Início do conteúdo

Testes de Proficiência


PROFICIÊNCIA EM INGLÊS

 

Existem diversos testes e exames cujo objetivo é nivelar o conhecimento em língua inglesa do candidato, ou seja, indicar em que nível de proficiência o estudante está, e alguns exemplos são:

•  TOEFL IBT, TOEFL PBT, TOEIC, IELTS, Duolingo English Test, entre outros

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ITP (Institutional Testing Program) além de proporcionar admissão em instituições de ensino estrangeiras também pode ser usado para diagnóstico do nível de língua inglesa daqueles que o realizam.

O teste é aplicado em formato de papel, tem duração de 2 horas e todas as perguntas são em formato de múltipla escolha, com quatro alternativas por questão. O TOEFL ITP avalia as habilidades dos candidatos em três áreas:

    • Compreensão auditiva: mensura a habilidade do candidato em entender o Inglês falado em situações de faculdades e universidades.
    • Estrutura e Expressão Escrita: mensura o reconhecimento do candidato em selecionar pontos de estrutura e gramática dentro dos padrões do Inglês escrito.
    • Compreensão Escrita e de Leitura: mensura a habilidade de leitura e entendimento de materiais escrito em contexto acadêmico.

Na página:   http://www.ets.org  é possível conferir datas e as cidades do país onde o TOEFL é realizado, bem como o seu custo.

•  TOEIC (Teste of English for International Communication)

Administrado por uma subsidiária do Educational Testing Service (New Jersey).  Criado posteriormente ao TOEFL é mais direcionado àqueles que buscam a proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. Página oficial: http://www.toeicbrasil.com.br.

O Teste TOEIC® Listening & Reading é uma prova em papel, com 200 questões de múltipla escolha.

•  IELTS (International English Language Testing System) e CPE (Certificate of Proficiency in English)

São os dois exames britânicos mais conhecidos. O IELTS é oferecido em duas versões: academic – para quem vai estudar no exterior, semelhante ao TOEFL; e general, para quem pretende imigrar. O IELTS e o conjunto de exames CPE são de responsabilidade da University of Cambridge Local Examinations Syndicate (UCLES), um departamento da Universidade de Cambridge (UK), em conjunto com o British Council, e predomina na Inglaterra, demais países do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. O CPE é o mais avançado de um conjunto de cinco exames criados para avaliar diferentes níveis de proficiência em inglês, também de responsabilidade do UCLES. Embora o CPE sirva também para comprovar a proficiência em inglês de candidatos a cursos superiores no Reino Unido, seu objetivo é mais genérico, sendo muito procurado na Europa por aqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho.

Páginas oficiais: https://www.ielts.orghttp://www.cambridgeenglish.org/br/exams/proficiency.

  • Duolingo English Test

O Duolingo English Test é uma ferramenta moderna de proficiência de idiomas projetada para atender aos alunos e às instituições internacionais de hoje. Ele oferece uma pontuação de proficiência em inglês, uma entrevista por vídeo e uma amostra de escrita obtidas durante um teste acessível, eficaz e seguro. O teste já é aceito em várias instituições de ensino, principalmente, nas instituições canadenses.

Página oficial: https://englishtest.duolingo.com/pt.

 

PROFICIÊNCIA EM ITALIANO

 

Para a língua italiana são dois os principais testes de proficiência:

•  CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana)

Emitido pela Universidade de Perugia. O certificado é dividido em seis níveis, sendo o A1 o mais baixo e C2 a proficiência. Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral.

•  CILS (Certificato di Italiano Come Lingua Straniera)

Emitido pela Universidade de Siena. O certificado é dividido em seis níveis, sendo o A1 o mais baixo e C2 a proficiência. Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral.

Estes dois certificados são validados pelo governo italiano. Enviados para correção na Itália, eles servem para comprovar a fluência dos aprovados para qualquer atividade. São realizados duas vezes por ano: em junho, com inscrições abertas até abril; e novembro, com inscrições até setembro. O prazo para recebimento do resultado é de quatro meses, além de outros dois meses para a chegada do certificado.

Informações adicionais:

Embaixada da Itália no Brasil
Sezione Culturale – SES
Av. das Nações, Lote, 30 – CEP. 70420-900
Brasilia – DF
Tel : (0XX61) 443-0044 – Fax: (0XX61) 443-1231
E-mail:  [email protected]

Instituto Italiano de Cultura de São Paulo
Rua Frei Caneca, 1071 – CEP. 01307-003
São Paulo – SP
Tel: (0XX11) 285-6933 – Fax: (0XX11) 287-0516
E-mail: [email protected]
Homepage: www.iicsp.org

Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro
Av. Pres. Antonio Carlos, 40 – CEP. 20020-010
Rio de Janeiro – RJ
Tel: (0XX21) 532-2146 – Fax: (0XX21) 262.90.17
E-mail: [email protected]
Homepage: www.iicrio.org.br

 

PROFICIÊNCIA EM ESPANHOL

 

•  DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira)

O DELE é o teste oficial de avaliação do grau de fluência em espanhol, emitido e reconhecido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha.

Instituto Cervantes (http://dele.cervantes.es/en) é a instituição responsável pelos exames no Brasil, e a University of Salamanca (http://www.usal.es/webusal) é a responsável pela elaboração, correção e classificação final do teste.

 

PROFICIÊNCIA EM FRANCÊS

 

•  DELF e DALF (Diplôme d’études en langue française e Diplôme approfondi de langue française)

O DELF e o DALF são diplomas oficiais emitidos pelo ministério da Educação nacional. Eles são compostos por seis diplomas independentes que atestam diferentes níveis linguísticos nas quatro competências. Esses diplomas não têm data de validade, eles possuem validade vitalícia.

•  TCF (Test de connaissance du français)

O TCF é o teste oficial do ministério da educação nacional. O teste é concebido pelo Centre international d’études pédagogiques (CIEP) e, em alguns países, algumas etapas podem ser feitas on-line e à distância. Os resultados do TCF são válidos por dois anos.

Mais informações relativas ao DELF, DALF e TCF podem ser obtidas nos sites das unidades das Alianças Francesas, centros oficiais de aplicação dos exames no Brasil.

Última atualização em 21/05/2021

Fim do conteúdo