Início do conteúdo

Redistribuição


Informações Gerais

Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

  • interesse da administração;
  • equivalência de vencimentos;
  • manutenção da essência das atribuições do cargo;
  • vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades;
  • mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional;
  • compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.

Os órgãos e entidades deverão instruir o processo administrativo, observando os preceitos acima identificados, além dos seguintes requisitos:

  • O cargo redistribuído não pode ser enquadrado em outro plano de carreira e em plano especial de cargos ou carreira para os quais se exija concurso público específico.
  • A redistribuição deverá observar a legislação específica dos cargos, das carreiras e dos órgãos ou entidades envolvidas.
  • Na redistribuição de cargo ocupado ou vago deverá haver a oferta de cargo efetivo, ocupado ou vago, observados os requisitos do caput.
  • Na redistribuição de cargo ocupado, deverá haver concordância expressa dos servidores ocupantes dos cargos.

O cargo ocupado somente poderá ser redistribuído se o servidor que o ocupa preencher os seguintes requisitos:

  • não esteja em gozo de licença ou afastamento;
  • tenha cumprido o período de três anos do estágio probatório;
  • não houver sido redistribuído nos últimos três anos.

 

BASE LEGAL: 

Lei 8.112/90 – Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

Portaria SEGRT/MGI nº 619, de 9 de março de 2023 – Estabelece orientações e procedimentos aos órgãos e entidades sobre a redistribuição de cargos efetivos ocupados e vagos no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

NOTA TÉCNICA Nº 70/2023/MOV/COLEP/CGGP/SAA

 

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAR REDISTRIBUIÇÃO:

1. Servidores (docentes ou técnico-administrativos) de outras Instituições Federais de Ensino interessados em solicitar redistribuição para o IFRS:

a) Por código de contrapartida (um cargo ocupado e outro cargo vago): o trâmite é disciplinado pela chamada pública de redistribuição.

b) Por permuta (dois cargos ocupados): o contato inicial ocorre entre os servidores, não há envolvimento do IFRS. Após contato, os interessados em abrir processo de redistribuição para o IFRS deverão apresentar para a Coordenadoria de Mobilidade a documentação exigida pelas instituições.
Vai ser aberto/iniciado um processo só, por uma das instituições, com os documentos dos servidores interessados. O processo poderá ser aberto em qualquer uma das instituições envolvidas, na sequência, o processo é tramitado para a outra.

 

2. Servidores (docentes ou técnico-administrativos) do IFRS interessados em solicitar redistribuição para outra Instituições Federais de Ensino:

a) Por código de contrapartida (um cargo ocupado e outro cargo vago):  o processo deverá obrigatoriamente ser aberto pela instituição de interesse, sendo necessário que o servidor entre em contato com a instituição para a qual pretende ser redistribuído (a) e verifique qual a documentação exigida para instruir o processo. A solicitação é analisada na instituição de destino e posteriormente encaminhada ao IFRS para análise e parecer quanto à viabilidade ou não do pleito.

b) Por permuta (dois cargos ocupados):  o contato inicial ocorre entre os servidores, não há envolvimento do IFRS. Após contato, interessados em abrir processo de redistribuição do IFRS para outra instituição deverão apresentar para a Coordenadoria de Mobilidade a documentação exigida pelas instituições (IFRS e outra).
Vai ser aberto/iniciado um processo só, por uma das instituições, com os documentos dos servidores interessados. O processo poderá ser aberto em qualquer uma das instituições envolvidas, na sequência, o processo é tramitado para a outra.

 

FLUXOS DOS PROCESSOS

REDISTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES POR PERMUTA (DO IFRS PARA OUTRA INSTITUIÇÃO OU DE OUTRA INSTITUIÇÃO PARA O IFRS)

REDISTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES POR CONTRAPARTIDA DE CÓDIGO VAGO (SOMENTE DO IFRS PARA OUTRA INSTITUIÇÃO)

 

 

Última atualização em 24/04/2023

Fim do conteúdo