Início do conteúdo

Boas Práticas


Feira-Troca-Livros

 Feira-Troca-Livros

       Onde ocorre: Campus Rio Grande

A Feira-Troca-Livros é um evento promovido pela Biblioteca do IFRS Campus Rio Grande, visando    incentivar a troca de livros entre a comunidade acadêmica e a Biblioteca. Mais do que a diversificação do acervo da Biblioteca, a Feira objetiva principalmente estimular o interesse dos usuários pela mesma, incentivando a interação entre os participantes.

A Feira se destina a toda a comunidade acadêmica, incluindo também o pessoal que presta serviços terceirizados, como os de portaria, limpeza e vigilância.

A Feira é dividida em duas etapas: na primeira, os participantes trazem seus livros e retiram um vale-troca para, na etapa seguinte, levar o(s) livro(s) escolhido(s), sempre observando o Regulamento. Este sistema foi escolhido por possibilitar que os usuários, ao virem retirar seus livros, tenham mais opções para escolher, pois assim o expositor fica repleto de títulos para serem trocados posteriormente.

A primeira edição da Feira-Troca-Livros foi no ano de 2015, que serviu como piloto. Na segunda edição, no ano seguinte, foi implantado o sistema de pontuação dos livros, estabelecendo diferenças entre as obras trazidas de acordo com seu valor de mercado (procedimento especificado no Regulamento ). Para a Terceira Edição, ocorrida em Junho de 2017, foram feitos pequenos ajustes em relação à edição anterior, sempre procurando antecipar eventuais problemas e tornar mais claras as regras aos participantes. A edição que teve o maior número de participantes foi a primeira (treze) e a que teve o maior número de livros trocados foi a segunda (trinta e cinco). Segue abaixo o gráfico que mostra o balanço das três edições da Feira, em termos quantitativos.

feira troca livros

Balanço das três edições da Feira

Vale ressaltar que, a cada edição, tem-se a possibilidade de fazer melhorias em todos os aspectos, desde os ajustes no Regulamento até a escolha do local mais adequado à instalação da Feira, sempre procurando ter o feedback dos participantes no Setor de Atendimento da Biblioteca.

 

 

Fim do conteúdo