Início do conteúdo

Educação a Distância (EaD)


A Educação a Distância é uma modalidade de educação na qual professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo. A maior parte da comunicação professor-aluno e aluno-aluno é realizada por meio de uma tecnologia. Esta modalidade de educação, portanto, é efetivada através do uso intenso de tecnologias de informação e comunicação, podendo ou não apresentar momentos presenciais. O Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) é uma tecnologia voltada a atender tantos os professores quanto os alunos. Através de um conjunto de ferramentas online, os professores são capazes de disponibilizar conteúdos, solicitar e receber trabalhos, avaliar tarefas submetidas e comunicar-se com os alunos. Os alunos, em contrapartida, podem acessar os materiais das aulas, realizar as atividades avaliativas e conversar com os professores. Alguns exemplos de AVEAs incluem Moodle, TelEduc, Solar e Amadeus. No IFRS, utilizamos o Moodle.

A Educação a Distância permite, desta forma, atender grandes quantidades de alunos, de forma efetiva e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos. O fator social que envolve a Educação a Distância também é muito importante, pois permite o acesso ao sistema àqueles que vêm sendo excluídos das instituições de ensino por morarem longe das escolas ou por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula, uma vez que a modalidade de Educação a Distância contribui para a formação de profissionais sem deslocá-los de suas cidades.

Nesse contexto, a Educação a Distância tornou–se um instrumento fundamental de promoção de oportunidades para os alunos e para as instituições de ensino. Assim, a Educação a Distância atualmente é praticada nos mais variados setores, a saber:no Ensino Superior, em universidades abertas, universidades virtuais, treinamento governamentais, cursos abertos, livres, etc.

VEJA MAIS

Fim do conteúdo