Início do conteúdo

Oportunidades de Mobilidade Internacional


Bolsas de estudos para futuros líderes brasileiros

Estão abertas as inscrições ao programa “German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders” (Bundeskanzler-Stipendium für Führungskräfte von morgen), da Fundação Alexander von Humboldt. São oferecidas 50 bolsas de estudos para futuros líderes do Brasil, da China, da Índia, da Rússia e dos EUA, atuantes em diversas áreas de conhecimento. Os escolhidos terão a oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa de um ano numa instituição alemã com bolsas no valor de 2.150 a 2.750 euros (dependendo da qualificação do candidato). Para concorrer, é preciso ter concluído um curso de graduação há não mais de 12 anos, comprovar experiência de liderança (nível iniciante) e propor um projeto de relevância social. Os benefícios cobrem despesas como passagens, moradia e curso de alemão.

Confira os detalhes do programa: https://www.humboldt-foundation.de/web/german-chancellor-fellowship.html

Inscrições até 15 de setembro de 2019.

Bolsas de estudos na Itália

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional – MAECI publicou edital para oferta de bolsas de estudo voltadas a cidadãos estrangeiros e italianos residentes no exterior para o período letivo de 2019-2020. A iniciativa busca favorecer a cooperação entre a Itália e países contemplados, entre os quais o Brasil, nos campos científico, cultural e tecnológico.

As bolsas ofertadas abrangem a realização de cursos presenciais ou de pesquisas em instituições de ensino italianas. Poderão candidatar-se estudantes interessados em cursos de graduação; cursos de alta formação profissional, artística e musical; cursos de doutorado; projetos de estudo em cotutela; e cursos de língua e literatura italiana.

A duração da bolsa na Itália poderá ser de três, seis ou nove meses, a depender da modalidade de curso escolhida. O limite de idade é de 28 anos para graduação, cursos de alta formação profissional, artística e musical e cursos de língua e literatura italiana; 30 anos para doutorado; e 40 anos para projetos em cotutela.

Aos candidatos selecionados será oferecida bolsa no valor mensal de 900 euros, além de seguro-saúde.

As candidaturas deverão ser apresentadas exclusivamente pelo portal https://studyinitaly.esteri.it, até as 14h (hora italiana) do dia 30 de maio de 2019. Maiores informações estão disponíveis na página eletrônica https://studyinitaly.esteri.it/en/call-for-procedure“.

 

Links importantes

Guia de Orientações para Viagens Internacionais – orienta os estudantes em mobilidade estudantil

Testes de Proficiência

Mobilidade Acadêmica

 

Fim do conteúdo