Início do conteúdo

Unidade Urbana do Campus Sertão é tema de reunião na Reitoria


As obras da Unidade Urbana do Campus Sertão e a possível oferta de um curso de bacharelado em medicina veterinária na unidade foram temas abordados em reunião na Reitoria do IFRS nesta segunda-feira, 7 de agosto de 2017. O reitor Osvaldo Casares Pinto recebeu o deputado estadual Gilberto Capoani; o prefeito de Sertão, Edson Luiz Rossatto; o coordenador de Cultura de Sertão, Frederico Luciano Souza. Participaram ainda o procurador-chefe do IFRS, Albert Caravaca; e, do Campus Sertão, o diretor-geral, Odair José Spenthof; o coordenador-geral de Ensino, Clever Variani; e o diretor de administração e planejamento, Leandro Colombieli.

Capoani e Rossatto propuseram uma parceria com o IFRS para buscar, junto ao governo federal, recursos extraordinários específicos para a obra e viabilizar a contratação de servidores para o funcionamento da unidade, bem como a oferta do curso de medicina veterinária. Afirmaram que pretendem levar o assunto para a bancada federal gaúcha, salientando a importância do Instituto Federal e do possível curso de veterinária para Sertão e para toda a região Norte do Estado.

O reitor Osvaldo destacou que a instituição enfrenta falta de recursos tanto para investimento quanto para custeio e por isso as obras previstas não puderam ser concluídas.

O terreno destinado para a Unidade Urbana do Campus Sertão tem cerca de 10 mil m². A assinatura do termo de doação pela Prefeitura Municipal ocorreu no dia 02 de março de 2010. A assinatura do contrato com a construtora vencedora do primeiro processo licitatório ocorreu em dezembro de 2012. No entanto, a empresa foi à falência e o projeto passou por várias dificuldades. Atualmente, a redução nos repasses de orçamento vem limitando a utilização dos recursos do campus apenas para a manutenção dos serviços essenciais.

Fim do conteúdo