Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específica (Napne)

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, criado por portaria instituída em cada campus, é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na Instituição. Consideram-se pessoas com necessidades educacionais específicas todas aquelas cujas necessidades educacionais se originam em função de deficiências, de altas habilidades/superdotação, transtornos globais de desenvolvimento e outros transtornos de aprendizagem.

Os NAPNEs são facilitadores e disseminadores de ações inclusivas, buscando a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar, sua permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão.

A Resolução Consup nº 020/2014 aprova o Regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

No Campus Alvorada, o NAPNE  passa a existir  após aprovação da Resolução 08/2020 do Conselho de Campus –CONCAMP, que prevê o desmembramento do até então Núcleo de Ações Afirmativas – NAAf.

Contato: [email protected]

Última atualização em 17/10/2023