Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI)

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, criado por portaria instituída em cada campus, é um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa.

Atualmente todos os campi implantados possuem NEABIs institucionalizados.  São algumas competências dos NEABIs:

• Promover encontros de reflexão e capacitação de servidores para o conhecimento e valorização da história dos povos africanos, da cultura afro-brasileira e da cultura indígena, na constituição histórica e cultural do país;
  • Promover a realização de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, relacionadas a temática;
  • Propor ações que levem a conhecer o perfil da comunidade interna e externa dos campi nos aspectos étnico-raciais;
  • Auxiliar na implementação das leis que estabelecem a cultura afro-brasileira e indígena como pontos de estudo e atividades no currículo escolar;
  • Buscar a implementação de projetos de valorização e reconhecimento dos sujeitos negros e indígenas no contexto dos campi;
  • Possibilitar o desenvolvimento de conteúdos curriculares, extracurriculares e pesquisas com abordagem multi e interdisciplinares sobre a temática de forma contínua;
  • Colaborar em ações que levem ao aumento do acervo bibliográfico relacionado a educação plurimétrica nos campi;
  • Organizar espaços de conhecimento, reconhecimento e interação com grupos étnico-raciais;
  • Revisar documentos dos campi, sempre buscando a inserção e atualização dos mesmos no que compete as questões étnico-raciais;
  • Propor e participar de eventos de outras instituições, como também de movimentos sociais que envolvam questões relacionadas a cultura afro-brasileira e indígena.

Na sequencia, está disponível o regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRS, a instrução normativa que regulamenta o processo de ingresso de candidatos autodeclarados (pretos e pardos) no processo seletivo discente e concursos do IFRS, e o  contato do responsável em cada campus.

• Resolução Consup nº 021/2014  – Aprova o Regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e indígenas (NEABIs) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Contatos:

Grupo de discussão: neabi@ifrs.edu.br