Sobre a Biblioteca

Em 22 de outubro de 2013, foram inauguradas as novas instalações da Biblioteca do Campus Bento Gonçalves, denominada nesta data de Biblioteca Firmino Splendor, em homenagem ao professor, hoje aposentado, Firmino Splendor. Desde então, alunos e servidores da Instituição passaram a contar com modernas instalações de biblioteca, em um prédio totalmente novo, que compreende uma área de 1.247 m² divididos em dois pavimentos, no qual a biblioteca ocupa o andar superior com 623,98 m².

O espaço foi projetado para atender todas as necessidades da comunidade escolar, o que inclui elevador, computadores para uso dos alunos, salas individuais de estudos e mobiliário diferenciado: as cores das estantes e dos sofás são em vermelho para remeter a uva e ao vinho, uma característica do acervo especializado na área de Viticultura e Enologia, bem como da região de Bento Gonçalves. É importante ressaltar que a Biblioteca do Campus Bento Gonçalves, agora Biblioteca Firmino Splendor, foi à primeira do Brasil a possuir um acervo especializado na área.

A Biblioteca Firmino Splendor faz parte do Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SiBIFRS), que é composto por todas as bibliotecas dos 17 campi que integram o Instituto.

A biblioteca está aberta para consulta local a toda comunidade. O empréstimo de livros e outros documentos está disponível apenas para alunos e servidores do IFRS.

Documentos referentes ao uso da Biblioteca Firmina Splendor

Resolução nº 036, de 20 de junho de 2017, do Consup – Regimento Interno do Sistema de Bibliotecas do IFRS – SiBIFRS

IN 003/2017 Normas para a cobrança de multa no atraso da devolução de materiais no Sistema de Bibliotecas do IFRS

Regulamento de uso da Biblioteca Firmino Splendor