Início do conteúdo

Testes de Proficiência


PROFICIÊNCIA EM INGLÊS

Existem diversos testes e exames cujo objetivo é nivelar o conhecimento em língua inglesa do candidato, ou seja, indicar em que nível de proficiência o estudante está, e alguns exemplos são:

•  TOEFL IBT, TOEFL PBT, TOEIC, IELTS, entre outros

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ITP (Institutional Testing Program) além de proporcionar admissão em instituições de ensino estrangeiras também pode ser usado para diagnóstico do nível de língua inglesa daqueles que o realizam.

O teste é aplicado em formato de papel, tem duração de 2 horas e todas as perguntas são em formato de múltipla escolha, com quatro alternativas por questão. O TOEFL ITP avalia as habilidades dos candidatos em três áreas:

Compreensão auditiva: mensura a habilidade do candidato em entender o Inglês falado em situações de faculdades e universidades.

Estrutura e Expressão Escrita: mensura o reconhecimento do candidato em selecionar pontos de estrutura e gramática dentro dos padrões do Inglês escrito.

Compreensão Escrita e de Leitura: mensura a habilidade de leitura e entendimento de materiais escrito em contexto acadêmico.

Na página   http://www.ets.org  é possível conferir datas e as cidades do país onde o TOEFL é realizado, bem como o seu custo.

•  TOEIC (Teste of English for International Communication)

Administrado por uma subsidiária do Educational Testing Service (New Jersey).  Criado posteriormente ao TOEFL é mais direcionado àqueles que buscam a proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. Página oficial: http://www.toeicbrasil.com.br.

O Teste TOEIC® Listening & Reading é uma prova em papel, com 200 questões de múltipla escolha.

•  IELTS (International English Language Testing System) e CPE (Certificate of Proficiency in English)

São os dois exames britânicos mais conhecidos. O IELTS é oferecido em duas versões: academic – para quem vai estudar no exterior, semelhante ao TOEFL; e general, para quem pretende imigrar. O IELTS e o conjunto de exames CPE são de responsabilidade da University of Cambridge Local Examinations Syndicate (UCLES), um departamento da Universidade de Cambridge (UK), em conjunto com o British Council, e predomina na Inglaterra, demais países do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. O CPE é o mais avançado de um conjunto de cinco exames criados para avaliar diferentes níveis de proficiência em inglês, também de responsabilidade do UCLES. Embora o CPE sirva também para comprovar a proficiência em inglês de candidatos a cursos superiores no Reino Unido, seu objetivo é mais genérico, sendo muito procurado na Europa por aqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho.

Páginas oficiais: https://www.ielts.org e http://www.cambridgeenglish.org/br/exams/proficiency.

 

PROFICIÊNCIA EM ITALIANO

Para a língua italiana são dois os principais testes de proficiência:

•  CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana)

Emitido pela Universidade de Perugia. O certificado é dividido em seis níveis, sendo o A1 o mais baixo e C2 a proficiência. Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral.

•  CILS (Certificato di Italiano Come Lingua Straniera)

Emitido pela Universidade de Siena. O certificado é dividido em seis níveis, sendo o A1 o mais baixo e C2 a proficiência. Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral.

Estes dois certificados são validados pelo governo italiano. Enviados para correção na Itália, eles servem para comprovar a fluência dos aprovados para qualquer atividade. São realizados duas vezes por ano: em junho, com inscrições abertas até abril; e novembro, com inscrições até setembro. O prazo para recebimento do resultado é de quatro meses, além de outros dois meses para a chegada do certificado.

Informações adicionais:

Embaixada da Itália no Brasil
Sezione Culturale – SES
Av. das Nações, Lote, 30 – CEP. 70420-900
Brasilia – DF
Tel : (0XX61) 443-0044 – Fax: (0XX61) 443-1231
E-mail:  embitcult@embitalia.org.br

Instituto Italiano de Cultura de São Paulo
Rua Frei Caneca, 1071 – CEP. 01307-003
São Paulo – SP
Tel: (0XX11) 285-6933 – Fax: (0XX11) 287-0516
E-mail: italcultursp@italcultursp.org
Homepage: www.iicsp.org

Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro
Av. Pres. Antonio Carlos, 40 – CEP. 20020-010
Rio de Janeiro – RJ
Tel: (0XX21) 532-2146 – Fax: (0XX21) 262.90.17
E-mail: iic@iicrio.org.br
Homepage: www.iicrio.org.br

 

PROFICIÊNCIA EM ESPANHOL

•  DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira)

O DELE é o teste oficial de avaliação do grau de fluência em espanhol, emitido e reconhecido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha.

Instituto Cervantes (http://dele.cervantes.es/en) é a instituição responsável pelos exames no Brasil, e a University of Salamanca (http://www.usal.es/webusal) é a responsável pela elaboração, correção e classificação final do teste.

Fim do conteúdo