Início do conteúdo

Espaço do Servidor


Esta página é voltada para os servidores do IFRS e concentra banners para o acesso rápido a informações e formulários importantes para a vida funcional.

 

Notícias para Servidor

IFRS realiza capacitação em Políticas e ações de Compliance

Institucional - 12 de março de 2024

Será realizado em 21 de março de 2024, o curso de Políticas e ações de Compliance no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A capacitação destina-se aos novos Diretores-gerais de campi e aos membros do Comitê de Governança, Riscos e Controles da instituição. O curso, cuja carga horária total é de 8 horas,…

Tese de doutorado de professora do IFRS recebe prêmio Augusto Tavares

Geral - 23 de outubro de 2023

A tese de doutorado “(Re)conhecendo a contribuição e as experiências de mulheres cientistas na administração pública brasileira”, da professora Patrícia Rodrigues da Rosa, do IFRS Campus Canoas, recebeu o prêmio Augusto Tavares de melhor tese. O prêmio reconheceu os melhores trabalhos de conclusão de cursos de graduação, mestrado e doutorado do país que tenham sido defendidos entre abril de 2021…

Banner com a frase: Auditoria - Unidade de Auditoria Interna do IFRS

Painel da Auditoria é atualizado com informações do setor em Projetos de Pesquisa e Inovação

Institucional - 3 de outubro de 2023

Foi concluída a ação nº 01 do PAINT/2023 que avaliou  a gestão dos projetos de Pesquisa e Inovação. O painel da Auditoria foi atualizado com as recomendações expedidas. Foram auditados 12 campi e emitidas 32 recomendações, apontando as principais fragilidades e oportunidades de melhoria detectadas.  Os objetivos da auditoria foram avaliar o cumprimento dos normativos internos e da legislação vigente;…

Coordenadores de projetos: Uso de recursos de fomento interno será tema de encontro virtual

Institucional - 26 de maio de 2023

Servidores contemplados com recursos nos editais de fomento interno do IFRS estão convidados para um encontro on-line que ocorrerá no dia 26 de maio, sexta-feira, às 10h. Na atividade, serão abordados o uso dos recursos e a prestação de contas, conforme a Instrução Normativa conjunta IFRS nº 01/2023. A IN regulamenta a utilização e prestação de contas dos recursos concedidos…

Banner com a frase: Documento IN nº 004 regulamenta os atos oficiais do IFRS.

Publicação de atos oficiais do IFRS é regulada por Instrução Normativa

Institucional - 13 de outubro de 2022

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou no dia 4 de outubro de 2022 a Instrução Normativa (IN) nº 004, que regulamenta e padroniza a publicação dos atos de pessoal e demais atos oficiais da instituição. Portarias, resoluções, instruções normativas, ordens de serviço, editais e outros atos são considerados na IN.   A…

Professor Cláudio Fioreze, no palco da Expointer recebendo o premio "O futuro da Terra".

Programa EcoViamão é reconhecido com “O Futuro da Terra”

Geral - 30 de agosto de 2022

Com o Programa EcoViamão, que tem como propósito incentivar a transição ecológica de processos produtivos e sociais, o professor Cláudio Fioreze, do Campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), recebeu o prêmio “O Futuro da Terra” na categoria de Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas. A entrega ocorreu na segunda-feira, 29 de agosto de 2022, durante…

Professora Flávia Santos Twardowski Pinto discursando em púlpito. Ao fundo bandeira do Brasil e do Rio Grande do Sul.

Professora do IFRS recebe medalha da Assembleia Legislativa

Geral - 30 de agosto de 2022

A professora do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Flávia Santos Twardowski Pinto (atualmente diretora-geral do Campus) foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a medalha da 55ª Legislatura. A entrega ocorreu no dia 23 de agosto de 2022.  Flávia é docente do Campus Osório há 12 anos, onde instiga estudantes da…

Estudantes e servidores podem utilizar assinatura digital

Geral - 17 de agosto de 2022

Estudantes ou seus representantes legais, docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul que necessitem assinar documentos e requerimentos (formulários) digitais em geral podem utilizar a assinatura digital por meio do Portal Gov.br. A assinatura eletrônica tem a mesma validade de um documento com assinatura a punho e sua previsão legal está…

Delegação de pesquisadores brasileiros de diferentes regiões do país em centro de pesquisa no Reino Unido.

Missão técnica no Reino Unido sobre inovação e empreendedorismo teve representação do IFRS

Inovação - 22 de julho de 2022

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) esteve representado em uma Missão Técnica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Reino Unido. A missão teve como tema “Inovação e Empreendedorismo em Materiais Avançados” e ocorreu de 27 de junho a 01 de julho de 2022. O professor e pesquisador Juliano Cantarelli…

Banner com a frase: Teletrabalho - Minuta de Instrução normativa do Programa de Gestão recebe contribuição dos servidores.

Programa de Gestão no IFRS: servidores podem contribuir com a minuta da Instrução Normativa

Institucional - 15 de julho de 2022

A minuta da Instrução Normativa do Programa de Gestão no IFRS, que estabelece critérios e procedimentos para o teletrabalho na instituição, está recebendo contribuições da comunidade acadêmica. Até 5 de agosto de 2022, os servidores podem enviar, pelo formulário eletrônico, sugestões e dúvidas.  Acesse o documento, o formulário eletrônico e outras informações O documento foi elaborado por um Grupo de…

Estudantes do campus Rolante participando de exposição de recursos de Tecnologia Assistiva.

Estudantes de Rolante visitam o Campus Bento Gonçalves e a Reitoria

Geral - 15 de julho de 2022

Um grupo de 60 estudantes dos cursos técnicos de Administração e Agropecuária do Campus Rolante, acompanhado de servidores, conheceu o Pipa IFmakeRS, no Campus Bento Gonçalves, e a Reitoria do IFRS no dia 12 de julho. Na Reitoria, a equipe do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) apresentou materiais elaborados para facilitar a aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais específicas. Compartilhar…

Banner Qualific Express - Seleção de oficinas para serem realizadas no Conecta IF 2022 - Brasília DF. Submissão de propostas em ifb.edu.br até 03 de julho.

IFB abre inscrições para servidores da Rede Federal oferecerem oficinas no ConectaIF 2022

Geral - 24 de junho de 2022

O Instituto Federal de Brasília (IFB) recebe propostas de oficinas rápidas (Qualific Express 2022) para serem realizadas durante o Encontro de Educação Profissional Científica e Tecnológica – ConectaIF 2022. Para esta edição as oficinas deverão ter duração mínima de 4 horas e máxima de 12 horas e deverão ser apresentadas presencialmente durante o ConectaIF 2022, previsto para acontecer de 17 a…

Banner com a frase: Eleições - Condutas vedadas aos agentes públicos.

Servidor do IFRS fique atento ao período eleitoral

Geral - 27 de maio de 2022

Durante o período eleitoral os agentes públicos ficam proibidos de realizar algumas atividades conforme descrito na Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, que estabelece normas para as eleições e traz orientações dispostas no art. 73. Estas proibições têm por objetivo garantir a igualdade de oportunidades a todos os candidatos durante o ano eleitoral. A intenção é impedir o…

Para servidores: seleção de bolsista para atuar como diagramador/designer gráfico

Geral - 29 de outubro de 2021

Está publicado o Edital 86/2021, que visa selecionar um bolsista para atuar como diagramador/designer gráfico no Projeto para o Desenvolvimento de Ações para Implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional. Poderão concorrer à vaga servidores do IFRS com certificado de cursos concluídos nas temáticas relacionadas a produção de material didático digital, programação visual…

Palestras tratam da reforma do Ensino Médio e das diretrizes curriculares para a EPT

Geral - 19 de outubro de 2021

Com o objetivo de avaliar os impactos das novas diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica conforme a Resolução CNE/CP nº 01/2021, ocorrerá, nos dias 27 de outubro e 24 de novembro de 2021, palestras para tratar sobre os Impactos da Reforma do Ensino Médio e das Diretrizes Curriculares para Educação Profissional e Tecnológica. As atividades serão on-line, voltadas em especial…

Ifap vai sediar primeiro Enedif da região Norte

Geral - 23 de setembro de 2021

Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal será realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro, com lançamento de obras dos servidores e participação de palestrantes de todo o país e da América Latina

Edifap seleciona obras a serem lançadas no Enedif 2021

Geral - 23 de setembro de 2021

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) lançou chamada direcionada aos servidores da rede federal para selecionar obras a serem lançadas durante a quinta edição do Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (Enedif 2021), que será realizada pela instituição nos dias 17, 18 e 19 de novembro deste ano. Poderão ser inscritos livros acadêmico-científicos (monografias ou coletâneas), livros literários, números de revistas, volumes de cadernos temáticos e catálogos fotográficos já produzidos.…

Edital seleciona servidores para curso de formação em co-criação

Geral - 30 de julho de 2021

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) vai selecionar dez servidores (docentes ou técnico-administrativos) para um curso de capacitação de profissionais da educação na elaboração de projetos em co-criação com empresas. A formação é gratuita e os interessados têm até o dia 29 de agosto para se inscrever.  O programa de formação…

Apoio aos servidores em apresentação de trabalhos em eventos científicos de Pesquisa e Inovação 

Geral - 19 de julho de 2021

Com o objetivo de incentivar e apoiar a participação de servidores do IFRS na apresentação de trabalhos em eventos, vinculados obrigatoriamente aos grupos de pesquisa e a projetos de pesquisa institucionalizados, vigentes ou encerrados, contribuindo para a difusão dos conhecimentos produzidos no âmbito dos grupos de pesquisa do instituto, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) divulgou o Edital…

Material de apoio sobre o luto está disponível para a comunidade do IFRS

Geral - 12 de julho de 2021

Falar e sentir a perda de familiares, amigos e colegas é sempre um processo difícil e doloroso, sobretudo em tempos de pandemia. Como forma de apoio à vivência da comunidade acadêmica em situações de luto, o IFRS passou a abordar este assunto de forma institucional. Com este objetivo, estão publicados no portal do IFRS, no espaço “Saúde no IFRS”, dois…

Contemplados nos editais de fomento interno de Pesquisa e Inovação do IFRS e Indissociáveis têm encontro

Geral - 12 de julho de 2021

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS promove nesta quarta-feira, 14 de julho de 2021, às 15h, um encontro virtual com os servidores contemplados com recursos do Auxílio Institucional à Produção Científica, Tecnológica e à Inovação (AIPCTI), dos editais de fomento interno de Pesquisa e Inovação do IFRS e Indissociáveis. A atividade tratará sobre o uso dos recursos…

Políticas de gênero é tema de congresso internacional realizado pela OUI

Geral - 8 de junho de 2021

Estão abertas as inscrições para o II Congresso de Políticas Universitárias de Gênero, Interculturalidade e Inclusão da Organização Universitária Interamericana (OUI). Com foco em docentes, pesquisadores e estudantes do ensino superior, o evento será online e vai ocorrer de 9 a 11 de junho. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link https://bit.ly/3gdSted. O congresso é uma iniciativa do…

Publicado o resultado da chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura e empreendedor familiar rural

Geral - 25 de maio de 2021

Está divulgado o resultado da Chamada Pública 02/2021, destinada à aquisição de gêneros alimentícios para a composição de kits de alimentos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. O objetivo é atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sob dispensa n° 14/2021. O Edital completo e o resultado podem ser consultados no site do IFRS (acesse). E o…

Licença maternidade passa a ser registrada no Currículo Lattes 

Geral - 24 de maio de 2021

O currículo Lattes conta com um novo campo, que permite registrar a licença maternidade. Essa inclusão, ocorrida em abril,  decorre da demanda de cientistas, liderada principalmente pelo Movimento Parent in Science. O movimento fez a solicitação formal ao CNPq no ano de 2018, juntamente com outras 34 entidades científicas. A pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Marilia…

Ensino remoto no IFRS: vinhetas como opção para as aulas em vídeo

Institucional - 17 de maio de 2021

Com o objetivo de auxiliar os professores que planejam gravar aulas durante o período de ensino remoto, o Departamento de Comunicação elaborou vinhetas que podem ser utilizadas para a abertura e o encerramento dos vídeos. O material pode ser encontrado e baixado neste link. Para saber como editar o vídeo e incluir vinhetas, é possível realizar o curso EaD Criação de…

Servidor do IFRS: é hora de atualizar o currículo Lattes

Geral - 14 de abril de 2021

Os servidores do IFRS que pretendem submeter propostas aos editais da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) têm até o final deste mês de abril para atualizarem o currículo Lattes. Confira os editais que estão com período de submissões aberto e fique atento ao site para acompanhar os próximos que serão divulgados: Edital IFRS nº 10/2021 – Apoio à…

Página da Transparência no site do IFRS

Geral - 6 de abril de 2021

O site do IFRS conta com uma nova página: Transparência e Prestação de Contas. O espaço está dividido em 12 tópicos, que tratam de temas como planejamento, resultados, questões orçamentárias e financeiras, supervisão, controle, contratos e acesso à informação. Há também um organograma do IFRS e o Relatório de Gestão da instituição.  A página, organizada pela equipe da Pró-reitoria de…

IFRS implanta processo eletrônico nos procedimentos de contratações em todas as unidades do Instituto

Geral - 31 de março de 2021

A partir de abril de 2021, os processos como dispensas e inexigibilidades, pregões, contratos e demais procedimentos de contratação serão realizados via Sipac Protocolo, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O projeto piloto iniciou na reitoria em agosto de 2020, com a finalidade de ajustar procedimentos e modelos de documentos para melhor utilização da ferramenta e adequação…

Núcleo de Memória – servidores podem desenvolver projetos

Geral - 22 de janeiro de 2021

Essa oportunidade é para os servidores do Instituto interessados em desenvolver projetos e ações na área do Núcleo de Memória (NuMem). Já estão disponíveis duas possibilidades de participação, saiba quais abaixo: – Programa de Extensão do Núcleo de Memória do IFRS registrado no Edital nº 57/2020 – Fluxo Contínuo 2021/2022 (protocolo do Sigproj número 362925.2034.74430.14012021) . – Grupo de Pesquisa…

Livro digital apresenta entrevistas com pesquisadores sociais

Geral - 21 de janeiro de 2021

Será lançado no dia 23 de janeiro de 2021, sábado, às 15h15min, o livro digital ENTRE -TELAS com pesquisadores sociais indisciplinados, organizado por professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Produzido em meio à pandemia de Covid-19, o e-book reúne 12 entrevistas com pesquisadores sociais de renome…

Palestras sobre liderança, motivação e qualidade de vida

Geral - 9 de dezembro de 2020

Liderança, motivação e qualidade de vida são os temas que estarão em pauta no Ciclo de Palestras on-line para servidores do IFRS. As atividades serão realizadas nos dias 15, 16 e 17  de dezembro de 2020. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de dezembro, às 12h, pelos links disponíveis abaixo. As palestras terão duração de 1 hora…

Servidores poderão indicar valores do serviço público federal

Geral - 15 de outubro de 2020

A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coordena o projeto que irá escolher os Valores do Serviço Público Federal. A ideia é que seja feita uma votação para que os próprios servidores federais de todo o Brasil escolham quais valores que irão orientar e balizar a cultura da Administração Pública.…

IFRS promove discussão sobre as novas diretrizes para a formação docente

Geral - 18 de setembro de 2020

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) promove no dia 6 de outubro de 2020, palestra intitulada: “Formação de Professores no Brasil: a BNC da formação de professores (Resolução CNE/CP n.º 02/2019) e a descontinuidade das políticas de formação docente. O evento ocorrerá das 15h às 17h15. A atividade será ministrada pela Prof.ª Dra. Margareth Fadanelli Simionato, presidente da Associação…

Já conhece a plataforma com dados da educação profissional e tecnológica?

Geral - 17 de setembro de 2020

A Plataforma Nilo Peçanha (PNP) destina-se a coleta, tratamento e publicização de dados oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nela são encontradas informações sobre as unidades que compõem a Rede, como: cursos, corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de dados financeiros anuais. A PNP é alimentada com informações do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos…

Publicada IN que normatiza a participação de Taes em ação de qualificação

Geral - 15 de setembro de 2020

Está publicada a Instrução Normativa (IN) 2/2020 que normatiza a participação dos servidores Técnicos Administrativos (Taes) em ação de desenvolvimento em serviço da qualificação. Com a publicação desta nova IN, os Taes poderão usufruir da participação em ação de desenvolvimento em serviço para qualificação, que substitui a antiga liberação de carga horária. A IN foi elaborada por um Grupo de…

Evento Conexões ecológicas do IFRS

Geral - 10 de setembro de 2020

Agroecologia, segurança alimentar e educação ambiental foram os temas centrais do evento on-line realizado de 15 de julho a 02 de setembro de 2020, que contou com a presença de aproximadamente 300 participantes de diferentes estados do país. Segundo o diretor de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino, Neudy Alexandro Demichei, os encontros registraram a presença de diferentes públicos, desde…

Vem aí: Encontros virtuais com o Departamento de Avaliação Institucional

Geral - 31 de agosto de 2020

Com a finalidade de proporcionar assessoria às diversas atividades desenvolvidas pelo Departamento de Avaliação Institucional (DAI) e capacitar as equipes formadas com a posse dos novos diretores de Campi, vem aí, no período de 10 de setembro a 29 de outubro de 2020, os “Encontros Virtuais com o Departamento de Avaliação Institucional”. A atividade terá carga horária de 14 horas,…

Colegas dão dicas para as APNPs – parte 2

Geral - 28 de agosto de 2020

Para ajudar os colegas do IFRS que estão se preparando para a oferta das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs), servidores que têm experiência com o Moodle ou aula a distância elaboraram algumas dicas. Confira abaixo e leia também outras dicas na Parte 1, Parte 3. Vinicius Hartmann Ferreira, professor de Informática do Campus Feliz “Ensinar tendo como contexto o ambiente…

Colegas dão dicas para as APNPs – parte 1

Geral - 28 de agosto de 2020

Para ajudar os colegas do IFRS que estão se preparando para a oferta das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs), servidores que têm experiência com o Moodle ou aula a distância elaboraram algumas dicas. Confira Rubilar Simões Júnior, professor de Matemática do Campus Rio Grande “O planejamento das APNP precisa, necessariamente, considerar que os tempos não são os mesmos. Não basta…

Cartilha esclarece sobre APNPs no IFRS

APNPs - 28 de agosto de 2020

Com o objetivo de esclarecer e orientar os servidores do IFRS sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), que serão ofertadas aos estudantes durante o período de pandemia de Covid-19, foi lançada uma cartilha pela Pró-reitoria de Ensino. Organizados em 13 seções, os textos detalham o Regulamento das APNPs, publicado na Resolução 038/2020 do Consup. Também acrescentam esclarecimentos e orientações.…

Condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral

Geral - 28 de agosto de 2020

Durante o período eleitoral os agentes públicos ficam proibidos de realizar algumas atividades conforme descrito na Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, que estabelece normas para as eleições e traz orientações dispostas no art. 73. Estas proibições têm por objetivo garantir a igualdade de oportunidades a todos os candidatos durante o ano eleitoral. A intenção é impedir o…

Precisa ir ao seu local de trabalho, siga as recomendações mínimas!

Covid-19 - 27 de agosto de 2020

Se você precisa ir ao seu local de trabalho, siga as recomendações mínimas da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do IFRS: No trajeto – Ao sair de casa, mantenha os cabelos presos e evite uso de acessórios como relógios, pulseiras, colares e anéis, para não ter que limpá-los constantemente. – Coloque a máscara e leve uma máscara extra…

Capacitações online para pesquisadores

Geral - 4 de agosto de 2020

Pesquisadores que realizam ou pretendem realizar a submissão, na Plataforma Brasil, de projetos envolvendo seres humanos, podem se capacitar em cursos online gratuitos. Os módulos EaD são oferecidos pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), por meio da plataforma EDx. Os módulos são autoinstrucionais e independentes e cada pessoa pode seguir…

Publicado Manual de Conduta para os servidores

Geral - 9 de julho de 2020

Foi publicado o Manual de Conduta do Agente Público Civil do Poder Executivo Federal. Conforme texto do Diário Oficial da União de  6 de julho de 2020, o material visa orientar os servidores da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, “acerca do conjunto de condutas esperadas no exercício de suas atribuições”. O “Trabalho remoto” é um dos temas das…

Ciclo de debates sobre a política no século XXI

Geral - 2 de julho de 2020

O Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja está promovendo o “Ciclo de Debates IFFar: entendendo a política no século XXI – Reflexões sobre os fascismos”. O evento será realizado entre os dias 06 de julho e 03 de agosto de 2020, com transmissão no canal do Youtube e na página do Facebook do evento. Os debates acontecem nos dias…

Conheça os projetos aprovados na chamada pública de Laboratórios IFMakers

Geral - 25 de junho de 2020

O IFRS selecionou três projetos de “Laboratórios IFMakers” em chamada pública. A partir desta etapa, a instituição encaminha as ideias aprovadas para o edital de Apoio à criação dos Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Rede Federal) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Nessa etapa nacional, o edital vai…

Servidores compartilham vivências na primeira Mateada Virtual

Geral - 1 de junho de 2020

Partilhar vivências, saber como está a rotina dos colegas, ouvir desafios, dúvidas e esperanças. Mesmo cumprindo o isolamento social, servidores do IFRS tiveram um momento de aproximação e compartilhamento durante a primeira edição da “Mateada Virtual”, promovida pela Seção de Atenção ao Servidor (Sats). A atividade teve um formato informal. Alguns inscritos que não puderem ficaram durante todo o tempo,…

Gestão do IFRS reúne-se com sindicatos

Institucional - 16 de abril de 2020

Com o objetivo de discutir dúvidas sobre a Instrução Normativa nº 01/2020 e falar sobre as ações de solidariedade dos sindicatos em conjunto com os comitês de crise dos campi e da Reitoria do IFRS, estiveram reunidos, durante três horas, nesta quinta-feira, 16 de abril de 2020, os sindicatos que têm base no IFRS – Adufrgs, Assufrgs, Aprofurg, Andes, SindoIF…

[ProfEPT 2020] Divulgadas inscrições homologadas após período de recursos

Estude no IFRS - 14 de abril de 2020

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulgou o resultado das inscrições homologadas após recursos. O candidato que solicitou recurso poderá acompanhar a situação de análise ao recurso por meio da Área do Candidato. Lista das Inscrições Homologadas após recursos Para acessar a área do candidato: explicação aqui. Cronograma mantido A Coordenação do Exame Nacional de Acesso…

Curso sobre cultura espanhola para professores de espanhol da Rede Federal

Geral - 9 de abril de 2020

Você sabia que a Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França? E que, apesar de ter o espanhol como língua oficial, há outras línguas com o status de co-oficiais: o galego, o basco, e o catalão, além de diversos outros dialetos? Essas são só algumas informações sobre o país ibérico, mas existem inúmeras outras que…

Edital para professores interessados em aperfeiçoar o idioma espanhol

Geral - 3 de abril de 2020

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou edital para seleção de professores de Letras/Espanhol da Rede Federal interessados no aperfeiçoamento do idioma estrangeiro. O curso “Didática da Gramática do Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira” será ofertado por meio de plataforma de ensino a distância, disponibilizada pela Embaixada da Espanha, ainda…

IFRS monta Comitê para prevenção do coronavírus

Covid-19 - 12 de março de 2020

Um Comitê especial vai conduzir ações e orientações sobre a prevenção do novo coronavírus (COVID-19) nas unidades do IFRS. O grupo teve a primeira reunião nesta quarta-feira, 11 de março de 2020, na Reitoria. As medidas serão concentradas em quatro frentes: administrativas, educacionais, de saúde e comunicacionais. Como primeiras ações do Comitê, destaca-se: a divulgação de orientações de prevenção recebidas…

Pró-reitorias fazem balanço e destacam prioridades para nova gestão

Geral - 12 de março de 2020

O que marcou as Pró-reitorias do IFRS e a relação dessas com os campi na gestão 2018/2020? Para a gestão que se inicia, quais são as prioridades já definidas por cada uma das cinco Pró-Reitorias? Para responder essas perguntas, serão publicadas nas próximas semanas breves entrevistas com os pró-reitores do IFRS, que se mantêm os mesmos do primeira gestão do…

V Encontro da CPPD discute novidades da carreira docente

Geral - 6 de março de 2020

Os membros das Comissões Permanentes de Pessoal Docente (CPPD) das unidades do IFRS participaram de uma capacitação nos dias 5 e 6 de março de 2020, no Campus Bento Gonçalves. Foi o V Encontro da CPPD do IFRS, que teve entre os objetivos discutir aspectos legais da carreira, tratar sobre fluxos e documentos, e abordar o novo regulamento de Encargos…

Lançado edital para doutorado pleno nos Estados Unidos

Geral - 4 de fevereiro de 2020

A Capes lançou o Edital nº 8/2020, referente ao Programa CAPES/Fulbright de doutorado pleno nos Estados Unidos, em parceria com a Comissão Fulbright. Os interessados podem se candidatar até o dia 11 de março, preenchendo o formulário eletrônico disponível na página do Programa, conforme documento publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020. Com a concessão de…

IFSULDEMINAS convida servidores do IFRS para serem voluntários em avaliação de projetos

Geral - 22 de janeiro de 2020

O IFSULDEMINAS está iniciando a seleção de projetos de extensão para serem fomentados institucionalmente em 2020. Servidores interessados em serem avaliadores voluntários dos projetos podem se inscrever até dia 5 de março: https://forms.gle/XpjY9xYnBQ8xsG5d7 Os editais: 1 – IF Mulher Seleciona projetos coordenados por servidores do IFSULDEMINAS que visam a capacitação (em qualquer área) de mulheres em situação de vulnerabilidade social…

Série audiovisual para internet IFRS 360ª – 1ª Temporada

Geral - 20 de dezembro de 2019

Conheça a série audiovisual produzida em 2019 pelo Departamento de Comunicação do IFRS – Reitoria e capitaneada pelo jornalista Nícholas Fonseca sobre ações de pesquisa, extensão e ensino em campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Este é um compilado de inserções da 1ª temporada dos episódios publicados nas redes sociais oficiais do IFRS.   IFRS 360ª: programa…

A História do Negro e a Educação

Geral - 4 de setembro de 2019

O Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande Sul (IFRS) e a Assessoria de Relações Étnico-raciais promoveram a palestra “A História do Negro e a Educação”. O evento reuniu, no dia 3 de setembro de 2019, no auditório da Reitoria, cerca de 35 servidores. Os palestrantes Solana Corrêa e Marcus Flavio Ribeiro, do Movimento…

Canais de Comunicação vinculados ao IFRS

Geral - 30 de agosto de 2019

Você sabia? Antes de um servidor ou estudante criar um canal de comunicação para um setor, núcleo ou projeto, deve analisar se os canais oficiais existentes na unidade não suprem a necessidade. Um novo canal exige a produção de conteúdos com regularidade. No caso de canais que permitam a interação com os públicos, como sites de redes sociais, é preciso…

Futsal para servidores 

Geral - 27 de agosto de 2019

Em comemoração ao aniversário de 60 anos, o Campus Bento Gonçalves está promovendo um torneio de futebol de salão masculino voltado para servidores do IFRS. A atividade ocorrerá no dia 5 de outubro de 2019. Docentes e técnicos de todos as unidades podem formar suas equipes. As inscrições ocorrem no período de 26 de agosto a 6 de setembro de 2019.…

Institutos Federais recebem Menção de Louvor e Reconhecimento no Rio de Janeiro

Geral - 14 de agosto de 2019

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro entregou uma Menção de Louvor e Reconhecimento a todos os reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A condecoração ocorreu nesta quarta-feira, dia 14 de agosto de 2019, devido a atuação das unidades dos IFs e Cefets na educação nacional. “Trata-se de um reconhecimento importante que o município do…

#Tear cadastra pareceristas e revisores de texto

Geral - 26 de junho de 2019

A #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS convida os servidores do IFRS para contribuição voluntária como pareceristas e como revisores textuais de espanhol, inglês e português. Os interessados em atuarem como pareceristas podem acessar o sistema da revista, cadastrar a formação e escolher a opção “avaliador”. Os interessados em atuar como revisores textuais podem enviar o e-mail…

IFRS promove Capacitação das Comissões de Heteroidentificação

Eventos - 19 de junho de 2019

No dia 10 de junho, o IFRS promoveu a Capacitação das Comissões de Heteroidentificação da instituição. O encontro, que ocorreu no Campus Porto Alegre do IFRS, contou com palestrantes da UFPel e IFSul e a participação de cerca de 50 servidores do IFRS. As comissões de heteroidentificação de candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) tem o objetivo de garantir que…

IN detalha prestação de contas para ações contempladas em editais de fomento

Geral - 12 de junho de 2019

Foi publicada nesta quarta-feira, 12 de junho de 2019, nova versão da Instrução Normativa para padronizar os procedimentos de prestação de contas para os fomentos de editais de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ensino e Indissociáveis. O documento foi construído em um trabalho em conjunto entre as Pró-reitorias, os comitês e a Diretoria de Licitações e Contratos (DLC). A IN…

Curso EaD para servidores do IFRS

Geral - 12 de junho de 2019

O curso de Iniciação ao Serviço Público, ofertado pelo IFRS na modalidade EaD, já está aberto. As atividades são voltadas a qualquer servidor interessado e obrigatórias aos que estão em estágio probatório e aos docentes que ingressaram no IFRS a partir de 2013. O curso é composto por 13 módulos, com carga horária de 80h, sem tutoria, e o servidor…

IFRS terá Conselho Editorial para apoiar a elaboração de produtos bibliográficos

Geral - 2 de maio de 2019

O IFRS contará em breve com um Conselho Editorial, que terá competência sobre a gestão de produtos bibliográficos (de natureza científica, didática, técnica e cultural). Caberá ao Conselho formular e manter atualizada uma política de publicações do Portal de Periódicos do IFRS, formular a política de publicações científicas do Portal de Eventos do IFRS, assessorar na elaboração de editais que…

Começa o Ciclo 3 do Plano Anual de Aquisições e Contratações 2019

Geral - 2 de maio de 2019

Tem início nesta quinta-feira, 2 de maio de 2019, a fase de planejamento dos pregões compartilhados do Ciclo 3 do Plano Anual de Aquisições e Contratações (PAAC) do IFRS. O PAAC permite reunir demandas comuns a todos os campi para o ano em relação a aquisições e contratações. Os processos previstos para o Ciclo 3 são: seguro de alunos, manutenção de elevadores,…

Rodadas de conversas sobre licitações, contratos, financeiro e contabilidade

Geral - 2 de maio de 2019

O evento Café com a Proad será realizado de forma regionalizada em campi do IFRS a partir do mês de maio. Servidores dos setores de licitações, contratos, financeiro e contabilidade da Reitoria estarão presentes em rodadas de conversa, para esclarecimento de dúvidas e busca de soluções com servidores dos campi. Entre os principais objetivos está promover a aproximação e construir boas práticas administrativas…

Curso de Iniciação ao Serviço Público

Geral - 11 de abril de 2019

O curso de Iniciação ao Serviço Público, inicia na próxima segunda-feira, 15 de abril de 2019, composto por 13 módulos, com carga horária de 80h, sem tutoria, e o servidor pode fazer no seu ritmo. Na segunda-feira pela manhã a Diretoria de Gestão de Pessoas encaminhará um e-mail para os servidores com informações necessárias como o endereço de acesso e…

Questionário sobre integridade

Geral - 5 de dezembro de 2018

A Controladoria Geral da União (CGU) está divulgando um questionário voltado para os servidores públicos com objetivo de acompanhar a implementação e a execução de programas de integridade.

Manual de Gestão e Fiscalização de Contratos do IFRS é referência

Geral - 14 de novembro de 2018

O Manual de Gestão e Fiscalização de Contratos do IFRS está servindo de referência para o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). O objetivo do documento é auxiliar os servidores no acompanhamento e no controle do recebimento de produtos e da prestação de serviços. Para isso, contém a legislação completa e atualizada, principalmente em relação à fiscalização de serviços terceirizados.…

Aprovado o Plano Anual de Aquisições e Contratações (PAAC) 2019

Geral - 25 de outubro de 2018

Demandas comuns a todos os campi para o ano de 2019 em relação a aquisições e contratações estão reunidas e organizadas em 24 processos de pregão, divididos em três ciclos. É o Plano Anual de Aquisições e Contratações (PAAC) 2019. O ciclo 1 já está em andamento.

Programação da Reditec poderá ser acompanhada por diferentes plataformas

Geral - 5 de setembro de 2018

A 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) será realizada de 10 a 14 de setembro de 2018, em Búzios-RJ, reunindo cerca de 1000 participantes, entre reitores, pró-reitores, diretores-gerais de campi e diretores sistêmicos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  Para integrar todos os participantes durante a programação do evento que será extensa, bem…

Três perguntas para Tatiana Weber, pró-reitora de Administração

Institucional - 5 de setembro de 2018

O informativo IFRS Registra está repetindo a série realizada no ano de 2016 de breves entrevistas, em “três perguntas”, com os pró-reitores que assumiram no mês de junho de 2018. As três perguntas agora são para a pró-reitora de Administração, Tatiana Weber. 1) – Quem é Tatiana Weber? Sou Técnica em Química, Tecnóloga em Polímeros, Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais. Ingressei no IFRS…

Três perguntas para Eduardo Girotto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Institucional - 29 de agosto de 2018

O informativo IFRS Registra está repetindo a série realizada no ano de 2016 de breves entrevistas, em “três perguntas”, com os pró-reitores que assumiram no mês de junho de 2018. As três perguntas agora são para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto.   1) – Quem é Eduardo Girotto?   Sou graduado em Agronomia e no Programa Especial…

Três perguntas para Amilton de Moura Figueiredo, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional

Institucional - 16 de agosto de 2018

O informativo IFRS Registra, assim como a série realizada no ano de 2016, traz breves entrevistas com “três perguntas” respondidas pelos pró-reitores que assumiram no mês de junho de 2018. As três perguntas agora são para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo. 1) Quem é Amilton de Moura Figueiredo? Sou professor de História, lotado no Campus Alvorada,…

Três perguntas para Marlova Benedetti, pró-reitora de Extensão

Institucional - 9 de agosto de 2018

O informativo IFRS Registra está repetindo a série realizada no ano de 2016 de breves entrevistas, em “três perguntas”, com os pró-reitores que assumiram no mês de junho de 2018. As três perguntas agora são para a nova pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti. 1) Quem é Marlova Benedetti?  Sou técnica em agropecuária formada pela antiga Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek, hoje Campus Bento Gonçalves…

Três perguntas para Lucas Coradini, pró-reitor de Ensino do IFRS

Institucional - 2 de agosto de 2018

Para que os servidores conheçam mais dos pró-reitores que assumiram no mês de junho de 2018 e das pró-reitorias, o informativo IFRS Registra repetirá a série realizada no ano de 2016 de breves entrevistas, em “três perguntas”. A primeira é com o novo pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini.   1) Quem é Lucas Coradini? Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutor em…

Orientações sobre condutas no período eleitoral

Geral - 4 de julho de 2018

A divulgação institucional nos órgãos e entidades do poder executivo federal deverá seguir as orientações da Instrução Normativa nº 01/2018 da Secretaria Geral de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR) durante o período eleitoral: de 7 de julho a 7 de outubro de 2018, podendo se estender até o dia 28 de outubro, em caso de segundo turno nas eleições federais e estaduais.  …

Licença Capacitação

Geral - 24 de maio de 2018

Concedida ao servidor após cada cinco anos de efetivo exercício, para participar de eventos de capacitação, estágio ou elaborar trabalho de conclusão de curso de educação formal que contribuam para o desenvolvimento do servidor e que atendam aos interesses da Instituição. A licença é de até 90 dias, período no qual o servidor mantém sua remuneração

Última atualização em 08/02/2023

Fim do conteúdo