Início do conteúdo

Está disponível o 3° vídeo do Projeto “A respiração como estratégia para cultivar o bem-estar”


Neste vídeo, a professora Isadora Finoketti Malicheski apresenta a “Respiração do Fogo” ou “Pranayama Kapalabhati”, considerada uma técnica de energização e limpeza do corpo. A docente explica que, diferente dos exercícios respiratórios voltados ao relaxamento e meditação, esta dinâmica envolve a exalação ritmada e forçada através da contração do baixo-ventre.

A prática desta respiração controlada promove excelente oxigenação, despertar do corpo e aumento da disposição, portanto é preferível fazê-la logo ao acordar ou ao longo do dia. Assim como os demais pranayamas, devemos atentar à postura correta e respiração exclusiva pelas narinas, recomenda.

De início, é comum sentir certo desconforto em coordenar os movimentos dos músculos do peito com os do abdômen e até mesmo cansaço. Entretanto, ao longo da prática as sensações tendem a se estabilizar e o exercício pode ser facilmente dominado. Por promover uma respiração acelerada em relação ao habitual, deve ser evitada por gestantes, hipertensos e cardiopatas, alerta a professora Isadora.

 

Veja também:

Fim do conteúdo