Início do conteúdo

Atendimento especial em pandemia


A partir da primeira segunda-feira de outubro, dia 4, a biblioteca do Campus Canoas volta a estar aberta para a comunidade acadêmica. Os atendimentos presenciais precisam ser agendados para empréstimo e devolução de livros. Não será permitido acesso ao acervo e apenas seis pessoas além dos servidores do setor poderão acessar a biblioteca simultaneamente.

A reabertura do setor se deu após a aprovação do Conselho de Campus (Concamp), via Resolução 25/2021, depois da anuência da Comissão Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19, que analisou os requisitos sanitários do município e os recursos físicos e humanos de acordo com o pontuado no documento sobre retorno gradual às atividades presenciais da Rede Federal publicado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em 10 de agosto e o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus – Covid-19, que aponta quais são os protocolos obrigatórios a serem aplicados nos espaços físicos da Instituição.

 

Setor estipulou normas baseadas em documentos e protocolos

Após reuniões de planejamento, a equipe de servidores da biblioteca publicou, nesta sexta-feira, dia 17 de setembro, documento com orientações e referências para o uso dos serviços. Entre as principais determinações, estão as que indicam que o acesso para empréstimo, reserva e devolução de materiais bibliográficos será restrito e deverá ser previamente agendado via e-mail da biblioteca (biblioteca@canoas.ifrs.edu.br). O espaço para estudo e o acervo permanece sem acesso para usuários. Não será permitido o acesso à biblioteca sem agendamento e confirmação prévia pela equipe, bem como o acesso ou permanência no local fora do horário agendado. Também estão suspensas as visitas coletivas orientadas por professores ao setor.

Ainda de acordo com o documento expedido pela equipe, os títulos devolvidos ficarão em “quarentena”, em ambiente separado, pelo período de sete dias, de acordo com os protocolos referenciados. Após esse período, retornarão ao acervo para empréstimo. As multas deverão ser pagas, exclusivamente, por Guia de Recolhimento da União (GRU), não sendo aceitas doações de livros para abatimento de multa nesse período.

Sobre a circulação, os espaços comuns deverão ter garantido o distanciamento mínimo entre os usuários de um metro. Para isso, deverão ser respeitadas as marcações no piso. Para todos será obrigatório a higienização das mãos com álcool na concentração de 70% quando da entrada na biblioteca e o uso de máscara cobrindo nariz e boca durante o tempo de permanência no ambiente.

 

Programe seu comparecimento

 

► Dia 4/10 | Início para devolução dos livros dos docentes e técnicos

Segundas, quartas e sextas-feiras: das 9h às 13h
Terça e quintas-feiras: das 15h às 19h
► Dia 13/10 | Início para devolução dos livros dos discentes

Segundas, quartas e sextas-feiras: das 9h às 13h
Terça e quintas-feiras: das 15h às 19h
► Dia 13/10 | Início dos empréstimos

Necessário agendamento e confirmação pelo e-mail da biblioteca (biblioteca@canoas.ifrs.edu.br).
Não será permitido acesso ao acervo.

Segundas, quartas e sextas-feiras: das 9h às 13h
Terça e quintas-feiras: das 15h às 19h
► Dia 13/10 | Início da oferta de computadores

Seis computadores estarão disponíveis mediante agendamento via e-mail da biblioteca (biblioteca@canoas.ifrs.edu.br).

Manhã: das 9h às 12h, nas segundas, quartas e sextas-feiras
Tarde: das 15h às 17h, nas terças e quintas-feiras
Noite: das 18h às 20h, nas terças e quintas-feiras

Planeje seus empréstimos e devoluções

ESTUDANTES

Passo 1: Verificar o horário de atendimento da biblioteca no cronograma.

Passo 2: Agendar a devolução e/ou retirada de livros com antecedência mínima de 24 horas, via e-mail da biblioteca (biblioteca@canoas.ifrs.edu.br), indicando o horário que deseja chegar. É importante que você faça uma consulta prévia do material que deseja retirar no sistema Pergamum e informe no e-mail de agendamento o título e autor, desta forma agilizaremos o seu atendimento.

Passo 3: Aguardar a equipe da biblioteca confirmar a presença e horário por e-mail. Considerando que atenderemos apenas um usuário neste horário.

Passo 4: Compareça ao campus no horário agendado. Você deve se identificar na portaria, informando que irá na biblioteca. Na portaria será confirmado a presença na planilha de Acesso Presencial de Discentes. Portanto é importante não se atrasar, pois não será permitido o seu acesso fora do horário combinado. Ao menor sinal de sintomas característicos da Covid-19, permaneça em casa.

Passo 5: Ao entrar na biblioteca, você terá um prazo máximo de 45 minutos para devolver ou retirar os livros.

Passo 6: Não esqueça de renovar os livros pelo sistema Pergamum, evitando transtornos com multas. As multas deverão ser pagas, exclusivamente, por GRU. Não serão aceitas doações de livros.

 

SERVIDORES

Passo 1: Verificar o horário de atendimento da biblioteca no cronograma.

Passo 2: Agendar a devolução e/ou retirada de livros com antecedência mínima de 24 horas, via e-mail da biblioteca (biblioteca@canoas.ifrs.edu.br), com a indicação do horário que deseja chegar. É importante que você faça uma consulta prévia do material que deseja retirar no sistema Pergamum e informe no e-mail de agendamento o título e autor, desta forma agilizaremos o seu atendimento.

Passo 3: Aguardar a equipe da biblioteca confirmar a presença e horário por e-mail. Considerando que atenderemos apenas um usuário neste horário.

Passo 4: Comparecer no horário agendado. Não se atrase, considerando o prazo de 45 minutos de permanência no espaço. Não será permitido o seu acesso fora do horário combinado.

Passo 5: Não esqueça de renovar os livros pelo sistema Pergamum, evitando transtornos com multas.

 

 

Orientações para uso dos computadores

 

Passo 1: Verificar o horário de atendimento da biblioteca no cronograma.

Passo 2: Agendar o turno (manhã, tarde ou noite) que deseja utilizar o computador da biblioteca com antecedência mínima de 24 horas, via e-mail da biblioteca (biblioteca@canoas.ifrs.edu.br).

Passo 3: Aguardar a equipe da biblioteca confirmar o seu agendamento por e-mail. Considerando que será disponibilizado seis computadores por turno para acesso, respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro.

Passo 4: Compareça no horário agendado. Você deve se identificar na portaria, informando que irá na biblioteca. Na portaria será confirmado a presença na planilha de Acesso Presencial de Discentes. Portanto é importante comparecer no horário combinado, pois não será permitido o seu acesso fora deste período. Ao menor sinal de sintomas característicos da Covid-19, permaneça em casa.

Passo 5: Você deverá permanecer utilizando o computador no máximo até o período estipulado no agendamento. Não será permitido o uso de duas pessoas no mesmo computador, sob penalidades conforme Art. 27 do regulamento da biblioteca. Durante a permanência no local manter todos os protocolos de higiene indicados para a prevenção de contágio pelo coronavírus.

 

Acervo virtual

Além do acervo físico da biblioteca do campus, o IFRS possui mais de 20 mil obras disponíveis no acervo virtual, que pode ser acessado diretamente pelo catálogo online da biblioteca. Tem também tutorial para acesso às Bibliotecas Virtuais. E no Instagram do Sistema de Bibliotecas do IFRS são divulgadas semanalmente dicas de leitura. Siga para acompanhar as sugestões.

Última atualização em 06/10/2021

Fim do conteúdo