Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, criado por portaria instituída em cada campus, é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na instituição. Os NAPNEs são facilitadores e disseminadores de ações inclusivas, buscando não apenas a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas nos bancos escolares, mas, também, sua permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão.

Atualmente todos os campi implantados possuem NAPNEs institucionalizados. São algumas competências dos NAPNEs:

• Implantar estratégias de inclusão, permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (PNEEs);
  • Articular os diversos setores da instituição nas atividades relativas à inclusão, definindo prioridades;
  • Buscar parcerias com entidades de atendimento de PNEEs;
  • Incentivar e/ou realizar pesquisa e inovação no que tange à inclusão de PNEEs;
  • Promover quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas e atitudinais nos campi.

Na sequência, é possível encontrar o regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFRS e o contato do responsável em cada campus.

• Resolução Consup nº 020/2014 – Aprova o Regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Contatos:

Grupo de discussão: napne@ifrs.edu.br