Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Carta de Serviços ao Cidadão > Formas de Ingresso

Pesquise aqui
Início do conteúdo

O ingresso aos cursos no IFRS acontece através de Processo Seletivo próprio (provas), via nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Cursos técnicos Integrados - através de Processo Seletivo (prova)

Cursos Técnicos Subsequentes - 50% através de Processo Seletivo (prova) e 50% através da nota do Enem.

Cursos Superiores - 50% através de Processo Seletivo e 50% através do SISU.

EaD - através de sorteio público entre os inscritos em cada polo

 

3.1.1 Processo Seletivo

O Processo Seletivo (prova) para ingresso de alunos ocorre duas vezes ao ano. Todas as informações necessárias aos candidatos e as informações atualizadas sobre o processo são disponibilizadas no site de ingresso.

 

Isenção do valor da inscrição

Poderá ser concedida isenção do valor de inscrição para o Processo seletivo ao candidato carente que comprove essa condição, segundo critérios pré-determinados pela instituição e que podem ser consultados junto aos Campi. As solicitações de isenção de valor de inscrição deverão ser feitas no período estabelecido em editais próprios.

 

3.1.2 Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

 

3.1.3 Enem

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, o resultado do exame é utilizado como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria: ouvidoria@ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3449-3300