Início do conteúdo

Publicado o quinto vídeo do Projeto “A respiração como estratégia para cultivar o bem-estar”


Neste vídeo, que encerra o conjunto de conteúdos do Projeto “A Respiração como estratégia para cultivar o bem-estar”, a professora Josiane Pasini comenta sobre a inserção gradual de novos hábitos na rotina.

E a prática que finaliza a série é a Rajas Pranayama ou Respiração Dinâmica, com a orientação de duas variações. Rajas significa movimento e é usado principalmente para iniciantes que desejam aumentar a capacidade pulmonar e também fortalecer a musculatura que é requisitada durante a respiração. O Rajas Pranayama promove uma oxigenação perfeita e desperta a consciência do corpo e da respiração, fortalece o sistema nervoso e aumenta a sensação de segurança interior, explica a docente.

 

Variação nº 1:

  • a) Inspire elevando os braços lateralmente até acima da cabeça;
  • b) Expire lentamente, baixando os braços simultânea e lateralmente sincronizando o movimento dos braços com a expiração. Esse é um dos mais simples exercícios de respiração, mas por trás desta inocente aparência ele desenvolve, aos poucos, músculos que quase não são usados no cotidiano de uma pessoa normal.

Variação nº 2:

  • a) Inspire elevando os braços lateralmente até acima da cabeça;
  • b) Expire lentamente, baixando os braços simultânea e lateralmente sincronizando o movimento dos braços com a expiração e finalizando a expiração com as mãos em Anjali Mudra (Namastê) em frente ao peito.

A professora finaliza com a seguinte mensagem:

desejamos que você possa estar verdadeiramente presente em todas as suas ações e lembre que a respiração está sempre a sua disposição, especialmente nos momentos desafiadores.

Veja também:

Fim do conteúdo