Exposição itinerante “Liberdade Ltda” está aberta à visitação no Campus Alvorada

Até o dia 7 de junho, o Campus Alvorada recebe a exposição itinerante “Liberdade Ltda” – uma homenagem aos 40 anos de trabalho do fotojornalista Jorge Aguiar. São três ênfases da trajetória do documentarista:  “O fio da navalha”, que retrata a vida de pessoas que dependem de um aterro sanitário para promover seu sustento e esbarram na limitação social e cultural para o desenvolvimento saudável e digno; “Meio-fio – Vida de Cadeirante”, que mostra a história de jovens cadeirantes que, apesar da limitação imposta pelas condições físicas e da própria cadeira de rodas, conseguem viver de forma “limitadamente normal”; e “Um Mergulho no Inferno”, com imagens dentro do presídio central (Porto Alegre), um lugar onde os conceitos de liberdade são levados para outro extremo. Entre as imagens, há algumas registradas em Alvorada como, por exemplo, no aterro sanitário.

Para o diretor-geral do Campus Alvorada, Fabio Azambuja Marçal, é um orgulho para a unidade receber a exposição, intensificar o diálogo com as comunidades, especialmente entre a acadêmica e artística.

Em sua fala no lançamento da mostra, o curador Cleverson Ferreira, ex-morado de Alvorada, disse emocionado que não esperava espaço como o Campus no município e que encontrou abertura na instituição para as fotografias do Jorge Aguiar.

O autor das imagens também se manifestou muito feliz por conseguir expor em Alvorada, cidade pela qual tem muito carinho e que já lhe rendeu prêmios como o da Unesco (na França) conquistado com registros no bairro Umbu.

O coordenador do curso técnico em Processos Fotográficos, André Furtado; o vereador de Alvorada Cristiano Schumacher; membros das comunidades acadêmica e externa participaram do lançamento da exposição.

Nos dias 17 e 25 de maio (manhã e tarde respectivamente) será oferecida a oficina “Revelando a arte fotográfica e a lapidação do olhar”. Durante a atividade, ministrada pelo fotógrafo Jorge Aguiar, serão abordadas questões técnicas (equipamentos, enquadramento, iluminação, foco, obturador…) e processo criativo com ênfase no olhar de quem registra a fotografia. Todos interessados podem participar das oficinas. As inscrições ficarão abertas até 12 horas antes do início da atividade.

Jorge Aguiar é um fotógrafo de rua, que gosta de fotografar gente, capturar sentimento e eternizar o momento.

Confira fotos da abertura no perfil do Campus Alvorada no facebook.