Comissão de Ética no Uso de Animais

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-IFRS)

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-IFRS) foi implantada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul seguindo os princípios legais, definidos pela Lei 11.794/2008, que norteiam o uso de animais vertebrados em atividades didáticas e científicas. As atribuições e competências da CEUA-IFRS seguem a Lei 1.794/2008 e demais Resoluções do CONCEA ? Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal. A CEUA-IFRS tem sede no Câmpus Sertão e cumpre as determinações do Regimento Interno da CEUA-IFRS, aprovado pelo CONSUP.

Todas as atividades didático-científicas que, no âmbito do IFRS, utilizarem animais vertebrados (filo Chordata, subfilo Vertebrata) somente poderão ser realizadas mediante aprovação prévia do protocolo pela CEUA-IFRS.

O projeto ou plano de aula protocolado será encaminhado a um relator, membro da CEUA, que elaborará um parecer consubstanciado quanto à adequação aos princípios bioéticos e diretrizes legais para utilização de animais vertebrados em atividades didático-científicas. O presente parecer será apreciado pela CEUA, e poderá ser referendado ou não pela comissão, que emitirá parecer.

Cabe salientar que os protocolos em andamento não serão analisados pela CEUA-IFRS

Importante: o solicitante deve anexar uma declaração assinada de que o protocolo ainda não foi iniciado.

A CEUA-IFRS informa que as reuniões da comissão ocorrem toda a segunda sexta-feira de cada mês. Todos os protocolos de atividades didático-científicas submetidos até ao último dia útil de cada mês serão avaliados na reunião do mês seguinte. Os protocolos deverão ser encaminhados para a CEUA-IFRS no Câmpus Sertão e para agilizar o processo pode ser enviado digitalizado para o e-mail: ceua@ifrs.edu.br

CEUA-IFRS informa que conforme orientação do CONCEA e em conformidade com a “Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais para Fins Científicos e Didáticos – DBCA” a aprovação para repetir uma atividade específica que pode envolver diferentes alunos, horários, locais ou animais será concedida pela CEUA, semestralmente, para cada período solicitado. Todas as atividades científicas ou didáticas envolvendo animais requerem a aprovação prévia de uma CEUA.

REGIMENTO DA CEUA-IFRS – Aprovado pela Resolução CONSUP nº 004, de 27 de fevereiro de 2013.

PORTARIA Nº 165, de 17 de fevereiro de 2014 – Designa servidores para constituirem a CEUA-IFRS

Contatos CEUA-IFRS

Endereço: Rodovia RS 135, Km 25 – Distrito Engenheiro Luiz Englert, CEP: 99170-000, Sertão/RS

E-mail: ceua@ifrs.edu.br

– Drª. Rosilene Rodrigues Kaizer Perin (área: Bioquímica – câmpus Sertão)

– Dr. Juliano Hideo Hashimoto (área: Produção Animal – câmpus Sertão)

– Drª. Juliana dos Santos (área: Nutrição de Ruminantes e Produção Animal – câmpus Sertão)

– Drª. Fernanda Alves de Paiva (área: Nutrição e Fisiologia Animal câmpus Sertão)

– Me. Elísio de Camargo Debortoli (área: Reprodução Animal – câmpus Sertão)

– Me. Eliézer José Pegoraro (área: Sanidade Animal – câmpus Ibirubá)

– Me. Roberto Valmorbida de Aguiar (área: Biologia Geral, Ecologia – câmpus Sertão)

– Drª. Rosangela Poletto Cattani (área: Etologia e bem-estar animal – câmpus Sertão)

– Dr. Jorge Nunes Portela (área: Zootecnia – câmpus Bento Gonçalves)

– Drª. Marleide Costa Canizares (área: Zootecnia – câmpus Bento Gonçalves)

– Drª. Raquel Teresinha Czamanski (área: Medicina Veterinária Preventiva – câmpus Bento Gonçalves)

– Marcelle Nogueira Toscani de Raya Nedel – representante de Sociedade Protetora dos Animais

Formulários

Formulário para solicitação de autorização para uso de animais-IFRS

RequerimentoIFRS

Declaração início das atividades

Extrato de Parecer Nº 63/2014 – Deferimento do pedido de credenciamento.

EDITAL 001/2016 – PROCESSO ELEITORAL DE ESCOLHA DE COORDENAÇÃO DA CEUA DO IFRS

A Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (CEUA-IFRS), no uso das atribuições conferidas pelo regimento e em conformidade com a Resolução nº 004 de 27 de fevereiro de 2013 e Portaria n° 165, de 17 de fevereiro de 2014, torna pública a abertura de processo eleitoral para candidatura a Coordenador e Vice-Coordenador da CEUA-IFRS.

EDITAL 001/2016 – PROCESSO ELEITORAL DE ESCOLHA DE COORDENAÇÃO DA CEUA DO IFRS

Anexos do Edital 01/2016