Artigo sobre elaboração de vinho base para espumante é publicada em revista internacional

Foi publicado na Revista LWT – Food Science and Technology, o artigo Effect of mixture of fining agents on the fermentation kinetics of base wine for sparkling wine production: Use of methodology for modeling, de autoria do ex estudante do Campus Bento Gonçalves Angelo Gava, que atualmente é mestrando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs, o professor do Campus Bento Gonçalves Prof. Dr. Evandro Ficagna e o também Prof. Dr. Dionísio Borsato da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

A revista suiça LWT é um dos periódicos de maior prestígio do mundo na área de alimentos e de nutrição e faz parte do grupo Elsevier. Possui Fator de Impacto de 4,006 e é classificada como A1 pela Capes. A pesquisa foi inteiramente desenvolvida no Campus Bento Gonçalves e contou com auxílio financeiro e bolsa, sendo que os laboratórios de Enologia e Microbiologia, bem como a vinícola-escola e o vinhedo foram envolvidos no
projeto.

O artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso do aluno de Tecnologia em Viticultura e Enologia – Angelo Gava, orientado pelo professor Evandro Ficagna. O texto científico é focado na elaboração de vinho base para espumante, e é apresentado em duas etapas. A primeira descreve uma nova metodologia para modelagem da cinética fermentativa e obtenção de parâmetros da fermentação. A segunda envolve delineamento específico para misturas buscando a otimização do emprego de três clarificantes (Carvão, Bentonite e PVPP) para melhorar a atividade fermentativa.

De acordo com o professor Evandro, a publicação é fruto de diferentes pesquisas desenvolvidas ao longo da última década dentro do IFRS, em especial do projeto “Aplicação do delineamento simplex-centróide no estudo da influência de clarificantes sobre a cinética fermentativa de vinho base para espumante”, coordenado pelo professor e que teve o aluno Angelo como bolsista.

Segundo Angelo, sua participação em inúmeros projetos dentro da instituição, desde os tempos de estudante do ensino técnico até completar sua graduação, contribuiu para o desenvolvimento e consolidação do trabalho publicado, bem como para seu ingresso como mestrando no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (UFGRS) no início deste ano. Segundo o professor Evandro, o trabalho obteve resultados satisfatórios e sua metodologia servirá como base para futuras pesquisas envolvendo vinhos, microbiologia e fermentação. Evandro ressaltou ainda, a importância do envolvimento dos alunos em projetos de pesquisa e da divulgação dos projetos desenvolvidos no IFRS para toda a comunidade acadêmica. Apesar dos contratempos da pandemia, os autores estão envolvidos em novos projetos e parcerias, trabalhando as temáticas microbiológicas e fermentativas, buscando consolidar a instituição como desenvolvedora e difusora de técnicas e tecnologias.

O artigo completo pode ser acessado pelo link: https://authors.elsevier.com/a/1bK-J5O41Wh10