaliar projetos de ensino com fomento interno, quando propostos para a realização na modalidade intercampi;
  • colaborar na divulgação dos projetos de ensino, incentivando a participação dos servidores, discentes e comunidade externa;
  • participar da organização dos eventos de ensino institucionais, bem como os promovidos nos campi;
  • analisar, avaliar e emitir parecer, quando solicitados pelo diretor de Ensino, no que se refere a processos relativos ao ensino, que serão submetidos ao Conselho de Campus ou Conselho Superior do IFRS;
  • analisar, avaliar e emitir parecer sobre questões didático-pedagógicas e de ensino e de aprendizagem, quando solicitado pelo diretor de ensino.

 

O(a) diretor(a) de ensino preside a comissão e tem as atribuições de:

  • convocar as reuniões conforme a necessidade;
  • participar do processo de homologação e divulgação dos projetos de ensino;
  • acompanhar o processo de emissão de parecer, bem como a atualização de status dos projetos de ensino, pelo coordenador de ensino, por meio do sistema informatizado utilizado pelo IFRS, informando a situação da proposta (a reformular na unidade de origem / recomendado na unidade de origem / a reformular na unidade geral / recomendado na unidade geral / não recomendado na unidade geral);
  • propor normas complementares para o desenvolvimento do ensino, no âmbito do seu campus, homologadas pela CAGE;
  • cumprir e fazer cumprir o regulamento da comissão;
  • fomentar a elaboração de normas, a partir da discussão e acompanhamento das ações de ensino no campus;
  • exercer, nas reuniões, no caso de empate, o voto de qualidade.

 

São atribuições dos membros da CAGE:

  • participar da avaliação das propostas de projetos de ensino, na proposta intercampi;
  • colaborar na divulgação dos projetos de ensino, incentivando a participação dos servidores e discentes;
  • comparecer, sempre que convocado, às reuniões da CAGE;
  • na impossibilidade de participar da reunião, o membro titular deverá comunicar à presidência e ao suplente, para que este o represente;
  • na ocorrência de três faltas consecutivas, sem justificativa, o membro será desligado da CAGE.

 

Membros:

  • Alexandre Tadachi Morey / diretor de ensino
  • Omar Júnior Garcia Silveira / coordenador de ensino
  • Aline Noimann / docente (titular)
  • Aline Zulian / docente (titular)
  • Heraldo Makrakis / docente (titular)
  • Edison Silva Lima / docente (suplente)
  • Sabrina Clavé Eufrásio / técnica administrativa (titular)
  • Sandra Cristina Donner / técnica administrativa (titular)
  • Valéria Scheffer da Costa / técnica administrativa (titular)
  • Roniele Belusso / técnica administrativa (suplente)
  • Lenir dos Santos Zappas / técnica administrativa (suplente)
  • Ana Júlia Silva Soares / discente
  • Fernanda da Silva França / discente
  • Letícia dos Santos Rodrigues /discente

Portaria nº 135/2021

Última atualização em 03/09/2021

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